Modernização de logotipos: quando vale a pena investir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
modernização de logotipos

Os logotipos são parte indispensável da identidade visual de toda empresa. Eles têm a função de sintetizar, em poucos traços, formas e cores, os valores e ambições do empreendimento.

Tão importante quanto criar uma logo, no entanto, é saber a hora de fazer um redesign. Descubra a importância da modernização de logotipos e alguns dos bons motivos para fazê-la!

A modernização de logotipos e o acompanhamento de tendências

O mundo do design é extremamente dinâmico, repleto de tendências estéticas que vêm e vão. Se no início do século as logos em 3D estavam no auge, atualmente a grande tendência é investir no flat design, com poucas cores e traços simplificados.

Atualizar o logotipo de acordo com as tendências de sucesso transmite a imagem de uma empresa moderna. Ser uma empresa inovadora e que não está parada no tempo, faz toda a diferença. Um exemplo clássico é a logo da Apple, cuja icônica maçãzinha passou de multicolorida a cinza com efeitos de brilho, até chegar na cor preta de hoje.

Outro case de adoção do flat design que gerou impacto foi o do Instagram. Ele abandonou a antiga identidade, mais detalhista, e simplificou o ícone da câmera. Ao utilizar um degradê ao fundo, a rede social criou uma onda de comentários contra e a favor da nova logo.

Isto inspirou outras empresas, como a Vivo, a adotar degradês em suas identidades visuais.

Atingir novos públicos

Cada identidade visual é pensada para se comunicar com um público específico, e procurar por novos tipos de consumidores com a mesma logo de outrora pode trazer um resultado pouco satisfatório.

Foi assim que o Bradesco pensou ao lançar seu novo logotipo, em 1997. O Banco consolidou a mudança de filosofia ao sair da marca puramente tipográfica. Ele adotou o seu já clássico ícone de árvore e modernizou. A instituição deixou de ser uma empresa de investimentos sisuda e passou a focar em uma abordagem mais humanizada.

Marcar uma data importante

Datas de destaque para sua empresa, como o aniversário de fundação ou de grandes momentos, podem inspirar uma renovação no visual ou mesmo uma mudança de foco. Foi o que fizeram dois canais de TV brasileiros nos últimos anos.

O SBT deixou de lado os efeitos visuais típicos da década de 90 para abraçar o flat design e uma paleta de cores mais suave para celebrar seus 35 anos de existência, adotando um aspecto menos popularesco e mais moderno.

Já o Viva, canal da TV paga, simplificou os traços de sua identidade de 2 anos em busca de uma aparência mais vintage. A mudança reflete os conteúdos transmitidos pelo canal — especializado em reprises de programas clássicos da televisão.

Neste post, vimos como é importante investir na modernização de logotipos. Vimos também algumas das situações nas quais empresas de sucesso fizeram o redesign de suas identidades. No entanto, o conceito na qual a logo se baseia ainda é o mais importante: um conceito firme e bem resolvido jamais fica ultrapassado.

Gostou do texto? Lembra de mais alguma modernização de logos famosa? Compartilhe nosso artigo com seus amigos das redes sociais!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação