Como vender mais com a fachada da loja?

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Já parou para pensar na importância que tem a fachada de loja? Ela é a primeira impressão que seus clientes têm ao passarem em frente ao seu negócio. Com ela, você pode intrigá-lo e despertar a sua curiosidade, ou simplesmente deixar que ele passe, sem nem notar a sua loja em meio às outras.

Com a maior participação dos clientes no processo de compras e no consequente aumento de suas demandas, as técnicas de vendas evoluíram consideravelmente nos últimos anos.

Diante da nova realidade, os varejistas não puderam ficar parados. Para superar a concorrência, investem fortemente em estratégias de comunicação visual de todo o tipo. Uma das partes mais importantes dessa técnica é, indiscutivelmente, a fachada de loja.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância da fachada de loja para o negócio e sobre como ela pode ajudá-lo a vender mais. Por último, vamos dar dicas práticas de como deixar sua fachada de loja mais atrativa.

Quer conferir como ela pode ajudá-lo a vender mais? Então descubra no artigo de hoje!

A importância de uma boa fachada

Investir na fachada da loja é essencial para vender mais, especialmente quando falamos de empresas de pequeno e médio porte no varejo.

Essa parte da comunicação visual do empreendimento funciona como uma espécie de cartão de visitas para atrair clientes. Mesmo sem grandes verbas de publicidade, a marca pode explorar ao máximo esse “marketing do ponto de vendas”. Daí a importância de uma frente de loja bem produzida, original, condizente com a proposta de negócio, limpa e atraente.

Em linhas gerais, os consumidores formam sua primeira impressão de uma loja pela sua fachada. É o primeiro contato que eles têm com aquele negócio, e a fachada pode ser a diferença entre um lugar que chama a atenção de quem passa na rua, e um lugar que se perde em meio a tantos outros. É natural que nossos olhos se fixem naquilo que se destaca.

Além de inovar, é importante que os clientes sintam que a loja agrega valor à sua vida e tem itens indispensáveis para ele.

Vivemos na era da velocidade e todos querem facilitar seu dia a dia. A velocidade e eficiência com que uma loja atende seu cliente é um fator de peso para a satisfação da experiência de compra do consumidor. Quantas vezes já desistimos de comprar em algum lugar pela demora do atendimento?

A ideia é passar, portanto, por meio da fachada, a imagem de um local onde é fácil comprar itens com ótima qualidade.

Além disso, o investimento na fachada de loja é uma excelente estratégia de venda, pois é um investimento único, mas continuará funcionando por muito tempo. É uma excelente forma de propaganda: o varejista gasta apenas uma vez na criação da fachada, mas o design atrativo continuará sendo exposto por mais tempo, ajudando a atrair novos clientes e a vender mais.

Dicas para vender mais com a fachada de loja

Um dos aspectos mais importantes da fachada é o logotipo, e ele diz muito sobre a comunicação visual que o empreendimento pretende passar. É interessante que seja relativamente curto e de fácil memorização, além de refletir o conceito do negócio, seus valores e sua missão.

tipografia certa também é muito importante, e acertar na paleta de cores pode ser fundamental para criar uma identificação com o público-alvo.

Utilizar bem os espaços disponíveis também é essencial: adapte o leiaute ao trabalho de vendas e não coloque barreiras separando o cliente do local de pagamento. Torne o acesso aos provadores e ao caixa simples e direto, e esteja atento à disposição das mercadorias e dos corredores, ressaltando a passagem dos consumidores.

As vitrines são, possivelmente, a parte mais primordial da fachada: elas têm que parecer incrivelmente limpas, e o lojista precisa dar atenção especial aos displays que ficam na altura dos olhos dos consumidores. Ali, devem ficar os produtos mais atraentes e buscados da marca.

Além disso, os artigos devem ficar sempre organizados e em camadas, pois a desordem provoca perda de valor para os itens expostos. A iluminação também merece análise redobrada: ela deve clarear de forma geral o espaço, dando foco às mercadorias que você considerar mais relevantes.

Sugestões para deixar a fachada de loja mais atrativa

Leve em consideração o entorno

Além de casar bem com o tipo de comércio e de consumidor que seu negócio tem, a fachada de loja também deve ter algo a ver com o lugar onde ela está localizada.

Pense a sua fachada de forma que ela se adéque ao redor, agregando valor à rua ou ao shopping onde ela está. Isso ajudará a dar uma sensação positiva e agradável a quem passa, aumentando as chances daquele possível cliente entrar na loja.

Mantenha a fachada agradável

Uma vitrine cheia de produtos e informações não é sinônimo de uma boa fachada de loja. Muitas vezes, é exatamente o contrário: a poluição visual pode afastar seu cliente, em vez de convidá-lo a entrar.

É essencial que você coloque na vitrine aqueles produtos que realmente trazem destaque ao seu negócio. Mantenha ali uma iluminação agradável e que valorize os itens dispostos. Mantenha a vitrine sempre limpa.

Seja criativo

Hoje, existem muitas opções, formas diferentes de montar uma fachada, com os mais diversos materiais e as mais variadas disposições. Muitos varejistas estão investindo nisso, pois sabem sobre a importância de se destacarem em meio aos outros.

Portanto, ter criatividade e sair do comum na hora de montar sua fachada é essencial. Para isso, busque inspirações. Pesquise fachadas de outras lojas, do mesmo segmento que o seu ou de outros, que sejam criativas e bonitas. A internet é um poço sem fundo de referências, onde é possível encontrar muitas ideias boas.

Com essas referências na cabeça, organize suas ideias, faça pequenos desenhos para planejar e adaptar essas concepções ao seu negócio e ao entorno da loja. Busque também saber quais tipos de material estão disponíveis e quais deles mais se adaptam ao estilo da sua loja e à sua proposta de fachada.

Tenha uma fachada ativa

Como dissemos no início do texto, se você investe em uma boa fachada de loja, que seja criativa, que tenha a ver com seu negócio e seu público, que realmente chame a atenção de quem passa, esse é um investimento que continua tendo retorno por muito tempo.

Mas isso não significa que você não possa sempre estar inovando. Pelo contrário! Quando você atualiza sua fachada de forma periódica, isso aumenta seu poder de propaganda e atração. É como se você abrisse uma loja nova de tempos em tempos.

Atualizar as vitrines, aproveitar-se de datas comemorativas e temas específicos, como as estações do ano, por exemplo, são bons métodos de inovar sempre.

Tendo em vista a importância que a fachada da loja tem para vender mais, uma solução inteligente pode ser contar com a ajuda profissional na hora de programar a sua.

A comunicação visual é parte primordial dos negócios, e pode ser fundamental utilizar o conhecimento de especialistas no tema, tanto no projeto como na execução de uma boa fachada de loja.

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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