Saiba como escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio!

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São diversos os pontos que devem ser considerados para abrir uma empresa. Entre os mais importantes, destaca-se a escolha do ponto comercial, fator que influencia diretamente no sucesso de um negócio.

Isso acontece porque uma escolha errada pode fazer com que a sua empresa não atraia os consumidores ideais, ou faça isso de forma incorreta. Consequentemente, você não verá seu número de clientes e vendas aumentar, algo fundamental para qualquer empreendimento.

Ponto Comercial

Para evitar o problema descrito, é importante prestar atenção em alguns itens antes de alugar o ponto desejado. No post de hoje, você verá algumas dicas indispensáveis para concretizar sua escolha. Pronto para decidir? Então continue conosco!

Conheça o perfil dos consumidores da sua região

O melhor lugar para montar seu ponto comercial é aquele onde seus clientes em potencial estarão aptos para adquirir seus produtos ou serviços. Para tanto, avalie se os locais pesquisados têm um número expressivo de consumidores compatíveis com o perfil da sua empresa.

Faça pesquisas de mercado para identificar quais são os desejos e problemas do seu cliente ideal.  Procure saber quais regiões eles mais visitam ou moram. Assim, você evitará tomar decisões baseadas apenas em percepções, dando mais foco para o seu negócio.

Lembre-se também de que não basta que o local tenha um público numeroso. Afinal, se as pessoas não têm o perfil desejado, elas dificilmente vão se interessar pelo que você oferece. Portanto, essa deve ser sua primeira preocupação.

Escolha um ambiente com espaço adequado

Como você viu, conhecer a fundo o seu público é indispensável para escolher o ambiente mais adequado. Isso significa que também é preciso considerar o tamanho do local, já que pode haver a necessidade de ter estoques, organizar filas de pagamento e otimizar o atendimento.

Tudo isso ajudará você a criar uma boa experiência para os clientes, então não caia na armadilha de buscar por um lugar menor do que você precisa apenas por ser mais barato do que outros. Tenha em mente que, embora você possa economizar à primeira vista, isso poderá fazer com que você perca clientes no futuro.

Pense também no que pode ser feito para que você aumente a sensação de amplitude do ambiente, a fim de otimizá-los e fazer com que os clientes tenham melhores experiências dentro da loja.

Verifique se o ponto é de fácil acesso

Não adianta ter um ponto em um local com o perfil adequado e tamanho ideal se as pessoas não souberem chegar lá ou tiverem dificuldade para encontrá-lo, certo? Por isso, busque pelos locais que tenham bons pontos de referência, que sejam facilmente encontrados e que possuam boas instalações.

Considere ainda se o ponto:

  • se destaca dos demais;
  • o estado da fachada;
  • possui local para estacionar;
  • tem nível de ruído adequado;
  • conta com condições mínimas de higiene;
  • está pronto para serviços básicos de água, luz, internet e telefone.

Observe o fluxo de pessoas

Para complementar o item anterior, observe o fluxo de pessoas que circulam pela região do ponto. É comum ver pontos que estejam em bairros adequados, com boas instalações, mas que por algum motivo não recebem um grande número de pessoas. Por isso, observe o fluxo de pessoas que possam próximas ao ponto pesquisado, verificando se o número é adequado para a demanda projetada pela sua empresa.

Nessa etapa, vale destacar que é necessário contar com um modelo de negócios bem elaborado para saber, de fato, quais são as sus necessidades. Assim, você entenderá como atrair seu público de forma eficiente, podendo planejar a divulgação da sua loja por meio de letreiros externos e internos.

Qualquer negócio exige investimento de tempo e dinheiro. Portanto, pense com cuidado em todas as decisões que você for tomar, incluindo o ponto comercial a ser decidido — afinal, essa escolha poderá ser determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Quer ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas que você? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus seguidores porque é importante planejar onde instalar a empresa!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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