A importância do letreiro na recepção das empresas

letreiro na recepção da empresa

A definição da identidade visual do seu negócio está decidida, todo o seu material de papelaria já foi impresso e sua fachada também conta com um ótimo letreiro que está com os padrões visuais determinados. Então, vem a pergunta: falta mais alguma coisa?

Para empresários que pensam apenas no básico, isso já seria o suficiente. Mas, acredite: não é tudo. Quando seu cliente entrar no estabelecimento, o que vai encontrar?

Cuidar da área interna da sua empresa é tão importante quanto da externa. Se seu público-alvo pode identificar o ramo do negócio pelo exterior, então por que não manter uma identidade no interior também?

Por isso, criamos este artigo para falar sobre a importância do letreiro na recepção das empresas e quais os benefícios que ele pode gerar. Boa leitura!

Qual é a importância do letreiro na recepção?

Um bom letreiro pode fazer toda a diferença no ambiente interno de uma loja, impactando diretamente no seu desempenho. A marca deve ser reconhecida pelos clientes e potenciais consumidores assim que adentrarem no local.

O letreiro pode conter o logotipo, slogan ou qualquer outra informação que seja pertinente, mas ele não pode faltar!

A seguir, veremos alguns importantes benefícios gerados por esse item no seu estabelecimento:

Reforça a identidade da marca

Se você é dono de um negócio ou está engajado a melhorar o desempenho da empresa na qual trabalha, certamente deseja que a marca seja reconhecida e lembrada por todo o seu público-alvo.

identidade visual de uma marca é fundamental para ajudar a disseminar os produtos ou serviços, além de toda a cultura que a empresa possui.

Organizações que trabalham esse aspecto de forma positiva conseguem atingir grandes públicos apenas com a exposição da logo ou até mesmo das cores. Por isso, um letreiro na recepção pode ajudar a fazer com que cada visitante tenha a marca em sua cabeça, tornando-a mais conhecida no mercado.

Demonstra o profissionalismo da empresa

Imagine que você está buscando uma empresa para solucionar um determinado problema. Para tanto, fez uma pesquisa e agora está comparando as possíveis soluções, visitando as organizações.

O que você diria ao encontrar um ambiente desorganizado, sem informações claras na entrada? Certamente ele já estaria perdendo pontos preciosos, não é mesmo?

Um bom letreiro na recepção ajuda a demonstrar o profissionalismo da empresa. O aspecto visual é muito importante para assegurar a qualidade dos produtos ou serviços ali oferecidos.

Ajuda a criar um ambiente confortável ao cliente

Se estamos falando de um espaço físico em que os clientes deverão permanecer por algum tempo, não seria fundamental que eles se sentissem à vontade?

Criar um ambiente confortável é uma das principais estratégias para estabelecimentos como restaurantes, academias ou clínicas. O letreiro ajuda na construção de um ambiente harmonioso, em que o cliente deve se sentir bem.

Como escolher o melhor letreiro para a empresa?

Agora que você já sabe a grande importância que tem um letreiro na recepção de sua empresa, vamos falar sobre a escolha do modelo ideal. Afinal, existem diversas opções.

Antes de tudo, planeje o seu letreiro e todo o ambiente

A identificação visual interna precisa ser planejada e ter destaque. Só assim o público não se sentirá deslocado quando adentrar no seu estabelecimento.

Os letreiros na recepção podem servir para algumas situações específicas, como a identificação da empresa ou de serviços internos e indicação de salas.

Esse tipo de ação é bastante importante dentro da área de publicidade e propaganda, uma vez que temos o cliente no local disposto a consumir e sendo impactado mais uma vez pela sua loja. O reforço da marca é essencial e a recepção é o melhor lugar para que isso aconteça.

Você precisa se lembrar também de que muitas vezes as pessoas que chegam ao seu negócio estão indo pela primeira vez, ou seja, ainda não são clientes e precisam ser conquistadas. Essa é mais uma das razões para se ter uma área interna bem planejada e destaque para os letreiros na recepção.

