Empreendendo: check-list para quem vai abrir um negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
abrir um negócio

Antes de abrir um negócio, é fundamental conhecer os principais passos para isso: quais os documentos necessários e quais as medidas devem ser tomadas — seja na hora de planejar ou na hora de formalizar sua empresa.

Para ajudar você a empreender da melhor forma possível, confira a check-list que preparamos!

Pesquise o mercado

Antes de formalizar sua empresa, é fundamental conhecer o ambiente em que você deseja atuar. Não basta somente uma boa ideia: é necessário saber se existe uma real demanda pelos produtos ou serviços que pretende oferecer.

O mercado pode estar saturado e, talvez, você seja apenas mais um brigando por pequenos espaços. Certifique-se de que seus produtos ou serviços podem causar impactos positivos para os clientes e, ainda, se destacar dos demais em qualidade e vantagens.

Para quem não possui muitos recursos para bancar uma pesquisa de mercado feita por consultores profissionais, uma boa dica é buscar o SEBRAE, pedir auxílio e informações mais específicas sobre o mercado que pretende atuar.

Planeje-se

Depois de analisar o mercado, é hora de se planejar para colocar tudo em ação. Esta etapa é muito importante, pois é nela que você pode concluir com exatidão se o seu produto ou serviço serão bem aceitos pelos consumidores.

É isso que chamamos de validação. Ou seja, antes de começar a vender, você precisa desenvolvê-lo para alguém que precise ou deseje comprá-lo — o seu público-alvo.

Para saber como desenvolver o que você oferecerá, algumas ferramentas podem ajudá-lo a começar:

  • segmente diferentes tipos de clientes;
  • avalie que tipo de posicionamento você deseja ter no mercado;
  • veja quais são os benefícios que sua empresa tem a oferecer;
  • procure saber se o local de atuação é atrativo para o seu mercado;
  • confira quais serão os canais de distribuição e divulgação para entrar em contato com seus clientes.

Formalize a sua empresa

Depois de vencer as duas primeiras etapas para abrir um negócio, está na hora de formalizar a sua empresa — para só então abrir as portas e começar a faturar.

Para isso, é necessário seguir 7 passos. Veja só:

  1. verifique junto à prefeitura se sua empresa pode ser instalada no local desejado e obtenha o alvará de autorização;
  2. se você for abrir a empresa em uma sociedade, certifique-se de que não haja irregularidades dos sócios junto à Receita Federal e à Secretaria Estadual da Fazenda;
  3. consulte a Junta Comercial para a possível viabilidade do negócio, incluindo o nome da empresa;
  4. já para a marca, o registro deve ser conferido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
  5. obtenha o CNPJ da empresa por meio do site da Receita Federal;
  6. apresente todas as documentações obtidas na Junta Comercial: cópias dos documentos dos sócios, comprovantes de pagamento, contratos sociais e Ficha de Cadastro Nacional;
  7. após a apresentação e aprovação, será gerada a Inscrição Estadual.

Tenha um planejamento de marketing

Não pense que não serão necessárias ações de marketing para alavancar seu negócio só porque sua empresa é relativamente nova/pequena.

Posicionar-se no mercado como um diferencial e transmitir aqueles valores que serão lembrados quando virem a sua marca é um trabalho que se constrói com um plano de marketing eficiente.

O planejamento de marketing visa marcar presença do negócio no ambiente de atuação e manter um relacionamento com seus clientes, de forma que as expectativas de ambos os lados sejam atendidas.

Escolha seus canais de comunicação

Por meio da Internet e do uso de canais como as rede sociais ou blogs, por exemplo, é possível falar com o seu público sobre o que a sua empresa oferece e quais as vantagens que ele terá ao optar por escolher seu negócio. Além do baixo custo, isso proporciona um feedback em tempo real.

Investir em comunicação visual é também importante. Uma apresentação convidativa da loja física, como fachadas e letreiros, divulga claramente a identidade da marca, definindo um posicionamento positivo na mente dos clientes.

Gostou de saber um pouco mais sobre como abrir um negócio? Então não deixe de compartilhar suas experiências conosco  nos comentários!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação