Qual é a melhor forma de usar a comunicação visual nas fachadas?

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a importância da fachada

De nada adianta ter bons produtos, um bom atendimento e um bom serviço se a fachada da sua loja não é atrativa o suficiente. Afirmamos isso porque no caso da comunicação visual de fachadas, a primeira impressão é realmente a que fica, e como a parte externa da loja é o primeiro fator a ser percebido por um cliente em potencial, esse é um dos itens mais importantes do seu estabelecimento.

Já falamos um pouco disso em nosso artigo 7 razões para investir mais tempo aprendendo sobre comunicação visual. A fachada e o ambiente externo podem tanto impacitar positivamente quanto negativamente.

Qual é a melhor forma de usar a comunicação visual na fachada?

Muitos lojistas sabem da importância da comunicação visual nas fachadas, mas não sabem como explorar suas muitas opções. Pensando nisso, separamos algumas dicas:

Tudo começa pela identidade da sua loja

Antes de qualquer coisa, você precisa observar o segmento da sua loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento que você estabeleceu. Tais fatores são conhecidos pelo nome técnico “merchandising” e compreendem a maneira correta de você se expressar ao seu cliente. Toda a comunicação visual da sua loja deve estar integrada e contar uma história. A fachada é a extensão do ambiente interior, do logo, da sua visão de mercado e de sua empresa como um todo.

O cliente deve ser visado como parte da comunicação, porque é ele que você deseja atingir com a mensagem construida em sua comunicação visual. Portanto, se seu mote é atingir clientes da classe A e B, isso deve ficar explícito na fachada.

Preste atenção no logotipo

De preferência, posicione o seu logotipo a uma altura que o consumidor não precise mudar o campo de sua visão. É importante também colocar o nome da empresa em um tamanho relativamente pequeno, porém de fácil leitura, assimilação e memorização.

Considere o layout interno

A melhor maneira de prender a atenção do cliente que passa é utilizando de maneira inteligente os espaços disponíveis na sua fachada e vitrine. No entanto, a parte externa deve conversar com a parte interna da sua loja. Portanto, tenha certeza que você está sinalizando de forma eficiente, desde preços à ambientação e à decoração.

É importante entender você vai precisar considerar o layout interno do seu estabelecimento, como a cor do piso, o tipo de revestimento, a decoração, os equipamentos e mobiliários, para enfim decidir o externo da loja. Na verdade, você precisa pensar a comunicação visual como um todo, para poder construir uma fachadas limpa, agradável, organizada e condizente com a história da sua loja.

Preste atenção na manutenção

De nada adianta ter uma bela fachada se você não cuida da manutenção dela. Você deve estar ciente de que a ação do tempo e do meio ambiente podem ir degradando a sua fachada e, para evitar isso, é importante ter atenção especial com a parte externa da loja. Cuide sempre da pintura, da limpeza e da organização. Aliás, em relação às cores, recomendamos que você utilize uma paleta própria da sua marca, para reforçar a identidade da sua loja na memória do seu cliente. Lembre-se também de manter uma boa iluminação para realçar o estabelecimento e atrair a atenção dos seus clientes.

A comunicação visual da fachada da sua loja merece atenção! Uma comunicação externa de loja bem organizada é capaz de atrair mais compradores e aumentar suas vendas.

E você, tem cuidado da comunicação visual da fachada da sua loja? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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