5 dicas para criar o nome perfeito para sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
criar nome para empresa

Criar o nome para empresa é uma das questões mais importantes para quem está iniciando um novo negócio: é ele que vai se sustentar na memória dos futuros clientes e levar os valores da empresa pelo mercado.

Para que aquela recordação seja facilmente acessada e sua marca rapidamente lembrada, deve-se analisar várias opções de denominação até chegar à escolha final. Não é uma tarefa fácil!

A designação tem uma força muito grande de impacto no mercado. Por esta razão, a escolha não deve se basear apenas em gostos pessoais.

Dúvidas para criar nome para empresa? Veja ótimas dicas para uma escolha correta!

1. É importante planejar

A criação de uma empresa não pode ser aleatória. Não apenas o nome, mas também a marca, a imagem e a personalidade dela: tudo isto leva tempo e requer estudos.

O posicionamento da empresa no mercado e os objetivos que ela pretende devem ser demarcados anteriormente: isto facilitará os caminhos para nomeá-la.

Planejar é perguntar-se “onde estamos?”, “para onde queremos ir?” e “como chegar lá?”. As etapas de um adequado planejamento podem ser determinadas de formas diferentes, mas é sempre bom elencar as principais:

Análise do cenário

Como está o mercado? Que opções dentro da sua área podem ser encontradas? Quem serão meus principais concorrentes? O que eles fazem? Seu plano de negócios precisa ser realista.

Definição de objetivos

Quais as suas metas e objetivos? Que posição de mercado pretende alcançar?

Definição de estratégias

O que se deve fazer estrategicamente para chegar aos objetivos que definiu? Que diferencial competitivo você pode buscar?

Elaboração de um programa de ações

Liste cada ação a desenvolver para cumprir suas metas e ter os objetivos alcançados.

Com todo esse planejamento montado, pode-se mais facilmente definir a imagem e o nome de sua empresa. As chances de acertar serão maiores, e ela nascerá com personalidade.

2. Busque clareza

O nome precisa ser claro, desde o som quando pronunciado até a sensação que o nome pode transmitir.

Ao dizer em alto e bom tom o nome ele gera alguma dúvida? Parece com alguma coisa chistosa? Confunde-se com outra marca já existente?

A escrita também deve ser fácil. Isso ajuda na compreensão e nas buscas na internet. Se o nome for fácil de soletrar é ainda melhor e, por isso, evite variações de nomes simples utilizando letras mais difíceis — como K, W e Y. Ideias assim podem confundir os clientes, dependendo de seu público-alvo.

3. Aposte no que seja fácil de lembrar

Já temos coisas demais na nossa cabeça para memorizar e lembrar ao longo da nossa vida: sua marca pode contribuir ou ser mais algo relevante! Se o nome relacionar-se a algo positivo, a sensações, a atitudes, vai ficar mais fácil para registrar e guardar.

Nomes curtos são mais fáceis, já que uma frase longa pode perder o sentido.

Às vezes, uma única palavra fica gravada para sempre. Pense em exemplos de sucesso, como: Google, Apple, Ferrari.

4. Não abuse das siglas

As siglas podem ser solução de simplicidade, a forma de enxugar uma frase em “uma palavra só”. Mas elas também podem confundir!

Se o significado da sigla não ficar claro para os clientes, eles poderão trocar o nome da empresa, confundindo uma letra ou mesmo esquecendo que letras fazem parte do acrograma. Serão dois trabalhos para o cérebro: decorar a sigla e identificar o significado dela.

5. Veja uma denominação que venda a marca

Ao criar nome para empresa, você também precisa transmitir alguma informação. Não precisa ser literal, mas é importante que o cliente tenha pelo menos uma ideia sobre o que se trata quando vir ou ouvi-lo.

É preciso captar (e transmitir) a essência do negócio!

Criar nome para empresa não é tarefa simples de solucionar. Mas pensar em tudo isso vai tirar erros grandes do caminho. O nome é algo que poderá durar por gerações, e precisa ser maior do que você!

Este texto foi útil? Então curta nossa página no Facebook para outras informações!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação