O marketing é uma prática que existe desde muito antes da internet ser popularizada, e vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Atualmente, principalmente quando pensamos no uso das redes sociais, ele se tornou um alvo ainda maior de pesquisas e é um dos grandes responsáveis pela prospecção de clientes.
Mas, você sabe como criar uma propaganda de sucesso? No post de hoje, vamos dar 3 dicas de como criar uma propaganda que tenha o impacto que deseja e traga novos consumidores para o seu negócio. Continue a leitura do texto!
1. Conheça o seu público-alvo
É essencial que você entenda para quem a sua propaganda se direciona, ou seja, quem são as pessoas às quais ela deve influenciar. Para isso, pergunte-se: qual é o público que eu quero atender? O meu produto ou serviço atende às necessidades de quais pessoas?
Isso é importante porque, por melhor que sua publicidade seja, se ela não for direcionada para o alvo certo, simplesmente não vai gerar resultados significativos. Você pode fazer uma campanha incrível sobre comidas para pets, por exemplo, mas ela será em vão se não for veiculada para os donos de bichinhos de estimação.
Além disso, definindo seu público-alvo, você poderá fazer diversas outras decisões importantes, tais como: a escolha de qual canal usar (redes sociais, blog, marketing offline etc.), a linguagem que será usada (mais séria e objetiva ou mais amigável e didática, por exemplo), e até mesmo os elementos de design, tais como fonte, cor etc.
2. Enfatize o seu diferencial
Quando há inúmeros concorrentes oferecendo a mesma solução que a sua, você precisa identificar o seu diferencial e usá-lo como o motivo central das suas propagandas. Por que os consumidores devem comprar de você? O que o difere dos outros e o torna único no mercado?
Uma forma de entender qual é a sua qualidade única é pesquisar a sua concorrência. Então, ao planejar a sua propaganda, dê ênfase nesse diferencial. Mostre às pessoas que você pode oferecer algo que a concorrência não pode.
3. Use a criatividade
Quando o assunto é como criar uma propaganda, criatividade é um elemento fundamental. Trazer essa qualidade para a sua publicidade pode mudar completamente a forma como ela atrai a atenção dos seus futuros clientes.
Existem inúmeras possibilidades e muitas formas de inovar. As propagandas interativas são um exemplo. Quando o público consegue viver uma experiência — por menor que ela seja —por meio da sua propaganda, isso aumenta o engajamento que ele tem com o seu negócio.
Além disso, muitas formas de publicidade já foram exploradas e há um número grande de empresas competindo para ganhar a atenção dos consumidores. Portanto, para destacar-se, é preciso ter algo a mais.
Existem diversas mídias nas quais pode-se veicular uma propaganda com êxito — principalmente online. Mas isso também vai depender do primeiro fator que listamos: seu público-alvo. Para escolher qual é o melhor lugar para a sua campanha, é preciso saber onde essas pessoas estão.
Se o seu público é formado por jovens vestibulandos, por exemplo, o Instagram e seus recursos — como os Stories — são uma opção boa. Mas lembre-se: criar uma propaganda de sucesso não é algo que deve ser baseado em chutes e suposições.
Por isso, pesquise, estude seu público-alvo, suas personas e não faça escolhas sem fundamentos. Afinal, a publicidade é uma arma poderosa, mas somente se você souber como usá-la da forma correta!
Agora que você já sabe como criar uma propaganda de sucesso, compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos o que você está fazendo!