Escolha o estilo e o local para o letreiro

Como dito anteriormente, esta é mais uma das ações do seu negócio que vai precisar de planejamento. Não importa o tamanho do seu estabelecimento, planejar é sempre o começo de tudo.

Sendo assim, para a parte interior, você pode precisar de ajuda terceirizada, como de um designer de interiores.

Mantenha o foco no que o letreiro na recepção precisa ter. Os melhores locais para ele seriam na parede de frente para a porta de entrada, causando logo o impacto inicial, ou mesmo no balcão de atendimento.

A parede de destaque na sala também é uma boa sugestão. Procure lugares que o público possa olhar com frequência e evite espaços com pouca iluminação.

Escolha o material certo de acordo com sua necessidade

Existem diversas opções de materiais para os seus letreiros, cada um deles com características diferentes.

Veja algumas opções:

  • PVC expandido: tem alta resistência e pode ser utilizado em ambientes internos ou externos. Também costuma receber um acabamento com pintura automotiva;
  • acrílico: tem alta resistência e um brilho natural, que dá muita elegância à peça. Também pode ser utilizado em ambientes internos ou externos;
  • MDF: esse material apresenta uma ótima relação custo-benefício. Tem um bom acabamento e é indicado para aplicações na parte interna da empresa. Também pode receber pintura automotiva;
  • aço inox: alta qualidade visual, ainda pode ser acabado com tratamento de cromo ou escovado. É possível utilizá-lo em qualquer ambiente e também iluminado com led;
  • galvanizada: as letras galvanizadas são extremamente resistentes. Podem receber acabamento com pintura automotiva e ainda ser expostas com iluminação de led. Ideal para a parte externa da empresa;
  • caixa com led: essa opção permite a iluminação indireta ou frontal.

Analise a tipografia

A fonte das letras no seu material tem uma relação bem próxima com a identidade da sua marca.

Ao escolher letras cursivas, por exemplo, a mensagem que se passa é de uma empresa delicada, preocupada com os mínimos detalhes. Mas se a fonte escolhida for mais moderna, o público jovem pode ser impactado com mais sucesso.

É importante pensar muito bem nas características do seu público-alvo e na identidade da marca.

Pense no tamanho

O tamanho do seu letreiro também deve ser muito bem planejado, mas depois que o local onde será instalado tiver sido definido.

Criar um letreiro muito pequeno para uma parede grande pode causar um certo desconforto visual para o cliente. Já o letreiro grande para uma parede pequena pode dar a impressão de desorganização.

Para a escolha do tamanho, há uma regra bem interessante: a proporção 10/30. Ou seja, a cada 30 metros de distância, as letras precisam ter, no mínimo, 10 centímetros. Assim, você garante que as informações serão transmitidas com sucesso, criando um ambiente harmonioso.

Como vimos em nosso artigo, contar com um letreiro na recepção de sua empresa pode gerar grandes benefícios. Esse elemento aumenta a identificação da marca, além de demonstrar todo o profissionalismo da empresa e criar um ambiente confortável aos visitantes.

Tenha atenção a cada ponto que listamos para fazer a escolha do que é mais interessante ao seu caso. Para garantir os resultados, o indicado é contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Agora que você conhece as vantagens de um letreiro na recepção, entre em contato com a SP Letras e encontre o melhor para sua empresa!

letreiro para recepção da empresa

Ajudamos você a conseguir o letreiro que você deseja.

Quer saber mais?

Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pocket
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Recentes

fachada de loja
Comunicação Visual

Fachada de Loja

Invista na Fachada da Sua Loja: O Primeiro Passo Para Atrair Clientes Fachada de Loja: Introdução Quando o assunto é abrir uma pequena loja, uma

Leia Mais »

falta um passo para

inovação