Melhor material para Letreiro
O empresário que se preocupa com a comunicação e a identidade visual sempre dedica especial atenção aos letreiros do seu empreendimento.
Esses letreiros podem ser utilizados em um pequeno mercado de bairro, uma rede varejista, uma grande loja de departamentos, um banco ou mesmo em um escritório de um profissional liberal.
Queremos o melhor pra você:
Que tal ouvir este artigo? Utilize o player abaixo!
Em qualquer situação, alguns fatores são determinantes para a confecção da peça publicitária: visibilidade, impacto visual e durabilidade são alguns desses itens.
A junção desses três fatores vai determinar a característica de cada negócio, quais são as melhores opções para cada tipo de uso. O ideal é buscar o material mais adequado para a sua empresa.
No post de hoje, vamos falar sobre alguns tipos de materiais de letreiro luminoso e o que você deve levar em consideração para escolher o mais adequado para a sua marca.
Além disso, vamos ensiná-lo a como fazer letreiro luminoso, passo a passo! Confira!
Veja qual o melhor material para um letreiro
De maneira geral, não existe material melhor ou pior para se fazer um letreiro.
O que existe é um material mais ou menos adequado ao estilo do seu negócio e aos seus objetivos.
O que realmente importa é qual resultado você deseja alcançar. Para traçar esses objetivos, você pode se fazer algumas perguntas, tais como:
- Qual é o público que desejo conquistar?
- Qual a mensagem que desejo passar para esse público?
- A mensagem deve ser descontraída, festiva ou formal?
- Eu gostaria que as cores da empresa estivessem presentes no letreiro?
A partir dessas respostas, é chegada a hora certa de ir em busca do material adequado para produzir o seu letreiro e expressar o que exatamente você deseja.
Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.
Para ajudá-lo a decidir pela melhor opção, listamos, abaixo, os materiais mais utilizados e que apresentam um excelente acabamento. Veja:
Aço inox polido
Esse material tem como principal característica o seu aspecto espelhado, que lhe confere charme e beleza.
O aço inox polido é indicado para uso em ambientes internos e externos. Transmite uma mensagem formal sem deixar de apresentar o brilho característico que lhe confere a patente de “nobre”.
Aço inox escovado
Aqui, a patente de “nobre” também é conferida ao material, mas, dessa vez, ele se destaca pelo aspecto fosco, que transmite uma mensagem ainda mais formal.
Indicado para ambientes externos e internos, suporta a ação de agentes poluentes e variações de temperatura, e não enferruja, assim como o polido.
Devido aos seus ramos de atividade, muitos escritórios de advocacia, consultorias, contabilidade etc., utilizam o aço inox, tanto o escovado quanto o brilhante, para fazer seus letreiros.
Aço galvanizado
Os letreiros em aço galvanizado são excelentes opções para transmitir uma mensagem menos formal aos clientes.
Suas qualidades são notáveis, e o incrível custo-benefício que esse material promove faz valer sua mensagem e cada centavo investido.
O acabamento é feito com pintura automotiva, de modo que os detalhes das cores do logo são preservados com uma equivalência de até 95% da cor original.
Podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos e têm longa durabilidade.
Acrílico
Eis aqui um material polivalente para a fabricação de letreiros. As peças são cortadas a router e sob medida, dentro da espessura padrão de até 10 milímetros.
Devido à precisão de corte, o acrílico permite um melhor acabamento dos elementos. Tem, na versatilidade, uma de suas maiores vantagens.
Pode ser apresentado em peças brancas, pretas, transparentes, pintadas com tinta automotiva no seu interior ou adesivadas.
Os letreiros fabricados com acrílico transmitem uma mensagem menos formal sem perder sua elegância, pois o brilho natural desse material faz toda a diferença na sua apresentação.
MDF
Esse material é geralmente utilizado para letreiros internos e livres das ações do tempo, já que sofrem deformações quando molhados, por exemplo.
Porém, podem também ser aplicados em locais externos, desde que tenham pouca ação de intempéries.
Para aumentar a durabilidade, sugere-se que o material receba uma camada de verniz após a aplicação de tinta, dessa maneira, a vida útil é aumentada consideravelmente.
O MDF permite um acabamento alinhado e mantém a beleza do letreiro. Em áreas externas, os letreiros em MDF duram de um a dois anos. Se forem colocados internamente, a vida útil é gigantesca.
PVC expandido
Os letreiros em PVC expandido são feitos com peças de plástico rígido, cortadas a router.
São muito indicados para ambientes externos, onde podem receber chuva e sol por muitos e muitos anos.
O acabamento é idêntico aos letreiros feitos em galvanizado e MDF, e necessitam de pintura.
São inúmeras as vantagens de se escolher o PVC expandido como material do seu letreiro, mas a durabilidade, a versatilidade e o excelente custo-benefício são suas vantagens que mais se destacam.
Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.
Outras Considerações
Em alguns materiais é possível produzir letras com iluminação. Isso faz com que o poder de atração seja ainda maior para seu estabelecimento.
Atualmente a iluminação com melhor custo-benefício é a feita por leds de qualidade. A médio e longo prazo o investimento em um letreiro iluminado é garantido e com toda certeza trará satisfação e ganho de visibilidade para sua empresa.
Saia na frente da concorrência!
O Papel do Letreiro na Fachada e na Recepção da Empresa
Não é de hoje que a utilização de letras nas fachadas das empresas é prática de comunicação assertiva com o público.
Atravavés da fachada as pessoas conseguem identificar imediatamente o segmento da empresa e se ela pode ou não ser útil.
A utilização de informações direcionadas faz com que a assertividade seja ainda maior e possibilita a criação de foco em um determinado público-alvo.
Isso é muito importante para que as projeções de vendas e suas análises sejam conclusivas e mensuráveis, possibilitando assim a avaliação mais precisa do negócio.
Já na recepção, o letreiro é um ítem de extrema importância, pois tem diversas funções e seus objetivos são muitos.
A mensagem de um letreiro na recepção tem ação em colaboradores, fornecedores e clientes onde transmite mensagens bem diferentes para cada grupo.
Além de todos os efeitos psicológicos e visuais que um letreiro tem em diversos grupos de observadores ele também é um ítem de decoração, tornando o ambiente agradável e fixando a marca da empresa na mente das pessoas.
Tome uma decisão criteriosa
Lembre-se de que, além de visualmente atrativo, o letreiro deve passar uma mensagem sobre a empresa.
Ele disputará a atenção das pessoas que circulam pela rua ou pelo corredor do shopping.
Beleza, visibilidade e impacto dependem diretamente do uso de material adequado.
Para escolher o melhor material para seu letreiro, você pode, também, buscar a avaliação de profissionais responsáveis pela programação visual do seu negócio e de técnicos com experiência na confecção de painéis e letreiros.
Decidir apenas com base em opiniões ou gostos pessoais pode ser um erro. E agora que você já sabe como fazer letreiro luminoso, já pode começar a inovar na fachada da sua loja!
Algumas dicas para escolher o melhor letreiro
A porta é a serventia do seu estabelecimento comercial. Mas não basta que ela apenas esteja aberta para o cliente: é preciso que a fachada do seu negócio seja atraente para chamar a atenção e, acima de tudo, despertar a vontade de entrar. Dentro desse contexto, um ponto importante que deve ser observado é saber como escolher o melhor letreiro para o seu negócio.
Para isso, uma série de boas práticas pode ser colocada em ação, e é sobre isso que falaremos no post de hoje. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! Certamente você obterá informações importantes para alavancar as vendas do seu negócio por meio da comunicação visual.
Qual é a importância do letreiro?
A aparência do letreiro da sua loja ou escritório é um dos itens mais importantes de marketing visual para chamar a atenção dos seus clientes, assim como das pessoas que ainda não conhecem o seu negócio e passam na frente do estabelecimento comercial.
A primeira impressão será sempre positiva quando o letreiro for criativo e, ao mesmo tempo, evitar a poluição visual. Não importa se você tem um pequeno, médio ou grande negócio: a imagem na porta de entrada representa a qualidade do serviço. É esse o principal motivo que faz com que a escolha pelo melhor letreiro seja algo tão importante para você!
Você sabia que uma fachada de loja bonita, com cores em harmonia pode atrair mais de 50% dos clientes? Isso mesmo! Então, não perca mais tempo, avalie agora mesmo o letreiro da sua loja.
Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.
Como escolher o melhor letreiro para o seu estabelecimento comercial?
Está em dúvida sobre como escolher o melhor letreiro e aproveitar os benefícios que citamos no tópico anterior? Não se preocupe: a SP Letras vai ajudar você na escolha de material, cores e formato do seu letreiro. Além disso, vamos dar uma série de dicas para que você saiba como escolher o melhor letreiro. Confira!
1. Evite excessos
Quanto mais limpo for o letreiro, mais facilidade o cliente terá para captar a mensagem de que tipo de estabelecimento é o seu. Além disso, alguns municípios brasileiros têm leis que regulamentam a fachada das empresas, para que não haja a poluição visual.
Por isso, também é importante saber se na sua cidade tal exigência é feita pelas autoridades locais.
2. Escolha um estilo de letreiro
Escolha um estilo de letreiro que informe ao primeiro olhar do cliente o tipo de segmento da loja ou escritório. Se for uma loja de autopeças, por exemplo, use uma cor mais escura no letreiro. De preferência, transforme uma das letras em figura que sugira a ideia de carro. A letra “o” da palavra “auto” pode vir em forma de um pneu.
3. Atente-se ao tamanho do nome da empresa e complemento
O letreiro deve ser usado principalmente para divulgar o nome da empresa. Se quiser destacar o segmento da empresa (por exemplo, por meio do termo “autopeças”), ele pode vir em tamanho menor. O mesmo vale para slogans ou complementos.
