O marketing de aquisição e relacionamento diz respeito à forma como o cliente vê sua marca. Isto é muito importante para determinar qual sua impressão como vocês se relacionam.
O mercado tem se tornado mais competitivo a cada dia, independentemente do setor. Sempre há alguém dominando com larga vantagem — ou com muita concorrência a vencer para conseguir algum lucro.
Para ter uma chance de conquistar um espaço na mente do seu público-alvo, é preciso compreender algumas coisas: não basta oferecer os melhores produtos, nem mesmo os melhores preços: o que importa é a experiência.
Continue a leitura e descubra como melhorar sua estratégia, adquirir mais clientes e fortalecer seu relacionamento com eles!
Afinal, o que é marketing de aquisição e relacionamento?
Para conseguir entender melhor do que se trata essa estratégia, podemos usar como referência os relacionamentos amorosos.
Para que eles aconteçam, existem alguns pontos que são sempre levados em consideração:
- aparência (percepção)
- inteligência (qualidade)
- surpresa (satisfação)
- bom humor (cativar), dentre diversas outras características que fazem a diferença na hora da conquista.
Quando trazemos essa analogia para o mundo dos negócios, é exatamente essa análise que seus clientes fazem da sua empresa. Quanto maiores forem os benefícios de ter um relacionamento com sua marca, maiores as chances de conquistá-los.
Como funciona essa estratégia na prática?
Para chamar a atenção daqueles clientes que “fazem o tipo” do seu negócio, o ideal é que você se torne aquilo que eles mais desejam, no momento que precisam e com uma oferta irrecusável. Confira 3 passos importantes para não errar:
Primeiro passo: design (aparência)
É muito importante que sua identidade visual seja completamente direcionada para transmitir os valores da empresa, e que consiga chamar a atenção do seu público-alvo.
Aqui, a questão não é fazer algo espalhafatoso, que seja visto à distância, mas sim usar formas e cores que sejam especialmente bem vistas pelos seus atuais e futuros clientes.
Você já deve ter passado por uma situação em que, ao olhar para duas lojas vizinhas, ambas com o mesmo tipo de produto, aquela com a fachada mais bonita foi a que conquistou sua atenção. Isso porque a comunicação visual é a melhor primeira impressão que você pode passar.
Segundo passo: qualidade
Após conseguir captar a atenção e um voto de confiança do seu cliente, não deixe que ele se decepcione: ofereça a melhor experiência possível, para levá-lo a ter certeza de que realmente fez a melhor escolha.
Terceiro passo: disponibilidade
Quando o cliente sai da loja — após contratar seu serviço ou adquirir algum produto —, ele passa a ser seu parceiro, e deve continuar sendo tratado com a devida importância.
Por isso, certifique-se de que seu setor de atendimento seja impecável e jamais permita que um cliente fique insatisfeito. Esteja sempre disponível, seja esclarecendo eventuais dúvidas ou oferecendo novos itens que possam otimizar a sua.
Quais os benefícios do marketing de aquisição e relacionamento?
Os benefícios para os negócios que aplicam essa estratégia com sucesso são inúmeros, mas podemos simplificar em uma palavra: lealdade.
Clientes satisfeitos tornam-se mais que clientes: eles têm orgulho de dizer que são clientes da sua marca, fazem questão de indicar para seu círculo social e dificilmente te trairão com a concorrência.
E então, o que achou dessas dicas? Conseguiu entender melhor o que é e para que serve o marketing de aquisição e relacionamento? Deixe seu comentário abaixo!