Como as PMEs podem elaborar um plano de marketing eficiente?

plano de marketing

Muita gente sonha em abrir uma empresa e ter um negócio próprio a fim de conquistar a tão almejada independência financeira e trabalhar com o que realmente gosta.

Mas poucos são os que se atentam para um ponto essencial de qualquer empreitada como essa: o plano de marketing.

Gerir uma operação comercial não se trata apenas de ter um produto e “sair vendendo”, seja em ambientes físicos ou na internet.

Plano de Marketing

Um erro bastante comum entre empreendedores de primeira viagem. Todos os aspectos do negócio devem ser esmiuçados e planejados, sempre de acordo com os objetivos da empresa.

Neste artigo vamos mostrar a você, empresário dono de uma PME, algumas orientações importantes para pensar e desenvolver um bom plano de marketing para a sua empresa — e, claro, ter muito sucesso. Confira:

Pesquisa de mercado

As ideias de negócios sempre parecem perfeitas quando ainda estão dentro de nossas cabeças, mas isso nem sempre é verdade quando elas são colocadas à prova no mercado da vida real.

Por isso, é imprescindível que, antes de qualquer movimento (especialmente aqueles que incluam investimentos significativos), você faça uma pesquisa detalhada sobre as condições do mercado em que o futuro negócio se insere.

Definição de público-alvo

Seu produto é bom, tem qualidade? Ótimo! Mas há demanda? Quem compraria o seu produto ou contrataria os seus serviços?

Essas são perguntas que você deve se fazer durante o processo de planejamento de marketing, que ajudarão você e seu time a entender quem é o público-alvo de seu negócio.

Com essa informação em mãos e bem detalhada, você pode impactar esse público de forma mais eficiente, oferecendo exatamente o que ele precisa.

Plano de marketing: estratégias e táticas

Agora que você conhece o mercado e o público-alvo, é hora de determinar quais serão os principais aspectos estratégicos e táticos que nortearão o seu planejamento de marketing.

Tenha sempre em vista os objetivos principais das ações.

Entre as principais estratégias nas quais você deve focar estão a definição dos canais de marketing:

  • redes sociais
  • blog
  • vídeos
  • palestras online
  • conteúdos que serão gerados para levar adiante os objetivos listados.

Sua comunicação falará dos produtos, de suas vantagens e benefícios? Ou terá como foco o conteúdo direcionado para a geração de leads qualificados?

Criação de um cronograma

Claro que tudo o que for planejado deve ser colocado em prática em algum momento. Mas que momento é esse?

Uma parte importante do plano de marketing é controlar de perto esse cronograma para que possam ser medidos os resultados vindos de cada uma das ações.

Monitoramento de resultados

E por falar em monitoramento, essa é uma das etapas mais importantes do plano e merece um tópico só dela.

O que é incrível no marketing é que podemos monitorar os resultados de cada ação!

Podemos definir vários indicadores para análises que farão com que você tenha controle total do que precisa ser alterado, melhorado ou substituído.

E, claro, isso traz economia na hora de elaborar um bom orçamento de marketing!

Nosso objetivo é ajudar você a ter sucesso com a sua empresa por meio da comunicação bem planejada e executada com toda a eficiência possível.

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