Significado das cores: Como elas podem ajudar sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
o significado das cores

As cores podem parecer apenas uma entre tantas características de um produto, mas não é assim que profissionais de Marketing e Psicologia as entendem. Elas possuem diversos efeitos sobre os consumidores e, dependendo de seu uso, podem promover excitação, tranquilidade, desejo, necessidade e até mesmo repulsa. Conhecendo o significado das cores, Sabe-se que é possível influenciar um público-alvo simplesmente coma combinação correta, é imprescindível que gestores de marcas e donos de empresas busquem cada vez mais informação sobre o seu uso.

O Significado das Cores e a importância para os negócios

Este post abordará os significados das cores e suas aplicabilidades. Assim, você poderá entender melhor como se dá a escolha dos tons mais corretos para seu tipo de negócio e descobrir qual é a imagem que sua marca estará passando caso ela tenha um logo de uma determinada cor. Vamos entender de forma geral alguns conceitos e descobrir onde os estudos das cores podem ser aplicados.

Influência das cores

As cores de um produto ou uma marca podem ser fundamentais no momento da compra, mais até do que normalmente imaginamos. Pesquisas apontam que 84,7% dos consumidores enxergam as corem de um produto como uma característica mais importante do que qualquer outra. Outro estudo aponta que 93% das pessoas observam o aspecto visual na hora de comprar um produto. Além disso, sabe-se também que a cor é pode ser o fator responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço.

Cores e gêneros

É grande o número de estudos que relacionam cores e o comportamento do consumidor. Se você trabalha com produtos diferenciados para gêneros (como um xampu masculino ou feminino, por exemplo), esta pesquisa vai interessar. Em 2003, um estudo feito por Joe Hallock comparou as preferência de cores em relação ao gênero da pessoas em 22 países diferentes. O resultado pode ser conferido abaixo:

  • Homens: azul (57%), verde (14%), preto (9%), vermelho (7%), laranja (5%), cinza (3%), marrom (2%), branco (2%) e amarelo (1%).
  • Mulheres: azul (35%), roxo (23%), verde (14%), vermelho (9%), preto (6%), laranja (5%), marrom (3%), amarelo (3%) e branco (1%).

Destaque, compreensão e entendimento

O uso das cores adequadas pode ajudar, inclusive, no uso de peças gráficas de comunicação. Parece óbvio, mas na tentativa de economizar com a impressão, muitas empresas esquecem que um anúncio colorido chama muito mais atenção do que uma peça preta e branca. Além disso, sabe-se também que guardadas às aplicações e combinações, as cores melhoram a leitura e a compreensão de um anúncio, letreiro ou qualquer outra peça de comunicação. Então, na hora de elaborar um projeto de comunicação, preste bastante atenção nas cores que utilizará.

Como a sua empresa trabalha com o uso das cores nos seus produtos e serviços? Você já sabia da importância de uma boa escolha de cores? Conte para a gente suas ideias nos comentários e compartilhe esse conteúdo com seus colegas!

Criação e Design

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação