4 erros que você deve evitar ao criar um logotipo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
criar um logotipo

É verdade que muitos empreendedores já compreenderam a importância de criar um logotipo para seu negócio. Além de traduzir visualmente a identidade de uma marca, um logo produzido de forma estratégica é uma excelente maneira de se destacar dentre a concorrência e de ser reconhecido pelo seu público-alvo!

Por outro lado, um logo produzido sem planejamento e de forma aleatória pode fazer com que a sua empresa seja associada a elementos visuais negativos, além de levá-lo a gastar mais tempo (e até dinheiro) na hora de produzir materiais impressos, por exemplo, ou ainda colocá-lo em situações de problema com a justiça.

Para ajudá-lo a produzir a sua marca de forma assertiva, separamos 4 erros que você deve evitar na hora de criar um logotipo para a sua empresa. Confira!

1. Não pedir o suporte de um profissional

Tire da cabeça aquela ideia de que para criar um logotipo é só escolher uma imagem do Google e acrescentar o nome da empresa. Acredite: esse tipo de tarefa requer muito mais técnica e pesquisa do que você imagina!

Por isso, se você realmente quer que o seu logo traduza a identidade da sua marca e ajude a sua empresa a se destacar no mercado, vale a pena investir na contratação de um profissional verdadeiramente preparado. Com certeza, isso evitará a utilização de tipografias inadequadas e de ícones que comprometerão a imagem da sua marca.

2. Copiar o logotipo de outras empresas

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda cometem esse terrível erro na hora de criar um logotipo. Na ânsia de acertar, recorrem à concorrência para “se inspirar” e acabam desperdiçando uma excelente oportunidade de serem percebidas como marcas originais. Nesse caso, o empresário escolhe uma marca de que gosta muito, troca um ou dois elementos da sua composição (como a cor ou a fonte) e praticamente copia o logotipo.

Lembre-se: além de ser inadequada e de não ser efetiva do ponto de vista criativo, a prática é tão arriscada que pode até mesmo gerar problemas judiciais! Afinal, plágio é crime!

3. Usar representações genéricas ao criar um logotipo

A falta de criatividade é outro erro na hora de criar um logotipo! Optar pela utilização de um ícone genérico e clichê é, quase sempre, a forma mais fácil de fazer com que o seu logo fique praticiamente igual ao de tantos outros concorrentes e, consequentemente, não se destaque aos olhos do seu cliente.

Por isso, sempre que possível, fuja do óbvio. O ideal, aliás, é entregar a criação do seu logotipo a um profissional verdadeiramente preparado para entender o seu briefing e representar visualmente a essência do seu negócio.

4. Ignorar a necessidade de aplicação prática do logotipo

Ignorar as potenciais aplicações do logotipo é outro grave erro cometido pelas empresas! Por isso, antes de escolher o logo que representará a sua marca, lembre-se de tirá-lo da tela do computador e testá-lo nos mais diferentes contextos! Cartão de visita, papel timbrado, fachada de loja, letreiro, caneta, chaveiro etc. Quanto mais você testar, menores serão as chances de erro!

Igualmente importante é pensar estrategicamente e avaliar os custos envolvidos na aplicação do logotipo. Um design com muitas cores e sem uma versão monocromática alternativa, por exemplo, pode representar um custo muito mais elevado na hora de confeccionar canetas e outros brindes simples.

E então? Já sabe o que não fazer na hora de criar um logotipo? Se gostou das nossas dicas, não deixe de conferir o nosso artigo sobre a importância do logo para a sua empresa! Com certeza, as informações vão ajudá-lo ainda mais!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação