4 vantagens da comunicação visual que você não pode ignorar

vantagens da comunicação visual

Saber onde e como investir os lucros da empresa, de forma a reforçar seu posicionamento e otimizar as vendas, é cada vez mais complicado. Com inúmeras formas de marketing e de comunicação, decidir quais meios utilizar leva tempo e dinheiro. Uma das saídas é a comunicação gráfica ou visual!

Embora muitos pensem que é obsoleta e pouco rentável, ela tem enorme importância para a construção de marcas e grande eficácia ao alavancar empresas no mercado! Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da comunicação visual!

Quais as vantagens da comunicação visual?

Transmissão das informações de maneira direta

A linguagem visual é amplamente conhecida por ser simples e direta ao carregar informações que valem por mil palavras, como diz o ditado popular.

Pense, por exemplo, nos valores de sua empresa: como dizer a todos os clientes e potenciais consumidores e parceiros por quais ideais a sua marca preza de forma efetiva e em pouco tempo?

Com a linguagem verbal, isso seria um trabalho difícil e com grandes chances de falha. No entanto, a comunicação visual permite que sua empresa crie um logo e todo um manual de identidade que o acompanha.

Eles devem ser usados em todos os materiais de divulgação, traduzindo aqueles valores em um ícone conciso e simples de entender.

Flexibilidade de aplicações

Informações textuais e outras formas de multimídia, como inserções de áudio, têm restrições amplas quanto à sua aplicação. Os textos não podem ser usados em locais de língua estrangeira e comunicações por áudio precisam de equipamento específico para sua reprodução.

Comunicações visuais, pelo contrário, podem ser usadas em todos os lugares, tamanhos e materiais.

Um logo, por exemplo, deve estar presente no site da empresa, nas embalagens de produtos, na fachada do prédio que abriga a sede, em materiais promocionais, como cartões de visita e em uniformes. Isso tudo, sem sofrer perdas de significado.

Impacto maior

Somos atraídos pela linguagem visual desde a primeira infância, devido à sua leitura fácil e intuitiva. Isso confere a ela um impacto muito maior do que uma mensagem transmitida apenas textualmente, que pode se tornar cansativa.

Exemplos clássicos são as peças publicitárias da varejista italiana Benetton, que chocaram e conscientizaram o mundo nos anos 90. Elas tratavam de temas como racismo, violência, geopolítica e preconceito em anúncios que consistiam de uma única imagem e pouquíssimos textos.

As possibilidades são muitas

É impossível pensar em publicidade e em marketing, atualmente, sem falar de criatividade. A tecnologia avançou muito nas últimas décadas e a cada dia mais. Isso tornou possível a produção, em massa, de peças de comunicação visual muito diferenciadas, inovadoras, e interativas.

Portanto, a comunicação visual não é meramente estética: ela é estratégica, se soubermos unir criatividade ao marketing.

O cartão de visitas dos profissionais ligados ao serviço de transporte de cargas da TAM é um exemplo. Ele pode ser dobrado e transformado em uma pequena caixa, que imita aquelas transportadas por meio desse serviço.

Por que usar a comunicação visual?

Reforçar o branding e aumentar a autoridade

Você pode e deve usar a comunicação visual para trabalhar melhor o branding do seu negócio. Ele diz respeito à impressão que os consumidores têm da sua marca e a comunicação visual é uma agente de peso na construção dessa opinião.

Quanto melhor for trabalhado seu branding, consequentemente, a autoridade da marca aumenta.

Ele é valioso para criar uma unicidade e uniformidade nas propagandas da empresa. É difícil harmonizar elementos como a fachada da loja, embalagens, propagandas publicitárias etc. sem ter uma comunicação visual bem delineada.

Atrair mais clientes

Não podemos ignorar a importância da publicidade para a prospecção de novos clientes. Nesse sentido, a comunicação visual tem papel muito importante. Acima, falamos da facilidade de aplicabilidade que ela prevê.

Para veicular peças publicitárias que atraem mais clientes, como o anúncio de uma promoção, são inúmeras as opções e variedades:

  • distribuição de flyers e adesivos;
  • adesivação de vitrines;
  • outdoors;
  • confecção de diversos produtos que tenham o intuito de divulgar a marca, como canetas ou broches de brinde;
  • embalagens personalizadas;
  • customização da fachada da loja etc.

Obter bom custo-benefício

Investir na criação ou na renovação de todo seu material visual pode parecer um gasto elevado em curto prazo, mas o retorno em médio e longo prazo supera facilmente o dinheiro investido.

Um branding bem feito e aplicado corretamente, associado a ações de marketing e divulgação, pode ser a diferença entre uma marca desconhecida e uma empresa de referência.

Educar o consumidor quando o serviço ou produto é inovador

O mundo mudou muito nas últimas décadas e, com isso, novos tipos de serviços e produtos inovadores surgiram. Por isso, eventualmente, o público tem certa dificuldade em entender de primeira sobre o que se tratam.

Pense na Uber, por exemplo. A empresa inovou ao usar a tecnologia dos aplicativos para simplificar e aperfeiçoar o serviço de motoristas particulares. Atualmente, todos sabem como funciona. Mas, no início, foi preciso um trabalho de educação do público.

Em casos como esse, a comunicação visual é poderosa. Afinal, dificilmente as pessoas se sentarão para ler um texto grande que explique como sua empresa trabalha e o que oferece.

Já uma comunicação visual bem trabalhada é um esforço bem melhor direcionado, pois tem chances muito maiores de chamar a atenção e despertar a curiosidade, mesmo que seja feito aos poucos.

Quais as desvantagens da comunicação visual?

Uma propaganda exagerada, que não transmita a alma do seu negócio, ou uma propaganda que traga ideias equivocadas pode ser um tiro no pé.

Além disso, quando se trata de comunicação visual física (como fachadas, outdoors etc.) é preciso ter atenção à legislação do local, já que muitos lugares restringem os tamanhos de placas e letreiros, como forma de evitar a poluição visual.

Materiais físicos também oferecem certa desvantagem em relação a dados variáveis, como em impressos. Se você fez um flyer para uma festa e sua data for alterada, aquele material será perdido.

Se não for dada a devida atenção à forma como esses impressos serão veiculados, isso também pode causar um problema. Ter diversos folhetos que promovem a sua loja jogados pela rua, poluindo o meio ambiente, prejudica muito a percepção do consumidor e a autoridade da sua marca.

Por último, podemos citar como desvantagem a abrangência da comunicação visual offline, que tem menor alcance do que aquela veiculada no ambiente digital. Mas, vale lembrar, não diminui o seu impacto!

Nesta postagem, vimos alguns dos motivos pelos quais devemos investir ou reforçar a comunicação visual da sua empresa, mas também as possíveis implicações que o uso descuidado dela pode causar. No geral, quando pensamos em vantagens e desvantagens da comunicação visual, os benefícios ainda saem em disparada.

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