6 dicas para criar a identidade visual da sua startup

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sabe-se que as startups estão crescendo muitos nos últimos anos e dominando grande parte do mercado. Para arcar com tamanha responsabilidade, é necessário que essas empresas definam bem seu nicho e fortaleçam ao máximo sua marca.

E o que melhor para fortalecer uma marca do que possuir uma identidade visual forte e consistente? Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas para criar a identidade visual de uma startup. Vamos conferir?

1. Pesquise bastante

Para se chegar ao uma identidade visual coerente, o primeiro passo é analisar seu nicho de mercado, estudar seus concorrentes e juntar o máximo de informações que você conseguir sobre seu posicionamento. Defina as qualidades da sua startup, seus pontos fortes, fracos, as dificuldades e as oportunidades que podem surgir. A análise SWOT é uma ótima maneira de avaliar casos como este. O mais importante é levar toda a informação em conta para que você consiga saber onde sua empresa está se metendo.

2. Defina os conceitos e a filosofia

Para criar uma identidade visual coerente, é preciso que sua empresa tenha uma filosofia e posicionamentos bem definidos. Qual imagem você quer passar para o mundo? Qual imagem você realmente passa? Essas questões precisam ser pensadas por toda a startup para que vocês consigam chegar a uma conclusão; só assim vocês conseguirão ir para o próximo passo da lista.

3. Crie o seu nome

Depois de definida a filosofia da empresa, assim como seus conceitos e visão, o próximo passo é a criação do nome. É óbvio que o nome de sua startup deve refletir os conceitos definidos por vocês no passo anterior, além de englobar os serviços a que sua empresa se propõe a fazer. Uma ótima ideia é criar um canvas, que define todas as principais palavras estratégicas que envolvem seu negócio, público-alvo e diferenciais. Depois disso, é hora de trabalhar com verbos e adjetivos que tenham relação com as palavras obtidas. O processo de eliminação é o próximo passo, até que você chegue a um único nome, que será o que representará a sua startup.

4. Leve em conta os canais de comunicação

Cartão de visitas, letreiro, papelaria coorporativa, assinatura de e-mail, flyers, redes sociais e até uniformes de funcionários são canais de comunicação de uma empresa. Por isso, deve-se pensar em características e cores de sua identidade visual que se adequem a todas essas plataformas.

5. Procure ajuda profissional

Para que todo o seu trabalho não tenha sido em vão, a contratação de um profissional de comunicação que esteja habilitado para desenvolver uma identidade visual é primordial. Ao passar as informações conseguidas até aqui para o profissional, ele com certeza irá saber trabalhar melhor com sua empresa e, consequentemente, criará uma identidade visual efetiva e coerente com o seu negócio. Você deverá se unir ao profissional e, juntos, escolherem as melhores opções de logo e outras peças gráficas.

6. Não se esqueça do branding

De nada adianta ter uma identidade visual impecável se sua startup não usá-la corretamente, não é mesmo? Por isso, o uso da identidade visual deve ser feita em todo e qualquer material de sua empresa afim de que, com ele, você consiga carregar o conceito do seu negócio. Um estudo para definir a aplicabilidade do seu logo e da sua identidade visual também é extremamente necessário.

Você tem mais alguma dica para criar uma identidade visual de qualidade para uma startup? Então, compartilhe-a com a gente nos comentários!

Se preferir, fale conosco!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay