Conheça as 6 principais características de uma loja de sucesso

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características de uma loja de sucesso

Ter um comércio que realiza boas vendas e tem clientes fiéis não acontece ao acaso. É preciso reunir características de uma loja de sucesso, que podem ser bastante variadas, mas serão o diferencial na hora de atrair os consumidores.

Afinal, quais são esses pontos em comuns que as lojas bem-sucedidas têm? Neste post procuramos reunir algumas características presentes nas empresas que alcançam o sucesso com as vendas da loja. Conheça alguns deles.

1. Posicionamento no mercado

É preciso conhecer o mercado no qual se está inserido, determinar quais são os seus objetivos dentro dele e as oportunidades existentes.

A loja deve se destacar por ter um diferencial, podendo esse ser voltado para o grande público ou um segmento específico. A forma como ela atua e sua administração ocorre determinará esse posicionamento.

2. Qualidade dos produtos

As pessoas estão em busca de produtos de ótima qualidade e que oferecem um bom custo-benefício. Não adianta ter variedade se o que é vendido não dura, quebra facilmente ou é frágil.

É preferível vender um pouco mais caro, mas dar ao consumidor a certeza de que está fazendo um bom negócio.

3. Atendimento personalizado

Manter a loja organizada e oferecer bons produtos é essencial, porém, tudo isso pode ser perdido se o atendimento não for bom. Isso quer dizer que os vendedores precisam ser receptivos e estar dispostos a solucionar os problemas dos clientes.

O atendimento pode ser o fator decisivo na hora da compra e também na fidelização, sendo preciso preparar a equipe para realizar um serviço personalizado e satisfatório.

4. Promoções atrativas

Ter preços baixos diminui os lucros e nem sempre mantém a loja cheia. Já as promoções são ótimas para atrair consumidores e alavancar as vendas em um determinado período.

Elas devem ser atrativas e parecerem uma oportunidade única, fazendo com que a pessoa sinta necessidade de comprar naquele momento. Estabelecer uma duração transmite essa sensação de urgência.

A divulgação precisa chegar até o consumidor, sendo necessário investir em marketing para que dê o resultado esperado.

5. Fachada atrativa

A fachada é a primeira percepção que o cliente terá da loja, por isso, precisa ser atrativa e transmitir a essência da marca.

Ter uma fachada feita por profissionais, dará um tom de mais seriedade e qualidade. Apesar disso, ela não precisa ser cara e nem feita com os melhores materiais. Se for bem executada e criativa, exercerá um grande impacto.

6. Existência de pós-vendas

O pós-vendas vai prolongar o relacionamento com o cliente, assim como a sua experiência de compra. Ele sabe que os laços não serão mantidos apenas até o pagamento e que, mesmo após sair da loja, poderá continuar contando com ela.

Seja para realizar a troca de um produto com defeito ou receber ajuda em uma futura compra, o atendimento deverá permanecer o mesmo: coloque-se à disposição do consumidor.

Quando fazer uso das características de uma loja de sucesso?

A resposta para essa pergunta é simples: sempre! Quando mais se pretende crescer, atrair os consumidores e satisfazê-los, mais é preciso adotar medidas que vão atendê-los como precisam.

As características de uma loja de sucesso devem estar presentes desde a sua inauguração e devem ser revistas sempre que houver mudança no posicionamento estratégico da marca.

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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