Toda empresa que deseja o crescimento e a ampliação de seus lucros deve investir no atendimento ao cliente nas redes sociais.
Os motivos são simples de entender: as redes sociais tornam sua marca visível a um grande público, que terá mais facilidade para entrar em contato com sua empresa.
Usando corretamente as estratégias de marketing, o atendimento ao cliente pelas redes sociais pode ser convertido na aquisição de seu produto ou serviço.
O primeiro passo para que isso aconteça é entender como fazer um bom atendimento pelas redes sociais. Confira as nossas dicas:
Bom humor sempre
Ao interagir com o seu público, esbanje bom humor, carisma e simpatia. Mas não se esqueça que o modo de comunicação deve ser baseado na linguagem do seu público-alvo.
A linguagem de um público jovem pode ser bem leve e descontraída. Entretanto, ao se comunicar com um público composto por empresários e executivos, a linguagem deve ter um tom de profissionalismo, sem deixar de demonstrar cordialidade.
Não deixe nenhum problema sem solução
Ao criar uma página em uma rede social, é comum que os clientes utilizem esse canal para fazer reclamações. Esteja preparado para responder ao cliente e propor soluções de maneira rápida e eficaz.
Nas redes sociais, a sua empresa está mais exposta à opinião pública e um cliente com um problema sem solução pode transmitir a ideia que sua empresa não possui competência para resolvê-los.
Por outro lado, um atendimento eficaz fideliza o cliente e o deixa mais satisfeito.
Responda aos comentários nos posts
Sempre que for possível, procure interagir com o cliente ao responder aos comentários nos posts.
Agradeça quando receber elogios, responda educadamente às críticas (se possível, informando qual será a ação da empresa diante da opinião do cliente) e responda a eventuais dúvidas que surgirem.
Essas ações estreitam o vínculo do cliente com a sua marca.
Seja rápido no retorno das mensagens
Sejam mensagens públicas ou por inbox, é muito importante que o retorno ao cliente seja feito de modo rápido, sem deixar de esclarecer as dúvidas ou solicitações do internauta.
A comunicação por meio das redes sociais exigem maior velocidade das empresas. Por isso, é necessário que o atendimento ao cliente seja feita rapidamente ou ele pode migrar para a concorrência. Esteja preparado para propor soluções no caso de críticas.
Invista na identidade visual da sua empresa na internet
Ao interagir com a sua página na rede social, o internauta eventualmente está buscando informações adicionais sobre seu produto ou serviço. Por este motivo, é importante investir também na identidade visual da sua empresa nas redes sociais.
A comunicação visual nas redes sociais é importante para construção da imagem da sua empresa na internet. Um design moderno e adequado ao público de sua empresa pressupõe a ideia de credibilidade.
Aproveite as redes sociais para divulgar outras formas de atendimento ao cliente que sua empresa oferece, como telefone, site, e-mail, WhatsApp, endereço da loja física ou escritório, entre outras informações.
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