Já o nome da empresa ou marca deve ter tamanho maior.
4. Siga a identidade visual da sua empresa
Quando você desenvolve a identidade visual da sua empresa em uma agência de publicidade ou com um profissional de marketing autônomo, é comum que lhe seja disponibilizado um manual de identidade visual. Esse documento reúne as cores e elementos gráficos que devem ser aplicados em qualquer material da marca, o que inclui os letreiros utilizados na fachada.
5. Adote uma tipografia padrão
Assim como as cores e elementos gráficos, a tipografia (ou seja, o estilo de fonte utilizado para escrever nas suas placas ou letreiros) também pode seguir um determinado padrão. A ideia é que uma mesma fonte seja utilizada em diversas situações, a fim de manter uma identidade, assim como ocorre com as cores.
6. Utilize o espaço para divulgar informações relevantes
Não é apenas o nome e o slogan da empresa que podem aparecer no letreiro. É importante que também sejam divulgadas informações relevantes para o seu negócio, como o telefone, o site, o e-mail, as mídias sociais em que a empresa está presente, etc.
Assim, sempre que alguém passar pelo local e não puder entrar naquele momento, pode anotar esses dados para entrar em contato posteriormente. Só não se esqueça de hierarquizar bem essas informações, principalmente por meio do tamanho, como mencionamos na dica 3.
Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.
Como escolher o material para o meu letreiro?
Além de observar as práticas anteriormente citadas, é importante pensar na escolha do material que será utilizado na fabricação do letreiro. Nós elaboramos uma lista com os 6 principais materiais que podem ser utilizados. Veja!
1. MDF
É indicado para quem deseja um material de baixo custo, que seja sustentável e ao mesmo tempo tenha grande durabilidade. É recomendado para ambientes internos, mas também pode ser usado em áreas externas, desde que o letreiro não fique exposto ao sol e à chuva para não danificá-lo. A limpeza do letreiro em MDF também é simples: com apenas um pano seco você tira a sujeira que pode acumular nas letras.
2. PVC Expandido
Ao contrário das letras em MDF, os letreiros feitos em PVC têm grande resistência à água e à umidade. É por esse motivo que esse tipo de letreiro pode ser instalado na parte externa da empresa também.
O PVC tem a aparência e as características da madeira, pode ser lixado e serrado, por exemplo, mas é um tipo de material que necessita de pouca manutenção, o que significa que tem bom custo-benefício. Assim, adotar o PVC como material para os letreiros da sua empresa pode ser uma boa ideia.
3. Acrílico
É um tipo de letreiro nobre, sofisticado, que mantém o brilho natural do material sem ofuscar a delicadeza da letra. As peças são cortadas a laser e podem ser feitas em qualquer medida. É o material que permite o acabamento mais perfeito, pelo tipo de corte que é feito nas letras.
4. Aço Inox
As letras em aço inox são próprias para recepções e fachadas porque transmitem rusticidade, mas ao mesmo tempo requinte. Além dessa imagem, o aço inox é um material altamente resistente e pode ser usado para diversos tipos de segmentos de empresas. Também são ideais para ambientes externos, com foco em empresas em beira de praia, pela durabilidade.
5. Chapa Galvanizada
São as chamadas letras em alto relevo. Se o segmento da sua empresa permite um destaque com cores, o letreiro em chapa galvanizada pode ser a solução mais indicada. Nesse tipo de letreiro, as peças em aço podem ser combinadas com luzes de LED.
As letras em chapa galvanizada podem ter vários acabamentos. São muito usadas em empresas de arquitetura, fachadas de lojas, fachadas de construtoras e escolas.
6. Letra-Caixa com LED
As letras com iluminação por LEDs são muito elegantes e muito indicadas para fachadas cujos objetivos são o requinte e a sofisticação, aliados aos poderes de atração que uma iluminação bem trabalhada pode exercer.
A iluminação pode ser indireta (ou seja, a luz é projetada diretamente na parede ou na superfície em que está aplicada), ou então pode-se optar pela iluminação frontal. Nesse caso, a face é em acrílico, proporcionando um efeito de luminoso para as letras.
Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.
Confira a dica especial da SP Letras
Seja qual for o estilo do seu letreiro, a limpeza é fundamental. Portanto, faça sempre a manutenção. Nos primeiros sinais de envelhecimento, considere imediatamente a possibilidade de reformular ou refazer seu letreiro. É importante que você não veja essa atividade como um gasto, mas sim como um investimento para gerar mais lucratividade para o seu negócio.
Escolher o melhor letreiro é uma forma de desejar boas vindas aos seus clientes. Quer saber mais informações sobre letreiros? Que tal então nos seguir nas mídias sociais? Nós estamos presentes no Google+, no LinkedIn, no Pinterest, no Twitter, no YouTube e no Facebook.
Quer saber mais? Baixe grátis nosso Guia Como Escolher o Melhor Letreiro! Clique na imagem abaixo.