Marketing de Relacionamento é crucial para o seu negócio. Saiba porque!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
marketing de relacionamento

No mercado atual, os consumidores tomaram as rédeas da relação entre a empresa e o consumidor. Hoje, o cliente já não aceita mais tão passivamente qualquer coisa que uma loja tenha para vender. Muito pelo contrário, os consumidores estão cada vez mais exigentes, querendo produtos que tenham personalidade e valor único.

Nesse cenário, o marketing de relacionamento é uma importante estratégia para continuar vendendo nesse mercado competitivo, que exige criatividade e inovação a todo momento.

Neste post vamos falar sobre marketing de relacionamento: o que é, quais são os objetivos dessa estratégia e como implementá-la em sua empresa. Vamos lá?

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que tem o foco no cliente, na sua satisfação e ligação com a marca. Essa técnica de marketing vê na excelente relação com o consumidor uma incrível maneira de vender mais. É simples: se o cliente adora a sua empresa, ele vai se tornar um consumidor fiel e um verdadeiro defensor da sua marca.

Quais são os objetivos dessa estratégia?

Quantas vezes você já jurou que nunca mais voltaria em algum lugar (e convenceu outras pessoas a fazer o mesmo) quando foi mal atendido? E quantas vezes você já comentou com todos os seus amigos e familiares, fez posts no Facebook, Stories etc., quando foi muito bem atendido em alguma loja?

O objetivo dessa estratégia vai muito além do bom e velho (e ainda muito importante!) fidelizar clientes. O marketing de relacionamento se trata de conquistar fãs — a fidelização é uma consequência natural.

Com o marketing de relacionamento, além de ter clientes fiéis que compram sempre em seu estabelecimento, você ainda “ganha” novos consumidores que vão vir pelas excelentes recomendações que ouvirão de quem já ama sua marca.

Como implementar o marketing de relacionamento na sua empresa?

marketing de relacionamento

Esteja presente e seja ativo nas redes sociais

No momento em que vivemos, qualquer coisa que não está na internet é como se não existisse. Portanto, o primeiro passo para começar é estar presente nas redes sociais em que o seu público-alvo mais interage.

Mas só isso não basta. Também é preciso que sua marca seja ativa nas redes! Use as mídias sociais para interagir com seus consumidores e incentive-os a engajar com a marca: tire dúvidas, produza conteúdo relevante, faça perguntas. Enfim, relacione-se!

Excelência no atendimento, com foco na relação com o cliente

A essência do marketing de relacionamento está no atendimento ao consumidor, em todas as etapas. Desde o primeiro contato até o pós-venda.

Para que isso aconteça, é preciso que as empresas foquem em proporcionar ao cliente o melhor relacionamento possível com o negócio de forma humanizada.

Hoje, é muito comum automatizar a comunicação, pois essa é uma das grandes vantagens que a internet nos trouxe. O uso de chatbots, por exemplo, é muito comum.

Mas é preciso que esses robôs sejam pensados de forma a humanizar ao máximo a conversa, pois as pessoas não gostam de sentir que estão conversando com um robô. A ideia é conversar com o cliente e tratá-lo como se ele fosse um amigo próximo.

Pós-venda

O pós-venda é essencial para a sua estratégia de marketing de relacionamento. Com ele, você vai provar para o seu cliente que sua marca realmente se importa com a satisfação total dele, principalmente quando ocorrer algum tipo de problema com a compra do produto ou serviço.

Nada comprova melhor a força de uma relação do que o momento de dificuldade e atrito, certo? Saiba que isso também vale para a relação do cliente com a sua marca.

Para fazer um marketing de relacionamento eficaz, é imprescindível que você conheça os seus clientes. Não adianta nada bolar estratégias incríveis para o público errado. É importante conhecer seu público-alvo, definir suas personas, identificar quem são seus clientes e quais são suas necessidades. Assim, você conseguirá fazer um marketing de relacionamento certeiro e eficaz.

Quer investir na comunicação visual da sua loja para impactar os consumidores e vender mais? Entre em contato com a gente!  

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay