Investir em marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. Houve um tempo em que tal investimento era negligenciado pelas empresas, ou visto como algo sem grande sentido, uma vez que a comunicação boca a boca era suficiente. Hoje, para conseguir driblar a concorrência e realmente fazer a diferença no mercado, é necessário não só criar um bom planejamento com ações estratégicas, mas também analisar o cenário e definir um orçamento de marketing para a sua empresa.
Você sabe como definir isso ou tem dúvidas sobre quais devem ser os pontos considerados? Não se preocupe! No artigo de hoje vamos responder algumas perguntas a respeito:
Por que definir um orçamento de marketing?
Quando pensamos na definição do orçamento, tendemos a cair no questionamento: por quê? Um dos maiores erros cometidos por empresas dos mais diversos portes é a criação de ações de marketing sem definir orçamento ou ter um planejamento prévio a respeito. Isso, no fim das contas, faz com que a empresa invista um dinheiro que, infelizmente, não dará tanto retorno. O orçamento existe para termos o controle de quanta verba será utilizada nas ações de marketing.
Sem ele e sem um bom planejamento, acabamos gastando muito mais do que o esperado, muitas vezes em ações que não resultarão em bons números para a empresa por não se adequarem ao público ou ao mercado propriamente dito.
E como definir um orçamento de marketing para a minha empresa?
Se você já investiu em marketing nos anos anteriores, é hora de encontrar os documentos usados para definir o orçamento e os resultados e analisá-los com cuidado. Caso ainda não o tenha feito, não se preocupe. Existem alguns passos básicos que o ajudarão a definir a melhor verba para as ações:
1. Tenha metas e objetivos bem definidos
O primeiro passo para estruturar seu orçamento de marketing é definir as metas e objetivos da empresa. Em um ano, aonde você espera chegar?
É preciso responder a essa pergunta antes de tudo. Com base no objetivo definido, vamos traçando as metas mensais ou bimestrais que simbolizem os passos rumo ao cumprimento do que você quer para o seu negócio.
Esse ponto vai nortear todos os outros aspectos para encontrar o melhor orçamento para o seu negócio.
2. Use os dados de mercado e antigos investimentos como base
Outro ponto fundamental é monitorar os dados do mercado e os documentos de antigos investimentos que sua empresa já fez na área de marketing. Nesse momento, vamos trabalhar com informações como: quem é o seu público, como ele se comporta, o que ele procura, etc.
Com base nos investimentos antigos, vamos analisar como foram os retornos de cada ação, onde estão os erros e acertos e como melhorar nesse novo investimento.
3. Confira os recursos da empresa
Para definir o orçamento, é preciso saber como andam os recursos da sua empresa. Tenha uma média de valor de investimento que caiba no seu bolso e separe esse número. As ações precisarão se enquadrar dentro do recurso disponibilizado pelo seu negócio.
4. Desenhe as ações que mais se encaixam com o seu mercado
Agora é hora de desenhar as ações de marketing que serão realizadas para a sua empresa. Tendo os recursos da empresa em mãos, dados sobre o mercado, antigos investimentos e metas e objetivos bem definidos, é hora de pensar estrategicamente como será trabalhado: ações em marketing digital, mudança do logotipo, investimentos no ponto de venda, dentre outras ações podem ser consideradas dentro desse orçamento.
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações. Semanalmente, daremos dicas de como ampliar o seu negócio e alcançar o sucesso da sua empresa.