Sabemos que o marketing e a comunicação visual são uma parcela importante do sucesso — ou do fracasso — de uma empresa, nos mais diversos setores do mercado. Muitas vezes, reconhecemos uma marca apenas por suas cores, fontes e estilo e isso é extremamente positivo para que ela largue na frente da concorrência. No entanto, para quem ainda quer desenvolver uma identidade, começar não é nada simples.
Para facilitar esse processo, separamos aqui as 5 principais dicas de design para letreiros de loja. Quer descobrir quais são elas? Então confira o conteúdo a seguir:
Acerte nas cores
A primeira dica de design para letreiros de loja não poderia ser outra: é essencial escolher as cores certas. Afinal, as gradações e matizes, em suas diferentes nuances, vão ser o chamariz de clientes e dirão muito sobre a empresa e o tipo de setor no qual ela está inserida. Inclusive, a maioria das pessoas costuma associar uma marca com sua respectiva cor, então dê a devida importância a esse elemento.
Você já percebeu que muitas redes de fast food usam o vermelho e o amarelo em sua comunicação visual?
Isso não é à toa: essas tonalidades quentes instigam o apetite e aumentam a vontade de comer. Por essa razão, analise seu tipo de negócio e escolha aquelas que mais combinam com o estilo e a proposta do empreendimento.
Não erre na tipografia
A tipografia também é muito importante na comunicação visual dos letreiros e pode contribuir muito na criação da visão adequada do seu negócio no mercado.
A fonte certa para sua marca exercerá forte influência no resultado final do projeto e, consequentemente, na atração de um público qualificado.
Fique atento às variações e às características de cada letra: sua correta utilização permitirá que seja passada a mensagem apropriada sobre o empreendimento e, aliada a outros elementos, a tipografia poderá ser entendida como um diferencial estratégico.
Escolha uma boa iluminação
A iluminação pode realçar ou esconder o design do letreiro, então escolha bem. Se você deseja chamar atenção a distância, a iluminação direta pode ser mais adequada. Se você prefere um meio termo, considere uma iluminação indireta, com lâmpadas de led instaladas por trás da estrutura, gerando um efeito de borda de luz. Já se você anseia por discrição e elegância, o backlight é a alternativa perfeita: ele utiliza material translúcido e clareia racionalmente dos fundos para a frente.
Contraste as letras com o fundo
Outra das principais dicas de design para letreiros de loja é não se esquecer de produzir um contraste harmonioso das letras com o fundo. Além de escolher adequadamente as cores que você deseja para sua comunicação visual, é preciso garantir que elas sejam facilmente vistas pelos clientes, até para a marca da loja ficar mais legível.
Tons muito similares não causam impacto e ainda podem prejudicar a leitura, reduzindo a eficiência das legendas.
Atenção ao tamanho do letreiro
Pouco adianta acertar em cheio na comunicação visual, nas cores, tipografia, iluminação e contraste se a dimensão estiver errada! O oposto também pode acontecer: uma chapa demasiadamente grande pode poluir a fachada e afugentar clientes em potencial.
Contar com auxílio profissional pode trazer as respostas mais adequadas.
Você pode ter uma boa ideia indo para o local por onde as pessoas passam diante do seu negócio e, a partir dessa perspectiva, criar a placa na medida certa para a sua empresa.
Se você deseja contar com ajuda especializada e profissional, a SP LETRAS atua com competência na área de produção e instalação de letreiros para fachadas em empreendimentos de todos os segmentos. Além disso, a empresa disponibiliza uma plataforma para que os clientes possam acompanhar em tempo real o andamento do trabalho.
Essas são as principais dicas de design para letreiros de loja! Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdo como esse em primeira mão!