Comportamento do consumidor: entenda como antecipar as principais tendências

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
comportamento do consumidor

Estar atento a todas as variantes que fazem parte do comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, o empreendedor deve dar total importância para esse aspecto, antecipando suas principais tendências.

Por exemplo, com a popularização cada vez maior da internet, em especial da evolução dos aparelhos móveis, o marketing digital se tornou uma ferramenta que pode agregar um volume de vendas incrível e inovador graças às inúmeras estratégias que possuem, sem falar da melhoria na experiência do usuário.

Com o objetivo de auxiliar na compreensão do comportamento do consumidor e otimizar suas estratégias de marketing, preparamos esse artigo. Confira!

O planejamento da estratégia

É certo que as principais tendências que envolvem o comportamento do consumidor variam bastante conforme o tempo, as necessidades do momento, a moda etc. No entanto, é dever do empreendedor que quer ser bem-sucedido traçar uma investigação que torne possível um planejamento coerente e, assim, antecipar tais rumos.

Imaginemos um empreendedor que tem seu pequeno negócio com um movimento razoável e deseja fazer esse comércio decolar. Será que seria correto os seguintes movimentos abaixo?

  • Já que o negócio está indo bem, não é preciso qualquer antecipação. Afinal, em time que está ganhando, não se mexe.
  • Uma boa conversa cara a cara com os clientes é o suficiente para manter o fluxo do negócio. Até porque a melhor propaganda é a interação presencial, olho no olho.

Evidentemente que não! Essa era uma estratégia antiquada de vendas e que não cabe mais nos dias de hoje. Na primeira variação dos desejos desses consumidores, o negócio não aguentaria e o empreendedor teria de fechar as portas. Portanto, observar e planejar as estratégias de antecipação do comportamento é o primeiro passo rumo ao sucesso

Métodos de antecipação do comportamento do consumidor

Agora que entendemos a importância de planejar as estratégias de antecipação, cabem aqui boas práticas para que você possa iniciar com êxito essa etapa:

1. Pesquisar o mercado

Como já mencionado anteriormente, é requisito fundamental a pesquisa de mercado com foco no público-alvo. Esta ação, além de colocar o seu negócio em evidência, mostrará certas tendências que poderão indicar o melhor caminho a seguir.

2. Analisar o comportamento da persona

Um fator muito importante é o comportamento pessoal, isto é, para que público-alvo o seu negócio está voltado? Compreender este item é algo básico para definição de uma estratégia de vendas direcionada a esse segmento e entender sua flutuação ao longo do tempo.

3. Segmentar e monitorar campanhas

Hoje, a grande maioria das pessoas tem acesso às redes sociais. Considerar e planejar uma estratégia de marketing voltada para essas ferramentas é essencial. Algumas, como o Facebook, possuem mecanismos que ajudam a segmentar o seu nicho de atividade, compartilhando e multiplicando as informações sobre o empreendimento.

A segmentação cria condições de estabelecer um perfil mais claro dos seus consumidores, de forma a otimizar as ações a eles voltadas e prever o seu comportamento a médio prazo.

4. Identificar altas e baixas do mercado

Uma bela pesquisa de mercado vai ajudar e muito o sucesso desta antecipação, já que poderá projetar com detalhes o provável comportamento social de um determinado perfil de consumidor nos meses seguintes. Este procedimento evitará que desperdice trabalho e recursos em vão.

Por mais que o seu consumidor tenha um perfil “X”, se o mercado estiver desaquecido, é provável que venha a agir como “Y”.

5. Usar o neuromarketing em ações promocionais

Colocar em prática ações de “neuromarketing” pode ser muito vantajoso, pois ele demonstra cientificamente que, muitas vezes, o consumidor não toma atitudes de compra levando em consideração a razão apenas, mas especialmente por uma espécie de instinto, que pode ser estimulado pelo empreendedor em uma ação efetiva de marketing.

Em resumo, estar sempre interagindo com o seu público é essencial para que o bom empreendedor possa perceber todas as possíveis mudanças de comportamento do consumidor e, assim, planejar com coerência as atitudes que vai tomar.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe nas redes sociais e contribua com o aprendizado dos seus amigos empreendedores.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação