Entenda como o material do letreiro pode ser irrelevante para atingir os resultados esperados

material do letreiro

Todos os dias a equipe SP Letras se depara com algumas situações e perguntas sobre o material do letreiro e, por isso resolvemos esclarecer através deste artigo alguns pontos que julgamos relevantes e importantes para seu conhecimento.

Muitos empresários se prendem ao fato de qual material deve ser utilizado para o letreiro de sua empresa, e como já mencionamos no artigo 8 Dicas de como você deve pensar para definir o seu letreiro, o mais importante e crucial à ser definido em fase de projeto é “Qual objetivo você busca alcançar com o letreiro”.

Porque, que insistimos em pedir para que se atente aos objetivos desejados e não para o material?

Pelo simples fato de podermos chegar ao mesmo resultado utilizando materiais e técnicas diferentes, logo, o material a ser utilizado talvez não seja tão relevante, concorda?

Ao longo deste artigo vou passar alguns exemplos clássicos sobre a utilização de materiais diferentes onde o mesmo resultado visual foi alcançado.

Material do letreiro é resistente?

Todos os materiais utilizados em letreiros são resistentes e de grande durabilidade, claro que cada um tem sua particularidade na hora de produzir  para qual ambiente ele é apropriado, o que talvez influencie o valor final do projeto.

Em alguns casos o valor da matéria-prima utilizada talvez não seja tão expressivo, porém, o processo de produção que envolve várias fases e mão-de-obra especializada, seja o fator determinante do projeto. 

Em outras situações, o valor da matéria-prima pode ser considerado bem alto, mas o processo de produção mais rápido é que talvez influencie o valor do produto também.

O tamanho das peças influencia nos preços

Outra coisa que de real importância é estar ciente e atento ao um grande erro que muitas pessoas cometem em relação ao tamanho das letras.

Muitos acreditam que por serem letras pequenas, os valores de produção devam ser menores. É um grande erro pensar dessa forma, tendo em vista que quanto menores forem as peças, maior será a dificuldade de manuseio e acabamento, isso consequentemente tende a elevar o valor do projeto em alguns casos.

Felizmente, atualmente existe uma gama de materiais que podem ser utilizados e alcançam os mesmos resultados, o que neste caso em específico ajudaria a equalizar os investimentos.

Da mesma forma que as letras pequenas influenciam os valores devido ao tamanho reduzido e dificuldades na produção, as letras de tamanhos superiores a 70cm podem influenciar também, neste caso por causa do aumento da matéria prima utilizada, detalhes de produção, suportes especiais, travamentos adicionais e outros detalhes técnicos.

Cases para comparar

Como mencionei antes gostaria de mencionar dois cases, onde cada um foi produzido com materiais diferentes mas o resultado final é idêntico, veja:

Superbom

O case da Superbom, utilizamos como material do letreiro o PVC Expandido, onde as peças foram aplicadas em um painel fabricado com ACM e revestido com adesivo em impressão digital.

Letras de PVC Expandido, material do letreiro

O acabamento das letras foi feito com preparo e pintura automotiva na cor branca, para um perfeito contraste com o fundo e todo o material aplicado, é muito resistente ao tempo e de grande durabilidade.

A instalação sobre o painel foi feita com cola especial e não precisamos fazer nenhum tipo de furação, o que agilizou bastante a colocação.

Exército de Salvação

Este outro case, o Exército de Salvação, optamos em utilizar como material do letreiro e do logo o aço galvanizado, desta forma conseguimos facilitar o processo de fixação e também garantir que todas as peças ficassem bem firmes, pois utilizamos pinos para travarmos as letras.

letras galvanizadas, material do letreiro

Mas aqui o preparo e acabamento também foi realizado com fundo e pintura automotiva e o resultado final, como vocês podem perceber, é o mesmo!

Só utilizamos a galvanizada para facilitar o processo de colocação, pois algumas vezes precisamos utilizar pinos para instalar as letras, principalmente quando a superfície é irregular.

Resultados

Percebeu como o resultado final foi o mesmo utilizando dois materiais completamente diferentes?

Porém vale ressaltar que os dois cases são completamente diferentes em seus objetivos

Enquanto o Superbom tem como objetivo principal o posicionamento estratégico e fixação da marca junto ao seu público-alvo, o Exército de Salvação tem como objetivo principal atrair leads e clientes para o seu bazar.

Viu como o que deve prevalecer é o objetivo e não o material?

Conclusão

Diante de todos estes esclarecimentos e explanações concluímos seguramente que o material do letreiro que você deve utilizar deve sempre ser o material que poderá apresentar o resultado esperado, com foco em seus objetivos.

Consultor

Aproveite para falar com um dos nossos consultores apertando aqui e apresente suas ideias, teremos  prazer em te apresentar as melhores soluções!

Ajudamos você a conseguir o letreiro que você deseja.

Quer saber mais?

Um time de profissionais gabaritados e com vários anos de experiência no mercado para trabalhar no seu projeto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pocket
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Recentes

falta um passo para

inovação