Gestão de estoque: a chave para evitar desperdícios e reduzir custos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
gestão de estoque

Uma boa gestão administrativa e financeira deve priorizar o estoque da empresa, que tanto pode ser uma fonte de lucros quanto de prejuízos. Por isso, recomenda-se dedicar a ele uma atenção especial, valendo-se dos métodos mais eficazes e das melhores estratégias para manter tudo sob controle.

Veja a seguir como fazer uma boa gestão de estoque, reduzindo boa parte das despesas no seu negócio!

Gestão de Estoque

Identifique os erros

Onde há erros é quase certo que existirão perdas e custos desnecessários.

Por isso, uma boa gestão de estoque considera a identificação de erros como uma prioridade.

Crie rotinas para assegurar que os produtos serão recebidos, registrados, armazenados e despachados da forma certa e no momento certo.

Tanto erros administrativos quanto operacionais podem interferir no controle de estoque, principalmente originados de informações incorretas ou incompletas.

Nunca se esqueça que itens com prazo de validade vencido representam perdas e devem ser retirados do estoque e computados negativamente.

Implemente um sistema de gestão automatizado

Os sistemas automatizados primam pela maior eficiência e exatidão de dados.

Existem softwares de diferentes modelos — alguns que nem precisam ser instalados, podendo ser usados online.

Os ERPs estão passando por uma fase próspera, com elevada demanda por parte dos consumidores.

Na maioria das vezes, são oferecidos em módulos, ou seja, a empresa adquire os módulos conforme suas necessidades, sem precisar comprar o sistema integral de uma só vez.

Sistemas automatizados facilitam o controle de entrada e saída de produtos, a realização do inventário, o relacionamento com seus fornecedores e assim por diante.

Cuide da segurança

É preciso estar atento à segurança do estoque, visando evitar furtos. Para manter esse controle de segurança, também é possível apelar para a tecnologia, como câmeras 24 horas e sistemas de alarme.

É possível também contratar profissionais de segurança para vigiar o local e impedir a entrada de pessoas desconhecidas.

O acesso ao estoque deve ser permitido somente a determinados funcionários, já que essa área não deve ser um local de livre circulação.

Qualifique a sua equipe

Trabalhar com funcionários bem qualificados é outra forma eficaz de evitar perdas no estoque.

Vale a pena investir em treinamentos periódicos para atualizar os membros da equipe e para que eles estejam sempre aperfeiçoando seus conhecimentos.

Dessa maneira, eles estarão prontos para manter controle sobre o estoque, identificar os produtos de forma rápida (incluindo os que estão com validade vencida) e manusear os itens adequadamente de modo a evitar que sejam danificados e outras coisas.

Tome cuidado no recebimento

É importante que o recebimento dos produtos seja regido por uma política eficiente, com procedimentos formais para inspeção e conferência.

Um ou mais funcionários devem estar preparados para conferir os itens.

A quantidade, peso, validade e qualidade de cada produto é muito importante para manter a integridade e lucros.

Tudo deve ser registrado!

No caso de incoerências, o fornecedor deve ser comunicado imediatamente.

Na hora de inspecionar, priorize os produtos que apresentam características especiais, como  necessidades de acondicionamento e temperatura específica.

Identifique corretamente os pontos dos pedidos

Evite fazer compras desnecessárias antes do tempo. Isso só contribui para superlotar o acervo e aumentar as possibilidades de perdas.

Estas perdas se dão por conta da validade vencida, ocasionais avarias ou furtos. Lembre-se que um estoque muito cheio é bem mais difícil de gerenciar.

Também é preciso tomar cuidado para não deixar o estoque escasso de produtos com demanda elevada, pois isso também implica em prejuízos.

Por isso, identifique o ponto de pedido de cada produto e, assim que o estoque só apresentar determinada quantia dele, solicite nova remessa.

E você? Já gerencia corretamente o estoque de sua empresa? Como você costuma proceder? Conta pra gente nos comentários e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação