
Ricardo Gonçalves
Últimos posts por Ricardo Gonçalves (exibir todos)
O letreiro de Hollywood – ou Hollywood Sign, no idioma original – é um marco da região, considerada a capital da sétima arte. Impossível ver aquelas famosas letras brancas e não pensar nas estrelas de cinema, nos palcos de teatro e nas superproduções americanas. Localizado no Mount Lee, letreiro já se tornou um ponto turístico. E a sua curiosa história é mesmo digna de filme.
O lançamento
No início, as letras foram erguidas apenas para divulgar as vendas de um condomínio inaugurado na cidade. Construído por H. J. Whitley, ainda na década de 20, o letreiro dizia HOLLYWOODLAND. Afinal, esse era o nome do novo loteamento residencial no distrito de Hollywood, em Los Angeles.
Localização
As letras ficam no lado sul do Monte Lee, localizado no Parque Griffith. O terreno é áspero e íngreme, de difícil acesso. Além disso, existem várias barreiras proibindo que qualquer pessoa não autorizada se aproxime. E não dá para burlar a segurança. O letreiro é fortemente vigiado pela polícia!
Suicídio de Peg Entwistle
Infelizmente, o sinal está ligado a um evento trágico. Em setembro de 1932, a bela atriz Peg Entwistle saltou da letra H, e faleceu. Peg nasceu no País de Gales, no Reino Unido. Ainda criança, mudou-se para os Estados Unidos com a família. Peg se tornou uma atriz de Hollywood, mas alcançou notoriedade mesmo após o seu suicídio.
Hollywood Sign
O distrito de Hollywood, em Los Angeles, acabou se estabelecendo como o reduto das estrelas do cinema. A expansão do cinema norte-americano transformou a região em um símbolo da sétima arte, assim como as notórias letras, que apareciam em diversos filmes.
A prefeitura resolveu deixar o letreiro no local, de forma permanente. Só que ele tinha sido projetado para durar 18 meses e, durante várias décadas, não passou por nenhuma reforma. Abandonado, o letreiro começou a se deteriorar. Quase chegou a ser destruído em 1939, por causa do seu estado decadente. Foi no ano de 1949 que a Câmara de Comércio resolveu recuperar o monumento. As quatro letras finais, que formavam a palavra “Land”, foram retiradas, para descaracterizar o anúncio.
A reforma nos anos 70
Mesmo tendo sido recuperado na década de 40, o letreiro foi deixado de lado e acabou se deteriorando mais uma vez. Nos anos 70, ele chegou a perder uma das suas letras O, e a metade de outra. Ficou escrito “HuLLYWO D”.
Houve uma comoção para que as letras fossem reformadas, e vários doadores famosos contribuíram para o projeto. Entre eles a Warner Bros Records, o editor Terrence Donnelly e os cantores Andy Williams e Alice Cooper, que fez uma doação em memória de Groucho Marx. Hugh Hefner, criador da revista Playboy, contribui com a reforma do letreiro tanto na década de 70 quanto no projeto mais recente, em 2010.
Curiosidades
Ao longo dos anos, o letreiro passou por algumas transformações, para homenagear visitantes e datas especiais, incluindo eventos políticos e esportivos.
Em setembro de 1987, quando o Papa João Paulo II foi a Los Angeles, as letras foram arranjadas para mostrar a palavra HOLY WOOD, que poderia ser traduzida como “terra sagrada”. Já em abril de 1987, as letras exibiam FOX, para promover a rede de televisão com o mesmo nome. Durante a Guerra do Golfo Pérsico, o letreiro mostrava OIL WAR, que significa “guerra do petróleo”.
Desde a sua criação, o letreiro tem aparecido em diversas produções do cinema. Além dos filmes, as letras brancas de Hollywood já marcaram presença em desenhos animados, como Shrek 2, e séries de TV. Em Os Simpsons, a cidade de Springfield, onde moram Homer e sua turma, tem o seu próprio letreiro inspirado no de Hollywood.
Gostou do post? Então faça seu comentário e compartilhe!