Independente se você é um empresário que começa agora ou se já tem vasta experiência de mercado, a comunicação visual sempre será um detalhe que precisará de atenção. O mercado de mídias visuais muda constantemente e, se você não mantém seu negócio dentro de tais parâmetros, provavelmente terá algum problema com a divulgação.
Há diversas maneiras de identificar um problema com a comunicação visual da sua marca, assim como há uma lista ainda maior de como acertá-la. O segredo está na paciência para definir o contexto associada ao trabalho de um bom profissional. Então, partindo dessa problemática, chegamos a conclusão que com algumas ações você tem o resultado perfeito para a comunicação visual da sua empresa. Veja quais são:
1 – Invista
Consideremos que a sua empresa é uma pessoa que vai sair de casa. O que você faz quando se prepara para ir ao trabalho, escola ou simplesmente encontrar alguns amigos? Com certeza faz aquela higiene pessoal, veste uma roupa bonita e limpa, coloca os acessórios que mais gosta e finaliza com aquele perfume preferido. Acertamos? Todo mundo, por mais despojado e menos vaidoso que seja, faz isso.
Da mesma maneira é a sua marca. Você precisará de uma aparência bonita para conquistar as pessoas ao redor. Ninguém vai atentar-se para um letreiro de baixa atração e visibilidade, assim como aquela fachada defasada e que não aparenta o mínimo cuidado. É preciso que você invista na comunicação visual da sua empresa temporariamente.
No seu planejamento de marketing, inclua o cuidado com o visual da sua marca e faça aquela vistoria para saber o que pode e o que não pode ser alterado. Não estamos falando que você precisa tirar a identidade da sua empresa somente porque uma tendência nova de design chegou ao mercado. Contudo, é preciso ter total consciência de quando é preciso mudar e melhorar a comunicação visual do seu negócio.
2 – Ofereça uma comunicação visual atrativa
Se tiver dúvida sobre como fazer isso, basta seguir um check lista super simples:
- Logotipo: veja se o logotipo da sua empresa está atualizado e mantém-se viável e atrativo para o comércio. Isso também serve para toda a papelaria trabalhada;
- Layout: tanto da fachada quanto do ambiente em geral. O layout da sua empresa precisa “falar” por ela. Lembre-se que a aparência conta muito também;
- Cuidados com a limpeza: também, tanto com o ambiente quanto com a fachada do comércio. Mantenha sempre chão, acessórios, portas, janelas e, principalmente, a aparência dos funcionários em ordem;
- Iluminação e vitrine: independente de qual serviço você ofereça, é preciso mostrar ao cliente que ele pode confiar em seu negócio. A iluminação quando bem trabalhada leva conforto ao ambiente, então se atente sempre a esse detalhe.
Mantendo esses pontos em ordem, a comunicação visual da sua empresa não terá problemas jamais!
3 – Lembre-se que comunicação visual vai além de uma fachada chamativa
Esqueça a ideia de letreiros completamente coloridos e cheios de informações. Um trabalho clean e bem estruturado funciona perfeitamente para uma comunicação visual de sucesso. A problemática de uso de materiais inadequados nos letreiros faz com que seu negócio não seja notado ou tenha uma conotação negativa no mercado. E você com certeza não deseja isso, certo? Volte ao primeiro item e lembre-se que um bom investimento exclui você desses riscos.
Letreiros de alto gasto com baixo impacto visual não geram benefícios. Investimento é imprescindível, mas o resultado precisa ser efetivo também! Lembre-se que além da fachada, a comunicação visual dentro da empresa com placas informativas e atrativas é aconselhável. Um “seja bem vindo” logo na entrada da loja ou escritório, mesmo que singelo, é bastante interessante para qualquer empreendimento.
4 – Faça-se memorável
Se você não sabe se a comunicação visual de sua empresa está funcionando de fato, isso é bem simples de descobrir. Mesmo quem não é consumidor da sua marca irá se lembrar dela. Partindo desse princípio, a ideia é trabalhar o inesquecível de fato! Temos diversas marcas no mercado atualmente que caíram no gosto popular devido uma propaganda ou um simples jingle. Já pensou como esse tipo de ação impactará positivamente na comunicação visual da sua empresa também?
5 – Entenda que ser empresário é saber correr riscos
O responsável pela comunicação visual da sua marca lhe apresentou algo novo, mas arriscado? Analise! Não é porque nunca foi aplicado que não dará certo! Ser empresário é saber os riscos que corre em apostar em algo ousado e diferente. Trabalhar a comunicação visual da sua marca pensando nessa máxima lhe trará bons frutos e resultados!
Agora é começar a trabalhar! Veja qual a melhor solução para sua empresa, invista na comunicação visual dela e tenha o sucesso profissional que sempre sonhou.