Normalmente, quando se fala sobre psicologia das cores ou seus significados, logo atribuímos esses conceitos à mera curiosidade. Entretanto, profissionais de comunicação fazem cada vez mais uso desses conhecimentos, utilizando-os na elaboração de planejamentos de marketing de empresas. Pensando nisso, preparamos um post que vai ajudar você na hora de pensar a aplicabilidade das cores nas peças de divulgação e até mesmo na identidade visual do seu negócio.
Para isso, pelo menos neste primeiro momento, trabalharemos com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e as secundárias (laranja, verde e roxo), justamente pelo seu caráter introdutório e de sentido mais consentido entre especialistas. Mas antes de entrar no significado de cada uma dessas cores, vamos separá-las em duas categorias para que você entenda melhor de qual universo de significados cada uma delas se origina.
Cores quentes
Entende-se como cores quentes o vermelho, laranja e amarelo. Elas nascem de um bojo de significados que compreendem a paixão, a felicidade, a grande quantidade de energia e o entusiasmo.
Cores frias
Dentro das cores analisadas neste post, temos como cores frias o azul, roxo e verde. Ao contrário das quentes, essas cores permitem a calma de energia, passando credibilidade e profissionalismo quando usadas no ambiente corporativo.
Vermelho
Cor forte, o vermelho incentiva ações e a confiança. É intenso e, por isso, cria uma sensação de urgência e estimula o apetite. Por isso, muitas empresas fazem uso dessa cor justamente para atrair compradores impulsivos e que desejam saciar logo seus desejos. Por ser a cor mais quente e dinâmica, ela estimula a energia, aumenta a pressão sanguínea e a respiração. Essa cor é usada para ativar, apaixonar e emocionar.
Amarelo
Simbolizando a cautela e o cuidado, o amarelo também é a cor mais brilhante e energizante. É uma cor acolhedora e feliz, que incentiva as pessoas a se comunicarem. Passa otimismo, esperança e ainda incentiva a concentração. Por isso, é usada para prender a atenção de clientes em vitrines de lojas.
Azul
Muito utilizada em ambientes corporativos justamente por ser uma cor não invasiva e que incentiva a produtividade. Ela transmite segurança, credibilidade e confiança. Diminui o apetite, aumenta a criatividade e também é ligada à espiritualidade. É uma cor associada à água, à paz e por isso acalma, passa segurança e tranquiliza.
Laranja
Por ser uma cor quente, é muito usada para chamar atenção em call to actions, por exemplo. Esta é a cor preferida dos compradores compulsivos, pois reflete calor, excitação e entusiasmo. Tudo isso de uma maneira amigável, alegre e convidativa. Trata-se de uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia.
Verde
Não à toa essa cor é associada à saúde, tranquilidade e natureza. Ela é muito usada para relaxar clientes e é frequentemente usada em peças de promoção de questões ambientais (empresas ecologicamente corretas). É uma cor rejuvenescedora e representa estabilidade, possibilidade, crescimento, vitalidade, fertilidade e abundância. É muito explorada por marcar mais ricas, pois também simboliza o dinheiro, ao mesmo tempo que acalma e alivia o stress.
Roxo
Essa cor é responsável pelo estímulo das áreas do cérebro que respondem pela resolução de problemas e pela criatividade. É uma cor que acalma e que remete à intuição. Identifica uma marca inteligente e imaginativa. Simboliza a riqueza, o sucesso, a realeza, a sabedoria e o respeito.
Casos de estudo
McDonald’s
Esta rede é um ótimo exemplo para analisar sua escolha de cores. Neste caso, o vermelho é um forte atrativo para o apetite e senso de urgência dos clientes. A cor acaba atraindo os consumidores para que eles ali se alimentem de forma rápida, o que combina exatamente com o conceito de fast food. O amarelo exala otimismo e positividade, ainda mais quando em conjunto com a figura do mascote da marca (um palhaço que usa roupas vermelho e amarelas).
Starbucks
Neste caso, para dialogar com o mascote da marca (uma sereia), a cor predominante na identidade visual da Starbuck é o verde. Isso acontece pois essa cor simboliza a natureza, dá foco para a saúde e explora a tranquilidade, o que acaba fazendo um contraponto interessante com o café, que é um dos principais produtos da empresa. A cor estimula a harmonia e o equilíbrio, fazendo com que os consumidores sejam atraídos para a loja para relaxarem e esquecerem de seus problemas do cotidiano.
É claro que a escolha das cores deve levar sempre em conta o público-alvo de uma empresa, além de mostrar seus valores e ideais. Mas e quanto ao seu negócio? Ele tem levado em conta essas questões na hora do planejamento de marketing? Compartilhe a forma como você trata essa questão conosco nos comentários!
