Você já ouviu falar em fachadas sustentáveis?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
fachadas sustentáveis

Você já sabe que investir na criação de uma boa fachada é fundamental para captar novos clientes, gerar mais vendas e ainda contribuir para a fidelização dos antigos fregueses. Mas você já ouviu falar em fachadas sustentáveis?

Hoje em dia, muitas preocupações têm levado à construção dessas fachadas, que geram inúmeros benefícios para o meio ambiente e para o bem-estar da sociedade.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este post e saiba mais sobre as fachadas sustentáveis!

O que são fachadas sustentáveis?

As fachadas sustentáveis são aquelas que, além de proporcionar uma boa estética para prédios e casas, também contribuem para a preservação do meio ambiente.

Elas são projetadas considerando a insolação e o sentido dos ventos para garantir a maior eficiência energética no interior do edifício.

Essas fachadas são uma tendência para prédios comerciais e habitacionais, pois criam um microclima agradável, assegurando a produtividade e o bem-estar dos funcionários e uma melhor qualidade de vida para quem os habita.

Quais materiais podem ser utilizados para a sua construção?

Os materiais utilizados nas fachadas sustentáveis devem ter grande durabilidade e resistência e, ao mesmo tempo, contribuir para a proteção do meio ambiente. Veja abaixo alguns materiais que podem compor uma fachada sustentável.

Vidro

O vidro é um material 100% reciclável, ou seja, com um quilo de cacos é possível produzir um quilo de vidro novo. O uso desse material em fachadas pode auxiliar na redução do calor, na diminuição do consumo de ar-condicionado e de luz artificial, provocando uma economia de energia elétrica.

Aço inoxidável

O aço inoxidável é um material com elevada resistência e, mesmo após muitos anos de uso, possui alto índice de reciclagem. Ele pode ser utilizado para a construção de fachadas ventiladas, que permitem uma melhor ventilação nos ambientes internos.

Madeira

Quando é de origem legal, a madeira possui caráter renovável e é classificada como um produto sustentável. Se envernizada ou impermeabilizada, pode ser extremamente durável e resistente.

A madeira pode ser empregada na construção de brise, que é um quebra-sol instalado vertical ou horizontalmente na frente das fachadas.

Além da beleza, os brises barram o calor, favorecem a ventilação, aproveitam a iluminação natural e, consequentemente, reduzem o consumo de energia.

PVC

O PVC é um material renovável e reciclável. Por ter alta durabilidade, o seu descarte ocorre com pouca frequência, produzindo, assim, menos quantidade de resíduos.

Algumas das aplicações do PVC expandido em fachadas são: letreiros, painéis, stands e displays.

LED luminoso

Os LEDs podem ser utilizados em painéis, letreiros e também em formato de placas e fitas para deixar a fachada mais atraente. A maior parte dos seus componentes é reciclável, o que viabiliza um descarte adequado, quando necessário.

Como eles não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, podem ser associados a qualquer tipo de material sem provocar danos.

Quais são as vantagens dessas fachadas?

Além de ser o cartão de visitas de prédios e casas, as fachadas sustentáveis proporcionam diversos benefícios para o homem e para o meio ambiente.

Essas fachadas barram o calor, promovendo um maior conforto térmico no interior das construções. Elas também permitem o aproveitamento da ventilação e da luz natural, o que possibilita uma economia na conta de eletricidade.

Para a sua construção, são utilizados materiais de origem renovável, que provocam menos impactos ao meio ambiente. Eles possuem alta durabilidade e resistência, além de alta capacidade de reciclagem, contribuindo para o menor descarte de resíduos.

Portanto, as fachadas sustentáveis aliam economia, bem-estar e preservação do meio ambiente. Elas ainda chamam a atenção pela sua beleza e atraem o crescente número de clientes que prezam pela sustentabilidade.

Gostou de conhecer as fachadas sustentáveis? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação