Comunicação Visual: conheça algumas vantagens do PVC expandido

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
pvc expandido

Você sabe o que é PVC? Ele é um dos plásticos mais utilizados na confecção de ferramentas para comunicação visual. Apesar de concorrer bastante com o PS e o acrílico, o PVC expandido tem características que se destacam e fazem toda a diferença para o seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

O que é PVC expandido e em quais situações ele pode ser utilizado?

Quando ouvimos falar sobre o PVC expandido, logo vem à mente aquele material que é comumente utilizado para criar forração. Às vezes o PVC também passa a impressão de que esse é um material frágil e que tem pouca resistência, mas isso não é verdade!

Mas, afinal, o que é PVC? O policloreto de polivinila é um plástico que não é totalmente composto por petróleo. É uma mistura de cloro com etileno. Por conta de sua composição, tornou-se um material muito utilizado pelas empresas, já que tem boa durabilidade e resistência.

Além de ser bastante resistente, ele também é versátil. Isso permite que ele seja utilizado para diversas finalidades. A fabricação de letras utilizadas em recepções, letreiros e fachadas é uma delas.

Esse material foi desenvolvido para o mercado de comunicação e impressões visuais de ambientes externos. O motivo é que ele absorve pouca água e apresenta alta resistência para questões climáticas.

A superfície e o acabamento totalmente uniformes permitem uma grande fidelidade da impressão. Isso proporciona resultados excepcionais em quase todos os tipos de procedimentos produtivos, como na impressão UV, na serigrafia, na adesivação e na construção civil.

O material pode ser utilizado por qualquer segmento, pois as placas de PVC expandido são trabalhadas com facilidade mesmo com instrumentos mais comuns do cotidiano.

Além disso, as chapas do PVC expandido são indispensáveis em diversos segmentos, mas principalmente no setor moveleiro e na construção civil, sendo uma substituição ecológica da madeira.

O material é aplicado em variados tipos de acabamento, como laminação, impressão e pintura. Listamos algumas das principais aplicações com o PVC expandido:

  • impressões digitais;
  • placas internas de sinalização;
  • displays de produtos;
  • montagem de fotos;
  • placas de comunicação visual;
  • PDVs;
  • brindes;
  • isolantes térmicos e acústicos em construções;
  • cenografia;
  • revestimentos de divisórias;
  • móveis em geral;
  • decoração de vitrines;
  • montagem de stands;
  • forros;
  • paredes.

Agora que você já sabe o que é PVC expandido e as suas principais aplicações, vamos conferir, no próximo tópico, as vantagens e características desse material, que o torna uma opção vantajosa para a sua empresa.

Quais são os benefícios do PVC expandido?

São diversas as vantagens que o PVC oferece ao seu negócio e à comunicação visual da sua marca. Por isso, separamos os principais benefícios de utilizar o PVC expandido. Confira!

1. É fácil de manuseio

Ao considerarmos os processos de produção de algumas ferramentas para comunicação visual, o PVC oferece mais liberdade de manuseio. Ou seja, é um material fácil de ser cortado e furado em diversos formatos.

Esse é, portanto, um ótimo material para fazer letreiros e logotipos para fachadas de todo tipo de negócio. O processo acontece de forma computadorizada, o que garante um trabalho de melhor qualidade.

Além do mais, essa característica também facilita o processo de aplicação. Ele permite que o material seja moldado, furado e colado sem grandes dificuldades em qualquer tipo superfície como painéis de madeira, acrílico, alumínio e displays.

Outra vantagem é que as peças produzidas com o PVC expandido costumam ser entregues em prazos razoáveis, que variam de 10 a 15 dias. Viu como você não tem limites para utilizar o PVC expandido em seu projeto de comunicação visual?

2. Apresenta boa adesão de tintas

Devido à qualidade da superfície e ao acabamento do PVC, o material permite uma ótima aderência de tintas e alta qualidade de impressão. Por essa razão, ele é muito utilizado nos mais diversos processos de estamparia, como impressão UV, além de adesivos para fins diversos.

Em relação à comunicação visual, o PVC pode ser ideal para sinalizações como painéis, totens, adesivos e placas. Essa variedade de possibilidades torna o material essencial para uma comunicação visual eficaz.

3. Tem resistência às temperaturas extremas

Mudanças bruscas de temperatura não são um problema para esse tipo de material. O PVC expandido não absorve a água com tanta facilidade, o que faz com que ele seja ótimo para comunicações visuais externas, como as fachadas.

Essa característica ainda permite que o material não deforme rapidamente. Além disso, faz com que não propague fogo — um fator de segurança para o seu estabelecimento.

Processos como a termoformagem, que incluem algum tipo de contato brusco de um material com plástico preaquecido, também podem ser feitos com PVC graças a essa resistência.

Para a comunicação visual, a principal vantagem do PVC expandido é ter confiança na durabilidade e resistência desse material, mesmo que ele fique exposto por tempo prolongado aos fatores climáticos.

4. Dispõe de boa aparência

Como vimos no tópico anterior, devido à qualidade da superfície do PVC, o material aceita vários acabamentos esteticamente agradáveis — como pintura automotiva, verniz e outras laminações.

Além disso, o PVC quase não exige muita higienização. Isso permite que sua manutenção seja facilitada e a aparência seja mantida por um longo período de tempo. 

Não há nada como ter um produto que, além de qualificado e confiável, vai contribuir muito para causar uma ótima impressão estética nos seus clientes, não é mesmo?

5. Causa menos impactos ambientais

O PVC surge de uma combinação de subprodutos de petróleo e cloreto de sódio. Essa origem de produtos renováveis o torna reciclável. Logo, isso gera menos impacto negativo no meio ambiente.

Outra questão que contribui para a preservação ambiental é o fato de que esse é um material durável — o que faz com que seja descartado com menos frequência no meio ambiente.

Atualmente, esse tipo de conscientização tem sido cada vez mais considerado como um pré-requisito para empresas serem vistas como confiáveis. Dessa forma, colabora de forma muito positiva para a imagem de um negócio.

6. Oferece ótimo custo-benefício em relação às outras opções

O PVC expandido é um material feito de plástico bastante resistente, que fornece mais durabilidade se comparado a outros materiais. Ou seja, ele tem uma vida longa que além de gerar menos impacto ambiental, torna-se uma opção com ótimo custo-benefício.

O material ainda pode receber uma pintura automotiva, que reforça ainda mais sua resistência. Você tem a possibilidade de reproduzir as cores escolhidas por você ou pela sua equipe de forma fiel, tornando sua fachada bastante personalizável e atraente.

Como fazer uma comunicação visual em PVC corretamente?

Se o que você procura é durabilidade, baixa manutenção, resistência e um ótimo custo-benefício, não hesite ao escolher o seu letreiro em PVC. Para saber como aplicá-lo em seu projeto, veja como planejar uma comunicação visual com o PVC expandido corretamente.

1. Adéque a fachada de acordo com o projeto arquitetônico

Conhecer o espaço onde a sua loja está inserida garante a você um diferencial na hora de montar a comunicação visual. É fundamental, por exemplo, estudar a concorrência para elaborar uma forma de deixar a sua fachada mais atrativa.

Também é importante conhecer o projeto arquitetônico do imóvel a fim de escolher uma localização estratégica para inserir a logomarca da empresa. Você também consegue utilizar a própria característica do espaço para criar uma fachada que acompanha o estilo da arquitetura.

2. Aposte na criatividade e nos materiais

Acompanhe as tendências do mercado e fique de olho nos seus principais concorrentes para não ficar para trás. Aposte na criatividade e conheça os diversos tipos de materiais disponíveis no mercado.

Mas lembre-se: a sua fachada é a extensão da identidade visual da sua marca. Então, procure transmitir por meio dos elementos o que o seu negócio representa.

Muito cuidado para não gerar uma poluição visual com o excesso de detalhes ou cores que não harmonizam com o seu negócio. Isso geralmente afasta clientes em vez de atraí-los para dentro de sua empresa.

3. Esteja atento aos detalhes

Antes de inserir qualquer tipo de comunicação visual na frente de sua empresa, pesquise sobre as leis de comunicação visual em sua cidade. Descubra o que é permitido e o que é proibido para não ter problemas no futuro.

Também cuide da limpeza e manutenção da sua fachada. Afinal, ela é a porta de entrada para o seu negócio e deve estar sempre convidativa para atrair mais clientes.

Além disso, não se esqueça da iluminação! Ela é essencial principalmente se o seu negócio funcionar até mais tarde. Dessa forma, além de deixar o letreiro ou logotipo mais evidenciado, também é uma maneira de trazer mais segurança para o estabelecimento.

4. Conte com o suporte de uma boa empresa de comunicação visual

Existem diversas empresas no mercado especializadas em comunicação visual. É muito importante contar com a ajuda delas, sabe por quê? Elas já conhecem o mercado e poderão orientar você na escolha dos melhores elementos para a sua fachada.

Os negócios especializados também estão atentos às tendências do mercado e trazem conhecimento técnico para garantir um trabalho de qualidade que vai além da estética. Tudo isso garante uma melhoria na imagem da empresa para atrair mais clientes.

Então, pesquise pela melhor empresa especializada para planejar a comunicação visual, feita sob medida para o negócio. Assim, crie um diálogo constante e eficiente com todos os seus clientes.

Agora que você já sabe o que é PVC expandido, o quanto ele pode ser seu aliado e trazer uma grande vantagem para o seu negócio, não perca tempo ao adquiri-lo para atrair mais clientes e, assim, aumentar as suas vendas!

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre os benefícios do PVC expandido e como utilizá-lo em sua estratégia de comunicação visual? Então, entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas opções para melhorar a imagem de sua empresa!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay