Prazo de entrega: entenda a importância do gerenciamento de tempo

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prazo de entrega

Nos dias de hoje, para se garantir um planejamento e gerenciamento de qualidade, é preciso levar em conta a questão do tempo, pois muitos projetos caem no fracasso ou são cancelados devido a uma administração ineficaz.

Imprevistos e atrasos são situações que nem sempre conseguimos enxergar. Por isso, muitos se perguntam: como gerenciar de forma correta um projeto sem se preocupar com grandes fatalidades?

Pensando em solucionar esse problema, criamos esse post para que você saiba algumas dicas de como cumprir bem o prazo de entrega!

Porque se preocupar com os prazos?

A cada dia fica mais difícil gerenciar o tempo, levando em consideração todas as tarefas diárias que precisamos realizar, não é mesmo? Então, imagine a vida de um gestor ou analista de desenvolvimento e suporte que precisa atender diversas demandas e chamados de clientes que estão perdendo a paciência?

É preciso que tomemos conta de tudo: dar suporte aos clientes, respeitar as datas e prazos, justificar os custos de desenvolvimento e operação, entre outras atividades que se desenrolam durante o trabalho.

Contudo, em momentos de crises, quando muitos querem cortar custos, qualquer perda, até a menor possível, pode ser significativa para seu negócio.

É uma missão árdua gerenciar em um contexto desses e, com a falta da administração do tempo de trabalho, você pode perder horas com demandas que, às vezes, não são tão urgentes e que não precisam de tanta atenção.

As consequências da falta de um controle nos prazos pode fazer com que projetos e entregas sejam atrasadas e até colocadas em segundo plano, o que, além de causar falhas dentro do atendimento, pode impactar na visão que os clientes têm acerca da qualidade de sua organização de trabalho.

Assim, as empresas que não administram seu tempo, lidam sempre com a sensação de que poderiam realizar trabalhos com maior agilidade. No entanto, é sempre bom lembrar que não se pode esperar por mais resultados quando não se está fazendo nada diferente.

Os atrasos na finalização de trabalhos são sempre danosos, já que, além de comprometer seus custos, podem diminuir a velocidade de entrega de seus serviços ou produtos, impactando o momento de eles entrarem em iniciação ou em operação.

Resumindo, a gestão do tempo e sua importância são indiscutíveis.

Como planejar o tempo corretamente?

Saiba algumas formas de implementar o gerenciamento do tempo em sua empresa com nossas dicas. Confira!

Defina bem as atividades

Definir as atividades consiste na identificação da documentação das ações que vão ser realizadas para a produção da entrega dos projetos.

Nessa etapa, realiza-se a divisão de trabalhos em tarefas que forneçam uma base concreta para que se possa programar, estimar, monitorar, executar e controlar os trabalhos relacionados aos projetos. A partir disso, são gerados atributos e listas de atividades e marcos.

Sequencie as atividades

A fase de sequência das atividades é responsável pela identificação e documentação dos relacionamentos entre o projeto e as atividades.

Nessa etapa, são definidas as questões lógicas para se realizar os trabalhos, com a finalidade de se ter uma eficiência maior, mas sem deixar de lado a verificação das restrições do projeto. Com isso, são gerados o cronograma, os diagramas e as atualizações na documentação do projeto.

Planeje corretamente o cronograma

Trata-se do desenvolvimento do cronograma, com uma análise das sequências das atividades, dos recursos utilizados, das restrições dos prazos e da duração a fim de criar um cronograma-modelo para cada projeto.

Nessa etapa, realiza-se a introdução das tarefas do cronograma, da duração, dos recursos, de sua disponibilidade e das relações lógicas. A partir disso, é desenvolvido o cronograma dos projetos, o calendário, a linha de base e as atualizações no plano e nos documentos do projeto.

Agora você entende mais sobre o gerenciamento do tempo e a importância do prazo de entrega, certo? Então, gostou de nosso artigo? Acesse o link a seguir e conheça algumas dicas para você orçar letra-caixa!

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Ricardo Gonçalves

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