Desenvolver um logotipo não é tarefa simples. É preciso pesquisar sobre a marca e sobre o target, pensar na forma de consumo do produto ou serviço, se existe somente uma forma de consumi-lo ou se existem várias, etc. Tudo isso demanda tempo e muito trabalho por parte do profissional de comunicação.
Quando começar a parte prática do trabalho, será o momento de pensar como será armado esse logotipo. Ele pode ser feito somente com imagens, vetores, objetos, com texto ou somente texto, o famoso “all type”. E, como em toda forma de comunicar, a tipografia também é muito importante. Vamos listar algumas tipografias de acordo ao seu negocio. Abra a sua cabeça para a criação e comece a trabalhar!
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Tipos de fontes para você usar no seu logotipo
Se você trabalha com advocacia,ou alguma empresa onde o foco é a tranquilidade, autoridade e dignidade, as tipografias serifadas podem ser a sua solução. A mais famosa é a “Times New Roman”, mas existe uma série delas:
Outro tipo de tipografia é a sans-serifa ou não serifada. O exemplo clássico é a “Helvetica”. Ela transmite modernidade, alegria, segurança e serenidade. Se você trabalha com produtos tecnológicos ou quer transmitir alguma dessas sensações, utilize as tipografias abaixo:
As tipografias manuscritas transmitem contato, proximidade com as pessoas, pois, ao imitar a escrita humana, seria como se a sua marca “assinasse um contrato” com o seu target. Veja alguns exemplos:
Outro tipo de tipografia muito utilizado é a moderna. Aqui, existem diferenças entre a espessura fina e grossa. É uma tipografia mais jovem e mais alegre. Se o seu negócio está voltado para a área do entretenimento, diversão, férias ou é um público jovem, que não seja infantil, veja alguns exemplos de tipografias que poderá utilizar:
As tipografias de display são as comemorativas e podem ser utilizadas por qualquer empresa, desde que seu foco esteja na aventura, desafio, quadrinhos, etc. Mas essas tipografias também podem remeter a objetos ou a pessoas. Portanto, depois de ver alguns exemplos dessa tipografia, veja se ela se parece com o seu negócio:
Cada tipografia deve ser utilizada pensando de acordo com o seu negócio. Porém, a criatividade e a inovação existem para serem utilizadas. Se encontrar uma forma de comunicar seu logotipo usando uma tipografia diferente, não tenha medo. Comunique corretamente e tudo dará certo.
Uma tipografia não mencionada neste artigo – mas muito usada pelas pessoas que têm pouco conhecimento sobre design – é a Comic Sans. Por parece engraçadinha, as pessoas se sentem identificadas. Mas, ao menos que não seja para fazer o convite da festinha do seu filho, o recomendável é não utilizar. Afinal, com tantas tipografias existentes no mercado, por que usaríamos esta, não é mesmo?
Pesquise bem a área de atuação do seu negócio, faça um logotipo bem bonito e comece a trabalhar. Mãos a obra!