5 características de uma loja de sucesso

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5 características de uma loja de sucesso

Independentemente do tamanho ou segmento de atuação do seu negócio, lojas bem-sucedidas contam com vários atributos em comum.

A criação de uma estratégia bem definida, voltada para o fortalecimento da imagem da empresa e o alinhamento da equipe (desde o segmento de estoque até o de venda), por exemplo, são algumas das principais características de uma loja de sucesso.

Para quem deseja atuar no varejo, é fundamental conhecer os principais elementos que tornam alguns negócios muito mais atrativos do que outros. Quer saber quais são eles? Então não deixe de conferir o post de hoje!

Possuem um ambiente agradável

Lojas de sucesso contam com um ambiente agradável, que inspira confiança e traz conforto ao cliente, tanto internamente quanto externamente. Além de serem limpas e organizadas, lojas de sucesso contam com uma boa iluminação, cores agradáveis e até aromatizadores de ambiente.

A disposição dos produtos também é uma das características de uma loja de sucesso que pode deixar o espaço menos ou mais acolhedor. Evite sempre entulhar produtos e procure trabalhar com as cores e a disposição das mercadorias, evitando que o cliente fique confuso com o ambiente.

Mais do que a estética, muitas lojas vêm investindo no bem-estar dos consumidores e fazendo muito sucesso. Uma boa trilha sonora, água e café frescos e até locais de descanso são uma ótima pedida para que o cliente passe mais tempo na loja e, consequentemente, acabe consumindo mais.

Por fim, a fachada também deve ser objeto de preocupação. Invista em um bom letreiro que esteja alinhado com a identidade visual do negócio.

Contam com um excelente atendimento

A equipe de vendas é o coração de toda loja. Sem uma equipe bem preparada é difícil fechar negócios e conquistar clientes fiéis. Um atendimento mal feito acaba com qualquer possibilidade de venda e pode trazer consequências negativas ao estabelecimento.

Uma das providências tomadas pelas lojas de sucesso é a realização de treinamentos periódicos visando à capacitação e ao aprimoramento dos vendedores. Essa é uma das características de uma loja de sucesso com alto número de vendas e fluxo de clientes.

Cuidam do pós-venda

Tratar um cliente como um rei visando a conclusão de uma venda é algo que muitos lojistas sabem fazer muito bem. Porém, depois de entregue o produto, como fica o pós-venda?

Em muitas lojas, a situação só piora nos casos de reclamações ou defeitos. Por isso, é fundamental manter treinamentos também para esse tipo de situações, que costumam ser as mais complicadas.

Esse é um dos segredos de muitas lojas de sucesso, que sabem contornar situações de conflito, priorizando sempre a satisfação do cliente. Por mais que o consumidor não tenha razão em alguma situação, o vendedor precisa contar com elementos para minimizar o dano e evitar uma má reputação para o estabelecimento.

Realizam promoções e ações de marketing

Para atrair clientes, o lojista precisa se concentrar em ações dinâmicas de marketing. Promoções, descontos e datas comemorativas devem sempre ser explorados com o objetivo de atrair a curiosidade do público e gerar movimento.

Utilizar recursos visuais como banners e adesivos para chamar a atenção é sempre uma boa pedida. A panfletagem deve ser avaliada com cautela, já que muitos consumidores a consideram uma prática invasiva, o que a torna pouco eficaz.

No caso das promoções, procure estabelecer um prazo curto de duração, criando a sensação de urgência no consumidor.

Não prometem o que não podem cumprir

Criar expectativas definitivamente não é uma das características de uma loja de sucesso. Evite ao máximo prometer ao seu cliente algo que você não pode cumprir. Para que isso ocorra, tenha um monitoramento constante dos estoques, estabeleça prazos com os fornecedores e simplesmente esqueça as falsas promessas.

Você pode até pegar o contato do cliente para avisá-lo caso o produto chegue, mas não solicite que ele retorne em uma data específica sem a certeza de que o produto estará disponível.

São ações simples que são capazes de transformar uma loja, trazendo-lhe mais prosperidade e sucesso. Agora que você já conhece algumas dicas, não deixe de conversar com toda sua equipe, e mãos à obra!

Agora que você conheceu algumas características fundamentais de uma loja de sucesso, que tal continuar por dentro de outras novidades exclusivas para o seu negócio? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

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Ricardo Gonçalves

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