22 tipografias para você usar no seu logotipo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
tipografia

Desenvolver um logotipo não é tarefa simples. É preciso pesquisar sobre a marca e sobre o target, pensar na forma de consumo do produto ou serviço, se existe somente uma forma de consumi-lo ou se existem várias, etc. Tudo isso demanda tempo e muito trabalho por parte do profissional de comunicação.

Quando começar a parte prática do trabalho, será o momento de pensar como será armado esse logotipo. Ele pode ser feito somente com imagens, vetores, objetos, com texto ou somente texto, o famoso “all type”. E, como em toda forma de comunicar, a tipografia também é muito importante. Vamos listar algumas tipografias de acordo ao seu negocio. Abra a sua cabeça para a criação e comece a trabalhar!

Que tal ouvir este artigo?

22 tipografias para você usar no seu logotipo

Se você trabalha com advocacia,ou alguma empresa onde o foco é a tranquilidade, autoridade e dignidade, as tipografias serifadas podem ser a sua solução. A mais famosa é a “Times New Roman”, mas existe uma série delas:

  1. Calluna Regular
  2. Jura
  3. Just Old Fashion
  4. Organic Elements

Outro tipo de tipografia é a sans-serifa ou não serifada. O exemplo clássico é a “Helvetica”. Ela transmite modernidade, alegria, segurança e serenidade. Se você trabalha com produtos tecnológicos ou quer transmitir alguma dessas sensações, utilize as tipografias abaixo:

  1. Expressway Regular
  2. Code Free
  3. Gabo
  4. Zag Regular
  5. Franchise

As tipografias manuscritas transmitem contato, proximidade com as pessoas, pois, ao imitar a escrita humana, seria como se a sua marca “assinasse um contrato” com o seu target. Veja alguns exemplos:

  1. Halo Handletter
  2. Pacifico
  3. Christopher Hand
  4. Brannboll Fet Regular
  5. Lavanderia

Outro tipo de tipografia muito utilizado é a moderna. Aqui, existem diferenças entre a espessura fina e grossa. É uma tipografia mais jovem e mais alegre. Se o seu negócio está voltado para a área do entretenimento, diversão, férias ou é um público jovem, que não seja infantil, veja alguns exemplos de tipografias que poderá utilizar:

  1. Ayita Pro
  2. Lobster
  3. Itsadzoke
  4. Sniglet
  5. SEAH´S

As tipografias de display são as comemorativas e podem ser utilizadas por qualquer empresa, desde que seu foco esteja na aventura, desafio, quadrinhos, etc. Mas essas tipografias também podem remeter a objetos ou a pessoas. Portanto, depois de ver alguns exemplos dessa tipografia, veja se ela se parece com o seu negócio:

  1. Burrito
  2. Quadranta
  3. LOT

Cada tipografia deve ser utilizada pensando de acordo com o seu negócio. Porém, a criatividade e a inovação existem para serem utilizadas. Se encontrar uma forma de comunicar seu logotipo usando uma tipografia diferente, não tenha medo. Comunique corretamente e tudo dará certo.

Uma tipografia não mencionada neste artigo – mas muito usada pelas pessoas que têm pouco conhecimento sobre design – é a Comic Sans. Por parece engraçadinha, as pessoas se sentem identificadas. Mas, ao menos que não seja para fazer o convite da festinha do seu filho, o recomendável é não utilizar. Afinal, com tantas tipografias existentes no mercado, por que usaríamos esta, não é mesmo?

Pesquise bem a área de atuação do seu negócio, faça um logotipo bem bonito e comece a trabalhar. Mãos a obra! 

Criação e Design

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay