Entenda a importância da comunicação visual para consultórios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
entenda a importância da comunicação para consultórios

A comunicação visual é fundamental para qualquer segmento. É por meio dela que os clientes e possíveis novos compradores identificam a sua empresa em meio a tantos negócios e marcas no mercado. Além disso, o visual costuma ser o primeiro contato de alguém com seu empreendimento.

Os consultórios médicos, por exemplo, possuem um código de ética que deve ser seguido, o que impossibilita diversos tipos comuns de propaganda. Portanto, uma maneira de conseguir atrair os pacientes é com o uso adequado da comunicação visual.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o quanto a comunicação visual para consultórios é fundamental!

Seu material institucional

Esses elementos são produzidos com o intuito de promover a imagem da empresa, neste caso, de um consultório médico. O conteúdo elaborado não vai convidar o público a comprar algum produto ou utilizar determinado serviço, mas sim mantê-lo informado sobre determinadas questões.

O material institucional é utilizado em harmonia com a sua comunicação visual. Dessa forma, a estratégia possui um padrão a ser seguido, e esse modelo possibilita um melhor entendimento por parte dos pacientes.

A fachada do consultório médico

A fachada, muitas vezes, é o primeiro contato que o público tem com um consultório médico. Ela pode transmitir confiança e credibilidade, além de possibilitar o fato de que os pacientes memorizem o seu consultório como um ponto de referência.

São diversos tipos de fachadas que podem ser produzidas, de acordo com o tipo de paciente que o consultório atende ou a atividade desempenhada.
Um ginecologista, por exemplo, terá uma fachada diferente da de um cardiologista, certamente, pois cada um atende a pessoas diferentes em situações distintas.

Portanto, fique atento sempre para o fato de que a fachada deve transmitir exatamente o que o consultório é e presta à sociedade.

Os itens de papelaria

Outro artifício indispensável na comunicação visual são os itens de papelaria.
Alguns produtos são essenciais para os relacionamentos alimentados pelo consultório e, quando bem personalizados, poderão ajudar a melhorar a sua imagem diante de seus pacientes.

Confira alguns desses itens:

  • cartão de visita;
  • cartão de agendamento de consultas;
  • receituário médico;
  • envelopes e/ou pastas.

Esses materiais são primordiais dentro de um consultório médico, pois apresentam um bom padrão de design e seguem a mesma identidade visual. Assim, colaborarão para melhorar sua lembrança no mercado e marcar presença diante de seus pacientes.

Com cores únicas, é possível transformar o consultório em um local de atendimento único!

Muitos clientes acabam relacionando as cores a uma determinada empresa, ou seja, vale a pena fazer essa ideia acontecer também na área da saúde.

A mídia impressa

Há também soluções de mídia impressa que podem agregar valor a sua comunicação visual. Os folhetos explicativos são bastante conhecimentos: os pacientes podem ler enquanto esperam suas consultas, ou levar o material para casa e ler depois.

O ideal é que esse canal também traga a identidade visual do consultório. Existem ao menos dois modelos muito utilizados por apresentar bons resultados. São eles:

Folder

O folder é um utilitário visual ótimo para divulgação ou instrução de quem lê. Usualmente, ele tem mais de uma página ou dobras, como um livreto de duas folhas, e por isso poderá ter mais informações. É perfeito para quem quer fazer uma espécie de cartilha informativa.

Por exemplo, se você é ginecologista, poderá exibir um folder explicativo sobre a ovulação da mulher. Ele servirá tanto de apoio nas consultas como também a fim de esclarecer o processo para as mulheres que não costumam questionar os médicos sobre isso.

Flyer

O flyer geralmente possui um tamanho menor do que o folder, e é utilizado para mensagens rápidas. Você pode aproveitá-lo para colocar avisos, fazer lembretes ou ensinar seus pacientes acerca de alguns cuidados básicos.

Por exemplo, se você é cardiologista, pode oferecer para seus pacientes um flyer com algumas dicas de exercícios benéficos para o coração.

Quando utilizada em conjunto, todas essas ferramentas de comunicação visual para consultórios permitem conseguir mais pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam com você.

Tem dúvidas sobre quais materiais você deve utilizar ou outras sugestões que não citamos?

Aproveite e baixe agora nosso Guia de Materiais para Letreiros e comece a pensar em seu projeto.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação