Dicas para escolher o melhor letreiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
escolher o melhor letreiro

A porta é a serventia do seu estabelecimento comercial. Mas não basta que ela apenas esteja aberta para o cliente: é preciso que a fachada do seu negócio seja atraente para chamar a atenção e, acima de tudo, despertar a vontade de entrar. Dentro desse contexto, um ponto importante que deve ser observado é saber como escolher o melhor letreiro para o seu negócio.

Para isso, uma série de boas práticas pode ser colocada em ação, e é sobre isso que falaremos no post de hoje. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! Certamente você obterá informações importantes para alavancar as vendas do seu negócio por meio da comunicação visual.

Qual é a importância do letreiro?

A aparência do letreiro da sua loja ou escritório é um dos itens mais importantes de marketing visual para chamar a atenção dos seus clientes, assim como das pessoas que ainda não conhecem o seu negócio e passam na frente do estabelecimento comercial.

A primeira impressão será sempre positiva quando o letreiro for criativo e, ao mesmo tempo, evitar a poluição visual. Não importa se você tem um pequeno, médio ou grande negócio: a imagem na porta de entrada representa a qualidade do serviço. É esse o principal motivo que faz com que a escolha pelo melhor letreiro seja algo tão importante para você!

Você sabia que uma fachada de loja bonita, com cores em harmonia pode atrair mais de 50% dos clientes? Isso mesmo! Então, não perca mais tempo, avalie agora mesmo o letreiro da sua loja.

Como escolher o melhor letreiro para o seu estabelecimento comercial?

Está em dúvida sobre como escolher o melhor letreiro e aproveitar os benefícios que citamos no tópico anterior? Não se preocupe: a SP Letras vai ajudar você na escolha de material, cores e formato do seu letreiro. Além disso, vamos dar uma série de dicas para que você saiba como escolher o melhor letreiro. Confira!

1. Evite excessos

Quanto mais limpo for o letreiro, mais facilidade o cliente terá para captar a mensagem de que tipo de estabelecimento é o seu. Além disso, alguns municípios brasileiros têm leis que regulamentam a fachada das empresas, para que não haja a poluição visual.

Por isso, também é importante saber se na sua cidade tal exigência é feita pelas autoridades locais.

2. Escolha um estilo de letreiro

Escolha um estilo de letreiro que informe ao primeiro olhar do cliente o tipo de segmento da loja ou escritório. Se for uma loja de autopeças, por exemplo, use uma cor mais escura no letreiro. De preferência, transforme uma das letras em figura que sugira a ideia de carro. A letra “o” da palavra “auto” pode vir em forma de um pneu.

3. Atente-se ao tamanho do nome da empresa e complemento

O letreiro deve ser usado principalmente para divulgar o nome da empresa. Se quiser destacar o segmento da empresa (por exemplo, por meio do termo “autopeças”), ele pode vir em tamanho menor. O mesmo vale para slogans ou complementos.

Já o nome da empresa ou marca deve ter tamanho maior.

4. Siga a identidade visual da sua empresa

Quando você desenvolve a identidade visual da sua empresa em uma agência de publicidade ou com um profissional de marketing autônomo, é comum que lhe seja disponibilizado um manual de identidade visual. Esse documento reúne as cores e elementos gráficos que devem ser aplicados em qualquer material da marca, o que inclui os letreiros utilizados na fachada.

5. Adote uma tipografia padrão

Assim como as cores e elementos gráficos, a tipografia (ou seja, o estilo de fonte utilizado para escrever nas suas placas ou letreiros) também pode seguir um determinado padrão. A ideia é que uma mesma fonte seja utilizada em diversas situações, a fim de manter uma identidade, assim como ocorre com as cores.

6. Utilize o espaço para divulgar informações relevantes

Não é apenas o nome e o slogan da empresa que podem aparecer no letreiro. É importante que também sejam divulgadas informações relevantes para o seu negócio, como o telefone, o site, o e-mail, as mídias sociais em que a empresa está presente, etc.

Assim, sempre que alguém passar pelo local e não puder entrar naquele momento, pode anotar esses dados para entrar em contato posteriormente. Só não se esqueça de hierarquizar bem essas informações, principalmente por meio do tamanho, como mencionamos na dica 3.

Como escolher o material para o meu letreiro?

Além de observar as práticas anteriormente citadas, é importante pensar na escolha do material que será utilizado na fabricação do letreiro. Nós elaboramos uma lista com os 6 principais materiais que podem ser utilizados. Veja!

1. MDF

É indicado para quem deseja um material de baixo custo, que seja sustentável e ao mesmo tempo tenha grande durabilidade. É recomendado para ambientes internos, mas também pode ser usado em áreas externas, desde que o letreiro não fique exposto ao sol e à chuva para não danificá-lo. A limpeza do letreiro em MDF também é simples: com apenas um pano seco você tira a sujeira que pode acumular nas letras.

2. PVC Expandido

Ao contrário das letras em MDF, os letreiros feitos em PVC têm grande resistência à água e à umidade. É por esse motivo que esse tipo de letreiro pode ser instalado na parte externa da empresa também.

O PVC tem a aparência e as características da madeira, pode ser lixado e serrado, por exemplo, mas é um tipo de material que necessita de pouca manutenção, o que significa que tem bom custo-benefício. Assim, adotar o PVC como material para os letreiros da sua empresa pode ser uma boa ideia.

3. Acrílico

É um tipo de letreiro nobre, sofisticado, que mantém o brilho natural do material sem ofuscar a delicadeza da letra. As peças são cortadas a laser e podem ser feitas em qualquer medida. É o material que permite o acabamento mais perfeito, pelo tipo de corte que é feito nas letras.

4. Aço Inox

As letras em aço inox são próprias para recepções e fachadas porque transmitem rusticidade, mas ao mesmo tempo requinte. Além dessa imagem, o aço inox é um material altamente resistente e pode ser usado para diversos tipos de segmentos de empresas. Também são ideais para ambientes externos, com foco em empresas em beira de praia, pela durabilidade.

5. Chapa Galvanizada

São as chamadas letras em alto relevo. Se o segmento da sua empresa permite um destaque com cores, o letreiro em chapa galvanizada pode ser a solução mais indicada. Nesse tipo de letreiro, as peças em aço podem ser combinadas com luzes de LED.

As letras em chapa galvanizada podem ter vários acabamentos. São muito usadas em empresas de arquitetura, fachadas de lojas, fachadas de construtoras e escolas.

6. Letra-Caixa com LED

As letras com iluminação por LEDs são muito elegantes e muito indicadas para fachadas cujos objetivos são o requinte e a sofisticação, aliados aos poderes de atração que uma iluminação bem trabalhada pode exercer.

A iluminação pode ser indireta (ou seja, a luz é projetada diretamente na parede ou na superfície em que está aplicada), ou então pode-se optar pela iluminação frontal. Nesse caso, a face é em acrílico, proporcionando um efeito de luminoso para as letras.

Confira a dica especial da SP Letras

Seja qual for o estilo do seu letreiro, a limpeza é fundamental. Portanto, faça sempre a manutenção. Nos primeiros sinais de envelhecimento, considere imediatamente a possibilidade de reformular ou refazer seu letreiro. É importante que você não veja essa atividade como um gasto, mas sim como um investimento para gerar mais lucratividade para o seu negócio.

Escolher o melhor letreiro é uma forma de desejar boas vindas aos seus clientes. Quer saber mais informações sobre letreiros? Que tal então nos seguir nas mídias sociais? Nós estamos presentes no Google+, no LinkedIn, no Pinterest, no Twitter, no YouTube e no Facebook.

Quer saber mais? Baixe grátis nosso Guia Como Escolher o Melhor Letreiro! Clique na imagem abaixo.

ideias para letreiros

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação

favicon-spletras-ok

Você não encontrou o que procurava?

Ficamos tristes mas queremos melhorar e você pode colaborar. Escreva abaixo o que procurou e não encontrou, não precisa deixar seu e-mail.