Poluição visual: aprenda como os letreiros podem reduzir esse mal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
poluição visual

Existe um tipo de poluição que é característica do mundo moderno e dinâmico em que vivemos: a poluição visual. Presente principalmente nos grandes centros urbanos, ela é um tipo de comunicação invasiva causada pelo excesso de informações espalhadas nas fachadas das lojas, nas ruas e nas avenidas.

Quer saber como e por que reduzir a poluição visual no seu letreiro? Então, continue a leitura!

As causas e perigos da poluição visual

Geralmente, a poluição visual acontece devido a placas mal produzidas, cartazes publicitários com letreiros garrafais, anúncios diversos, outdoors e pichações nas paredes — enfim, tudo o que chama a atenção. O efeito dessa prática pode ser comparado com aquela conhecida regra de etiqueta na internet, na qual publicar um texto utilizando apenas letras maiúsculas é interpretado como um grito.

E “gritar” não é comportamento de um empreendedor que busca otimizar os resultados da empresa, concorda? O consumidor de hoje está mais maduro e consciente dos fatos que o cercam — e, nesse contexto, o papel do empreendedor é criar estratégias para atrair e conquistar esse consumidor de maneira inteligente.

Os prejuízos à saúde da poluição visual

Além da má impressão causada pelo excesso de informações na comunicação, a poluição visual se revelou uma verdadeira vilã para a saúde do ser humano. Recentemente, pesquisadores comprovaram que seus efeitos causam impacto nas emoções das pessoas, podendo estimular o estresse — e, o que é pior, sem que a pessoa sequer se dê conta disso.

Não permita que a sua loja seja vista dessa forma! Seus clientes precisam enxergar o ambiente externo da sua empresa como um lugar agradável e atrativo. Em outras palavras, a entrada da sua loja precisa ser convidativa, para que o cliente verdadeiramente sinta o desejo de entrar.

Como encantar clientes sem praticar poluição visual

A fachada da sua loja é o seu cartão de visitas — é a primeira coisa que as pessoas observam, podendo ser um fator decisivo para elas entrarem ou não. Um detalhe que faz toda a diferença é a instalação de letreiros. Além de imprimir maior credibilidade, o nome da loja estampado em forma de letreiro apresenta um layout bonito, com ares de elegância e sofisticação.

Mas como fazer isso? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Seja objetivo

É preciso ter cautela para não exagerar na composição das letras e das cores. Seja objetivo — utilize poucas informações. O que realmente faz parte da identidade da sua empresa? É isso que deve ser transmitido pelo letreiro.

Escolha a tipografia adequada

Outro detalhe extremamente importante é a escolha da tipografia, ou seja, o modelo da letra que será exposto na fachada. Fique atento para que a tipografia corresponda ao seu logotipo, que é a identidade da sua marca. Cuidado com letras rebuscadas demais, que interferem na compreensão das palavras — conteúdo deve ser perfeitamente legível, para que nada possa atrapalhar a compreensão.

Pense com cuidado no material

Hoje, a variedade de matérias-primas utilizadas para confeccionar esse tipo de adorno é grande. Entre as mais utilizadas estão os letreiros em MDF, PVC, acrílico, aço inox e galvanizado. Priorize sempre aquela que mais se assemelha ao perfil da sua marca, e não hesite em solicitar a ajuda de um profissional em comunicação visual para fazer a escolha correta.

Considere o local da sua loja

Se a sua loja fica em um movimentado centro comercial, pode ser, realmente, que você precise de um letreiro mais chamativo — para conseguir chamar a atenção dos transeuntes e, assim, conquistar clientes. Mesmo assim, não exagere no visual! Você quer conquistar, e não assustar.

Sua loja está localizada em uma área residencial? Então, é preciso ser discreto e sutil — aqui, o cliente procura estabelecimentos que o deixem confortável e bem à vontade. Um letreiro mal planejado, aqui, irá causar uma poluição visual ainda mais prejudicial a sua loja.

E então, pronto para desenvolver um letreiro eficiente para sua loja, sem contribuir para a poluição visual da região? Ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou sugestões que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação