Planejamento da Comunicação Visual – Garantia e eficiência nos resultados

O esforço de montar um negócio envolve uma infinidade de iniciativas e decisões. No caso de uma loja, o empresário se preocupa com as especificidades do segmento em que atuará, o tipo de produto, a formação de estoque, as questões administrativas e a aparência do ponto de venda. Este último elemento merece atenção especial. Afinal de contas, a comunicação visual desempenha papel estratégico para a obtenção de resultados positivos e a consequente consolidação da marca.

A aplicação correta da técnica de estabelecer comunicação direta com o consumidor por meio de imagens, fotos ou símbolos gráficos garante excelentes resultados para o empresário. Isto porque tais elementos conquistam a empatia do cliente e reforçam a marca. Dependendo do contexto, uma representação gráfica causa maior impacto que um texto, pois a mensagem é clara, objetiva.

A força do visual

O planejamento da comunicação visual desempenha a função de apresentar produtos e serviços, além de expressar conceitos inerentes à marca. Não ter uma estratégia definida pode colocar em risco o próprio sucesso do negócio. Nesse sentido, o planejamento deve se caracterizar por:

Poder de atração

Letreiros externos exercem especial apelo visual. Eles instigam o interesse do cliente, fazendo com que o consumidor deseje entrar na loja – mesmo que às vezes ele nem saiba ao certo o que encontrará. Eis o gancho para a primeira abordagem feita pelo vendedor. No interior do ponto de venda, placas reforçam a comunicação estabelecida com o cliente. Um planejamento visual que coloque letreiros em segundo plano pode comprometer o esforço de atração do cliente.

Antecipação de conceitos

A comunicação visual antecipa ao consumidor informações e características do negócio, do ramo de atuação da empresa, do estilo dos produtos e do público a quem se dirige. O objetivo é conectar a identidade visual da marca ao conceito que ela traz com as peças de comunicação.

Mensagem eficiente

O planejamento estratégico da comunicação visual deve prever o desenvolvimento de elementos capazes de transmitir informações sobre os produtos, as condições de pagamento e qualquer outra referência à marca. Nada pior para uma loja que exibir um layout completamente descolado do conceito do negócio.

Destaque

A programação visual estratégica estimula a combinação entre o conceito do negócio, o tipo de produto ou serviço e o perfil do público. Isso garante que a marca consiga se destacar entre os concorrentes. Em um mercado competitivo, criar uma referência visual para o empreendimento significa sair na dianteira na disputa pela atenção do cliente.

Às vezes, o empresário cede à tentação de interferir no planejamento estratégico da comunicação visual. Esse erro deve ser evitado a qualquer custo. O especialista desenvolve um projeto baseado em referências técnicas e conceituais. Já o empreendedor enverada pelo gosto pessoal. O caminho mais indicado é deixar o programador visual desenvolver a sua proposta, fornecendo-lhe todas as informações necessárias. Ao empresário cabe a aprovação, não a criação.

Como foi planejada a comunicação visual de sua loja? Quais cuidados foram tomados no sentido de criar um elo entre o layout do ponto de venda e o conceito da marca? Conte-nos a sua experiência.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Posts Recentes

Utilizamos cookies para personalizar nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a SP Letras a coletar tais informações para estas finalidades. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.