8 tendências sobre comunicação visual que você não pode ficar sem saber

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Informações relevantes e atuais sobre comunicação visual ainda são difíceis de encontrar, mesmo na internet. A maioria dos empresários realmente se preocupa com a imagem que sua empresa passa, por isso, ficar atento a dicas que possam ajudar a entender melhor a mecânica de uma boa comunicação visual é essencial. Para ajudar, elencamos algumas tendências sobre comunicação visual que você não pode ficar sem saber. Vamos conferir?

1. Tipografia

No que se refere à tipografia do logo ou de alguma outra peça de comunicação visual, a dica é sempre atentar para o conceito de seu negócio. É claro que a escolha da tipografia depende muito da fatia de mercado em que você está inserido, mas a tendência é cada vez usar menos fontes fantasia e prezar mais pela simplicidade.

2. Ilustrações

Ainda falando sobre composição, uma prática que está em alta é a utilização de ilustrações em peças gráficas de empresas. De uns tempos para cá, muitas marcas começaram a fazer uso de ilustrações como forma de tornar sua comunicação mais lúdica. Quem sabe você não pode adotar essa tendência?

3. Aplicabilidade

A preocupação com a aplicabilidade da comunicação visual de uma empresa já é um assunto importante, mas de uns tempos para cá, essa questão passou a ser cada vez mais central, principalmente no momento da construção de uma marca. Como aplicações, aqui nos referimos a peças gráficas, layouts de websites e até fundos ou paredes para letreiros. O que muitas empresas têm feito é trabalhar com formas e cores que se harmonizam com o maior número possível de aplicações. Como você verá em alguns outros tópicos deste post, aqui a regra principal é simplicidade e efetividade.

4. Identidade visual

A construção de uma identidade visual é algo muito particular a uma empresa e tem variantes bem determinadas. É claro que os conceitos que norteiam essa construção são variáveis, mas o que tem aparecido cada vez mais no mercado são identidades visuais que carregam elementos de sustentabilidade (principalmente no ramo alimentício) e tecnologia.

5. Flat design

A tendência que talvez tenha chegado com mais força neste ano é o flat design. Esse conceito é muito relacionado ao ambiente digital, onde a funcionalidade é necessidade do usuário. Mas a onda da máxima simplicidade, que evita elementos e detalhes visuais extras, chegou também à comunicação visual offline, trazendo características mais minimalistas e icônicas para serem trabalhadas nas peças gráficas de uma empresa, por exemplo.

6. Logo

Seguindo um pouco a linha do último tópico, a tendência no que se refere à construção de logos tem apontado cada vez mais para a simplicidade. A frase “menos é mais” aqui é lei. Nada de detalhes, ornamentos ou palavras muito grandes. O caminho aqui é ser bem icônico, direto e, consequentemente, efetivo.

7. Presença na internet

Hoje, todo mundo está conectado. E dentro desse “todo mundo”, com certeza existem clientes em potencial. Cada vez mais as empresas estão investindo em comunicação visual online para atrair este público. Portanto, a presença de uma marca na internet já se tornou fator determinante para seu sucesso no mercado.

8. Comunicação visual externa: fachadas e letreiros

Por mais que a presença no mundo virtual seja uma necessidade para as empresas, muitas vezes elas esquecem um fator primordial: a comunicação offline. A necessidade de impactar e de se fazer ser lembrada por um público mais próximo é fundamental, principalmente para pequenas e médiaos negócios.

Fachadas e letreiros são as principais e mais eficientes ferramentas de comunicação visual externa que uma empresa pode ter. São elas que apresentam ao consumidor a identidade do negócio. São essas as primeiras características notadas por potenciais clientes que circulam pela área de seu estabelecimento. Visto isso, as tendências, no que se diz respeito à comunicação visual externa, são fachadas bem iluminadas, preferencialmente com cores vivas, guardadas as características das identidades visuais de cada empresa, obviamente.

Você conhece outras tendências em comunicação visual? Compartilhe-as com a gente nos comentários!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay