Por que você deveria melhorar sua estratégia de comunicação visual?

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Mesmo sem que estejamos totalmente cientes, mensagens visuais nos cercam todos os dias. São outdoors, placas, telões e sinais que fazem com que diariamente tenhamos que exercitar nossa capacidade de comunicar visualmente.

Muitos empresários não percebem a importância disso tudo e acabam por não dar a atenção devida à estratégias de comunicação visual. Se este é seu caso, você definitivamente precisa ler este artigo. Aqui, explicamos porque você deveria melhorar sua estratégia de comunicação visual:

Por que você deveria melhorar sua estratégia de comunicação visual?

Comunicação Rápida

Para começar, o cérebro humano é projetado para que ele processe estímulos visuais rapidamente. Imagens e diagramas oferecem a oportunidade de comunicar ideias e informações embutidas quase que instantaneamente, sem a necessidade de uma explicação ou um lembrete do que aquilo significa. Por exemplo, você consegue identificar que um belo letreiro segue o estilo retrô apenas por olhá-lo e lembrar de referências parecidas – você não precisaria de alguém do lado da placa explicando a inspiração dela.

Ela auxilia no aumento de vendas

Especialmente para lojas, a comunicação visual é uma importante ferramenta de marketing, uma vez que os consumidores estarão aptos a identificar rapidamente o conteúdo do estabelecimento. Isso, consequentemente, aumenta as chances de venda.

Põe um estabelecimento em destaque em relação à concorrência

Pense na fachada de um estabelecimento. Em muitos casos, ela pode ser a primeira impressão que um consumidor tem sobre uma marca. Uma estratégia ruim por trás da comunicação visual da loja pode fazer com que um possível cliente simplesmente escolha outra que pareça mais atrativa. Por exemplo, uma decoração mal planejada, com má iluminação, letreiros internos e externos pouco chamativos pode fazer com que potenciais clientes se afastem de sua loja.

Você simplifica grandes conceitos

Especialmente para lojas físicas, o espaço visual é bastante notado pelos consumidores. Geralmente, o letreiro externo é a primeira coisa a ser notada. Se a fachada é interessante e convidativa, o público se sentirá mais inclinado a entrar na loja. Mas essa mensagem visual dá mais do que boas vindas: ela transmite a identidade da loja e todo os conceitos por trás de sua criação. A boa comunicação visual é isso: é quando você consegue criar estratégias para capturar elementos que transmitem o essencial sobre a história da sua loja, em toda a sua complexidade.

Como melhorar a estratégia de comunicação visual?

O primeiro conselho é que você dê a devida atenção às partes externa e interna do seu estabelecimento físico. Mesmo quando você oferece um serviço de qualidade e com dedicação, é o aspecto físico que vai atrair os seus clientes e colocar você um passo a frente da concorrência.

Preste atenção nos letreiros!

Um bom letreiro deve ser:

  • Simples – letreiros muitos extravagantes podem dificultar a compreensão por parte do público.
  • Seguro – é preciso ter certeza de que o letreiro resistirá ä ação do tempo e condições do ambiente.
  • Convidativo – como já dissemos, ele deve também ser uma mensagem de boas-vindas.
  • Atual – para não passar uma imagem retrógrada.
  • Chamativo – no sentido de chamar a atenção de quem passa.
  • Visível da rua – para que as pessoas possam mais facilmente identificar e chegar até o seu estabelecimento.
  • Iluminado à noite – novamente, para uma mais fácil identificação.
  • Autoexplicativo – As pessoas devem entender o que se trata à primeira vista
  • Consistente com a imagem de toda a sua companhia – toda a sua estratégia de comunicação visual deve ser coerente!

E agora? Convencido de que é preciso melhorar sua estratégia de comunicação visual? Continue lendo o nosso blog!

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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