Você já sabe que investir na criação de uma boa fachada é fundamental para captar novos clientes, gerar mais vendas e ainda contribuir para a fidelização dos antigos fregueses. Mas você já ouviu falar em fachadas sustentáveis?
Hoje em dia, muitas preocupações têm levado à construção dessas fachadas, que geram inúmeros benefícios para o meio ambiente e para o bem-estar da sociedade.
Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este post e saiba mais sobre as fachadas sustentáveis!
O que são fachadas sustentáveis?
As fachadas sustentáveis são aquelas que, além de proporcionar uma boa estética para prédios e casas, também contribuem para a preservação do meio ambiente.
Elas são projetadas considerando a insolação e o sentido dos ventos para garantir a maior eficiência energética no interior do edifício.
Essas fachadas são uma tendência para prédios comerciais e habitacionais, pois criam um microclima agradável, assegurando a produtividade e o bem-estar dos funcionários e uma melhor qualidade de vida para quem os habita.
Quais materiais podem ser utilizados para a sua construção?
Os materiais utilizados nas fachadas sustentáveis devem ter grande durabilidade e resistência e, ao mesmo tempo, contribuir para a proteção do meio ambiente. Veja abaixo alguns materiais que podem compor uma fachada sustentável.
Vidro
O vidro é um material 100% reciclável, ou seja, com um quilo de cacos é possível produzir um quilo de vidro novo. O uso desse material em fachadas pode auxiliar na redução do calor, na diminuição do consumo de ar-condicionado e de luz artificial, provocando uma economia de energia elétrica.
Aço inoxidável
O aço inoxidável é um material com elevada resistência e, mesmo após muitos anos de uso, possui alto índice de reciclagem. Ele pode ser utilizado para a construção de fachadas ventiladas, que permitem uma melhor ventilação nos ambientes internos.
Madeira
Quando é de origem legal, a madeira possui caráter renovável e é classificada como um produto sustentável. Se envernizada ou impermeabilizada, pode ser extremamente durável e resistente.
A madeira pode ser empregada na construção de brise, que é um quebra-sol instalado vertical ou horizontalmente na frente das fachadas.
Além da beleza, os brises barram o calor, favorecem a ventilação, aproveitam a iluminação natural e, consequentemente, reduzem o consumo de energia.
PVC
O PVC é um material renovável e reciclável. Por ter alta durabilidade, o seu descarte ocorre com pouca frequência, produzindo, assim, menos quantidade de resíduos.
Algumas das aplicações do PVC expandido em fachadas são: letreiros, painéis, stands e displays.
LED luminoso
Os LEDs podem ser utilizados em painéis, letreiros e também em formato de placas e fitas para deixar a fachada mais atraente. A maior parte dos seus componentes é reciclável, o que viabiliza um descarte adequado, quando necessário.
Como eles não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, podem ser associados a qualquer tipo de material sem provocar danos.
Quais são as vantagens dessas fachadas?
Além de ser o cartão de visitas de prédios e casas, as fachadas sustentáveis proporcionam diversos benefícios para o homem e para o meio ambiente.
Essas fachadas barram o calor, promovendo um maior conforto térmico no interior das construções. Elas também permitem o aproveitamento da ventilação e da luz natural, o que possibilita uma economia na conta de eletricidade.
Para a sua construção, são utilizados materiais de origem renovável, que provocam menos impactos ao meio ambiente. Eles possuem alta durabilidade e resistência, além de alta capacidade de reciclagem, contribuindo para o menor descarte de resíduos.
Portanto, as fachadas sustentáveis aliam economia, bem-estar e preservação do meio ambiente. Elas ainda chamam a atenção pela sua beleza e atraem o crescente número de clientes que prezam pela sustentabilidade.
Gostou de conhecer as fachadas sustentáveis? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!