7 razões para investir mais tempo aprendendo sobre comunicação visual

Define-se comunicação visual como o conjunto que compõe uma marca ou ainda como todo meio de comunicação de uma empresa expresso com a utilização de componentes visuais (cores, elementos gráficos, tipografia, desenhos, logomarca, etc). Pouco se fala sobre o assunto e, por isso, poucos também são os empresários que sabem da real importância de uma identidade visual para sua marca. Pensando nisso, preparamos este post com algumas razões para você investir mais tempo aprendendo sobre comunicação visual. Vamos conferir?

1 – Primeira impressão

Pode parecer exagero, mas a identidade visual é a primeira impressão que sua marca terá com um possível cliente. E, como já dizia o ditado, a primeira impressão é a que fica. Trata-se de um processo inconsciente, no qual o público, ao ter contato com sua identidade visual, interpreta alguns sinais e acaba formando uma imagem de sua empresa. O segredo é justamente trabalhar de modo que a imagem que seu público tem seja realmente a imagem que você deseja passar.

2 – Imagética

A identidade visual reflete o trabalho, a filosofia e a metodologia de uma marca através de imagens. Muitas vezes, o uso de elementos visuais dispensa o texto, atingindo o público de forma mais fácil e direta. A comunicação visual de sua empresa deve servir de modo que um cliente em potencial se identifique ou tenha uma ideia de seus serviços logo na primeira vez que olhar para o seu logo, por exemplo.

3 – Destaque no mercado

Em um contexto como o atual, com um mercado extremamente concorrido e uma oferta de produtos e serviços cada vez mais semelhantes, é necessário que sua empresa se destaque, caso queira crescer efetivamente. Um design bem feito atrai novos clientes, enquanto um mal feito os afasta. Além disso, lembre-se que uma comunicação visual consistente e coerente com os valores da sua empresa fortalece sua marca.

4 – Logo

Todo empresário sabe (ou deveria saber) da importância de um bom logo. Mas um erro que muitos cometem é justamente criar um logo sem necessariamente pensar ou ter compromisso com sua comunicação como um todo. Um logo traduz a personalidade da empresa, mas só se consegue chegar a um resultado positivo caso ele esteja relacionado à identidade visual de sua marca. Para se chegar a um logo efetivo, antes é necessária a elaboração de uma identidade visual coerente e consistente.

5 – Aplicações

De nada adianta ter uma identidade visual desenvolvida e não aplicá-la corretamente. Lembre-se que a comunicação visual de sua marca também deve ser aplicada em seu website, nas redes sociais, no cartão de visitas e em todo seu material gráfico. Por isso, com o auxílio de um designer, é preciso elaborar um manual de uso da identidade visual de sua empresa, de modo que todas as aplicações sejam pensadas de forma a aproveitá-la ao máximo e adequadamente.

6 – Memorização

Já explicamos que a comunicação visual é a primeira impressão que os clientes terão da sua empresa. Como resultado de uma identidade visual atrativa e bem feita, o processo de memorização de sua marca (ou, mais especificamente, da imagem dela) pelo seu público-alvo se dará facilmente. É justamente esta memória que fará com que o público se lembre da sua empresa quando precisar de seus serviços.

7 – Comunicação visual física

Muito se fala em comunicação digital e na necessidade da presença de sua marca na internet, não é mesmo? Não que isso não seja importante, mas um erro que muitos empresários cometem é justamente investir em comunicação online e se esquecer da física. Detalhes tão importantes, como o uso de um letreiro atrativo na entrada de sua empresa, por exemplo. Para atrair um público local, o mais indicado ainda é investir em comunicação física.

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