Saiba como melhorar a gestão de estoques da sua loja

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
gestão de estoques

Um dos grandes desafios do lojista para manter a qualidade do seu atendimento é a gestão de estoques. De nada adianta ter uma equipe bem treinada, um bom ambiente para receber o cliente e um mecanismo de cobrança eficientes, se você não consegue garantir a entrega dos seus produtos de forma rápida.

A gestão de estoques uma atividade que consiste em organizar o recebimento, o armazenamento e a reposição dos produtos da sua loja. Estabelecimentos varejistas, com grande saída de mercadoria, precisam de mais atenção ainda neste quesito. Uma gestão mal feita dos estoques significa uma significativa perda financeira.

Veja algumas dicas para melhorar a gestão de estoques da sua loja:

Calcule bem a demanda

Uma boa gestão de estoques é aquela realizada com base no histórico de vendas da sua loja. Por isso é tão importante o acompanhamento de tudo o que sai do estabelecimento para que você possa ter uma noção de quais setores precisam ser mais reforçados.

Se você é dono de uma livraria, por exemplo, deve saber que os best-sellers vendem mais do que os livros científicos. Portanto, são os primeiros que devem ter prioridade na sua reposição de estoques. Assim você não corre o risco de deixar insatisfeitos aqueles clientes interessados neste tipo de produto.

Faça promoções

Um problema que os lojistas enfrentam em seus estoques é a falta de espaço para o armazenamento de produtos. Em geral, as lojas não dispõem de galpões muito grandes para montarem estruturas adequadas, principalmente aquelas que ficam localizadas em shoppings, ou em centros comerciais.

Assim, você não pode deixar que seu estoque fique cheio de produtos que estão com baixa procura. Neste caso, é melhor se livrar deles realizando promoções e ofertas especiais, chamadas comumente de queima de estoque.

Embora pareça ser uma coisa ruim, pois você perde margem de lucro naqueles produtos, lembre-se que estará liberando espaço para receber produtos com mais saída junto aos clientes. E, além disso, os produtos integrantes da queima de estoque ainda demorariam muito tempo para serem vendidos.

Atenção aos prazos de validade

Essa dica é muito importante para quem trabalha com produtos perecíveis. Não deixe que o prazo de validade chegue ao limite, para não correr o risco de perder vendas. Faça um controle rigoroso dos prazos de validade dos seus produtos e posicione-os de forma que possa favorecer a distribuição deles na loja rapidamente, quando já estiverem estocados há muito tempo.

Selecione bons fornecedores

Fornecedores que atrasam entregas são uma dor de cabeça para os lojistas. Afinal de contas, como fazer uma boa gestão de estoques se o fornecedor não consegue entregar os produtos na data combinada?

Mais do que os preços, a seleção do fornecedor deve ser feita com base na qualidade do serviço prestado. Não adianta nada se você tem o parceiro com o melhor preço do mercado, se ele entrega o produto depois de muito tempo que o cliente o solicitou.

Procure fornecedores pontuais e com boa flexibilidade para atender a demandas urgentes.

Automatize processos

É impossível fazer uma boa gestão de estoques utilizando apenas papel e caneta. Atualmente, o mercado oferece centenas de softwares de gestão de estoques práticos, simples e que oferecem a possibilidade do controle por meio do próprio celular ou tablet. Não fique para trás!

Gostou deste conteúdo? Então siga a nossa marca nas redes sociais: Facebook, Google +, Linkedin, Pinterest, Twitter e Youtube!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação