É verdade que muitos empreendedores já compreenderam a importância de criar um logotipo para seu negócio. Além de traduzir visualmente a identidade de uma marca, um logo produzido de forma estratégica é uma excelente maneira de se destacar dentre a concorrência e de ser reconhecido pelo seu público-alvo!
Por outro lado, um logo produzido sem planejamento e de forma aleatória pode fazer com que a sua empresa seja associada a elementos visuais negativos, além de levá-lo a gastar mais tempo (e até dinheiro) na hora de produzir materiais impressos, por exemplo, ou ainda colocá-lo em situações de problema com a justiça.
Para ajudá-lo a produzir a sua marca de forma assertiva, separamos 4 erros que você deve evitar na hora de criar um logotipo para a sua empresa. Confira!
1. Não pedir o suporte de um profissional
Tire da cabeça aquela ideia de que para criar um logotipo é só escolher uma imagem do Google e acrescentar o nome da empresa. Acredite: esse tipo de tarefa requer muito mais técnica e pesquisa do que você imagina!
Por isso, se você realmente quer que o seu logo traduza a identidade da sua marca e ajude a sua empresa a se destacar no mercado, vale a pena investir na contratação de um profissional verdadeiramente preparado. Com certeza, isso evitará a utilização de tipografias inadequadas e de ícones que comprometerão a imagem da sua marca.
2. Copiar o logotipo de outras empresas
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda cometem esse terrível erro na hora de criar um logotipo. Na ânsia de acertar, recorrem à concorrência para “se inspirar” e acabam desperdiçando uma excelente oportunidade de serem percebidas como marcas originais. Nesse caso, o empresário escolhe uma marca de que gosta muito, troca um ou dois elementos da sua composição (como a cor ou a fonte) e praticamente copia o logotipo.
Lembre-se: além de ser inadequada e de não ser efetiva do ponto de vista criativo, a prática é tão arriscada que pode até mesmo gerar problemas judiciais! Afinal, plágio é crime!
3. Usar representações genéricas ao criar um logotipo
A falta de criatividade é outro erro na hora de criar um logotipo! Optar pela utilização de um ícone genérico e clichê é, quase sempre, a forma mais fácil de fazer com que o seu logo fique praticiamente igual ao de tantos outros concorrentes e, consequentemente, não se destaque aos olhos do seu cliente.
Por isso, sempre que possível, fuja do óbvio. O ideal, aliás, é entregar a criação do seu logotipo a um profissional verdadeiramente preparado para entender o seu briefing e representar visualmente a essência do seu negócio.
4. Ignorar a necessidade de aplicação prática do logotipo
Ignorar as potenciais aplicações do logotipo é outro grave erro cometido pelas empresas! Por isso, antes de escolher o logo que representará a sua marca, lembre-se de tirá-lo da tela do computador e testá-lo nos mais diferentes contextos! Cartão de visita, papel timbrado, fachada de loja, letreiro, caneta, chaveiro etc. Quanto mais você testar, menores serão as chances de erro!
Igualmente importante é pensar estrategicamente e avaliar os custos envolvidos na aplicação do logotipo. Um design com muitas cores e sem uma versão monocromática alternativa, por exemplo, pode representar um custo muito mais elevado na hora de confeccionar canetas e outros brindes simples.
E então? Já sabe o que não fazer na hora de criar um logotipo? Se gostou das nossas dicas, não deixe de conferir o nosso artigo sobre a importância do logo para a sua empresa! Com certeza, as informações vão ajudá-lo ainda mais!




