Conheça 5 formas eficientes de divulgar pequenas empresas

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divulgar pequenas empresas

Muitos donos de pequenas empresas acreditam que, para divulgar seu negócio, é necessário fazer grandes investimentos em publicidade. No entanto, um trabalho de publicidade contínuo e focado é muito mais eficiente do que uma grande campanha de divulgação a cada seis meses, por exemplo.

Para ajudar os pequenos empresários nessa etapa, reunimos aqui 5 dicas eficientes para divulgar sua empresa às pessoas certas, com eficiência e com um baixo investimento!

Quer conhecer essas formas de divulgar pequenas empresas sem riscos de rombos no orçamento? Continue a leitura e saiba mais!

1. Invista em fidelização

Fidelizar a clientela custa muito menos do que investir em novos clientes. Além disso, clientes fiéis respondem por mais da metade das vendas de uma empresa. Sem falar que um cliente fiel e satisfeito fala bem e indica a empresa para outras pessoas, fazendo do “boca a boca” o melhor meio de divulgação. Mas como fidelizar clientes?

A melhor maneira de conquistar um cliente é oferecendo um tratamento que o faça sentir especial: pode ser um pequeno mimo, cupons de desconto, vantagens de um clube de fidelidade, cartões no aniversário ou em outras datas comemorativas, newsletters exclusivas etc.

Essas ações custam muito pouco e fazem uma grande diferença, pois estabelecem um vínculo afetivo entre cliente e empresa.

2. Invista em marketing digital

Uma ótima maneira de divulgar pequenas empresas gastando pouco é investindo em marketing digital.

Um site interessante e sempre atualizado, contendo informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços, um blog de conteúdo relevante, uma página no Facebook e um perfil no Instagram são formas de interagir com seu público-alvo e divulgar seu negócio de maneira eficaz.

Outra forma de impulsionar seu marketing digital é participando de grupos e comunidades na internet, publicando comentários que ajudem a resolver problemas dos outros membros ou respondendo a perguntas. Talvez isso leve algum tempo, mas a recompensa chegará em forma de novos clientes.

3. Aposte na comunicação visual

A fachada, as portas e os letreiros de um estabelecimento é a primeira memória visual que os clientes terão do seu negócio. Eles podem, em poucos segundos, passar para as pessoas uma ideia do seu negócio, como os produtos oferecidos e o nível dos preços.

Cuidar da fachada não é apenas um detalhe! Cartazes e letreiros devem chamar atenção, mesmo quando a loja estiver fechada, despertando o interesse de quem passa.

Em alguns casos, uma simples mudança na fachada ou no letreiro faz com que muitas pessoas comecem a reparar na sua empresa, o que, consequentemente, pode refletir no aumento de vendas.

4. Contrate uma assessoria de imprensa

Ser notícia é uma ótima maneira de divulgar seu negócio, já que reportagens geram muito mais credibilidade do que uma campanha publicitária.

Para receber cobertura de jornais locais, TV ou rádio, é preciso ser notícia e, para isso, talvez valha a pena contratar uma assessoria de imprensa. Essa atividade profissional é a responsável por correr atrás dos representantes dos veículos de comunicação, divulgando sua empresa e sugerindo pautas que tenham conteúdo relacionado ao seu negócio.

Essa é uma boa estratégia, que pode ser realizada de maneira pontual e algumas vezes por ano, dependendo da época ou de um acontecimento relacionado ao seu negócio.

5. Abra suas portas

Realize um evento, festa ou encontro no seu estabelecimento. Escolha uma causa que você acredite e atraia outras pessoas interessadas no assunto. Essa é uma boa maneira de atrair potenciais clientes, apresentando seu negócio e seus produtos.

Quando organizar esse tipo de evento, procure outras empresas para parcerias. Junte forças e façam a divulgação entre os seus contatos e clientes. Aproveite  a oportunidade para também realizar ações promocionais envolvendo o seu negócio e cadastrar novos clientes em potencial.

Antes de investir em divulgação acessível, não se esqueça! De nada adianta se lançar no mercado se o seu produto ou serviço não apresenta qualidade. Nem o melhor publicitário do mundo consegue emplacar algo que não satisfaça as exigências do mercado!

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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