Fachada de Loja – 10 coisas que as pessoas não sabem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket

Quem está abrindo ou reformando um comércio, muitas vezes, não sabe o quão importante é um letreiro na fachada e não conhece a importância em obter um espaço adequado para atendimento aos clientes.

Fachada de loja, este é um tema que pode gerar várias linhas de assunto para podermos direcionar o logista em diversos aspectos e benefícios de uma boa implantação com estratégia bem definida. Ela pode gerar excelentes resultados e aumentar as vendas de forma considerável, sendo este um dos aspectos essenciais por causarem a primeira impressão do público-alvo.

De qualquer modo, grande parcela de empresários ainda acaba deixando de lado alguns pontos importantes na hora de obter uma fachada adequada e, neste caso, a falta de conhecimento representa um grande vilão. Pensando neste assunto, separamos algumas coisas que as pessoas não sabem sobre uma fachada de loja, de modo que seja possível aprender e valorizar cada vez mais este recurso. Acompanhe!

1. Definição de público-alvo

Um dos principais fatores de desconhecimento com relação às fachadas está na importância em definir o público-alvo antes mesmo de desenvolver o recurso visual para a loja.

Sem isso, a fachada da loja acaba por ser desenvolvida baseando-se em layouts bonitos ou sofisticados, mas que acabam não atraindo o público desejado por não passarem a mensagem pretendida.

Deste modo, antes de sair orçando os preços de fachadas, recomenda-se pesquisar e conhecer o perfil do público que se pretende conquistar.

2. Planejamento

O desconhecimento da necessidade do planejamento da fachada também é muito comum. Muitos empresários acabam não dando a devida importância nesta fase ou deixam o projeto para ser realizado às pressas.

Logo, este pode ser um dos principais fatores que causam o desenvolvimento incorreto das fachadas e a falta de interesse visual do público-alvo.

3. Manutenção periódica

A manutenção de fachadas por vezes é esquecida devido ao desconhecimento dessa necessidade por parte dos lojistas.

Assim, muitas lojas passam anos sem realizar manutenções, como a troca de lâmpadas e pintura de suas fachadas. Consequentemente, acabam por perder parte de seus clientes simplesmente por apresentarem uma fachada desvalorizada.

4. Limpeza

Ao contrário das manutenções, a limpeza das fachadas é considerada uma tarefa simples, mas muitos lojistas desconhecem a necessidade de mantê-la sempre limpa.

5. Posicionamento

Outro fator de desconhecimento referente a fachadas de lojas está no estudo do acesso e no posicionamento destas.

É comum observarmos lojas que acabam acertando nos quesitos de logo, iluminação e manutenção, mas escolhem de forma errada o posicionamento de suas fachadas.

Neste caso, recomenda-se avaliar com antecedência a acessibilidade da loja e a facilidade que o público terá em notar a fachada.

6. Excesso de informação

O excesso de informações também é um fator de desconhecimento por parte de alguns lojistas. Logo, é comum encontrarmos lojas com excesso de imagens, textos e efeitos gráficos em suas fachadas.

Recomenda-se sempre layouts limpos, pois além de objetivos, estes modelos estão sempre em alta e possuem ótima aceitação em qualquer segmento.

7. Escolha de material adequado

Outro ponto importante desconhecido por empresários está na escolha do material adequado para a construção da fachada da loja.

Nesta fase, é preciso avaliar com cautela, pois nem sempre o mais caro é a melhor opção. É preciso buscar soluções em que não haja desgaste da fachada e, consequentemente, um gasto adicional para reformas de tempos em tempos.

Pensando nisso, separamos alguns materiais que são ótimas soluções, confira:

Aço inox polido

Esse tipo de aço tem um aspecto espelhado, conferindo uma beleza e elegância ao material.

Ele pode ser utilizado tanto para ambientes internos quanto externos, transmitindo formalidade mas sem abandonar seus elementos brilhosos que o confere nobreza.

Aço inox escovado

aço inox escovado também possui a propriedade de nobreza, contudo, ele se destaca pelo seu elemento fosco, o que transmite uma imagem ainda mais formal!

Ele é indicado tanto para locais internos quanto externos, suportando a ação de diversos agentes poluentes, enferrujamento e mudanças de temperatura, tal qual o polido.

Muitas escritórios, lojas, fábricas e entre outros utilizam o aço inox, tanto o brilhante quanto o escovado em seus ramos de trabalho.

Aço galvanizado

Letreiros feitos nesse modelo de aço são opções perfeitas para transmitir uma imagem menos formal aos seus clientes. As suas qualidades são marcantes e promovem um ótimo custo-benefício, fazendo valer sua imagem e cada centavo investido nela!

O acabamento é feito com uma pintura automotiva, em que as cores e os detalhes originais da sua logo são preservados em até 95%!

Ademais, o aço galvanizado também pode ser utilizado para ambientes internos e externos, possuindo uma durabilidade muito longa.

8. A Iluminação ideal

A iluminação de fachadas também é um fator importante que, no geral, é desconhecido pelas empresas. Por isso, é comum notarmos lojas que não utilizam iluminação em suas fachadas, mesmo realizando atendimentos noturnos.

Outro ponto a ser ressaltado está em avaliar a necessidade deste recurso de acordo com o posicionamento da loja e o tráfego do público em um período noturno. Desta forma, optar por fachadas iluminadas pode ser um excelente recurso na conquista de novos clientes.

Também separamos ótimas formas de iluminação para o seu letreiro, saiba:

LED

A iluminação em LED (sigla para Light Emitting Diode em inglês) é uma opção bastante barata no mercado. Sendo assim, ela possui um consumo 80% menor do que outros tipos de iluminação.

Ademais, são lâmpadas mais duradouras quando comparadas, por exemplo, com as incandescentes, durando até 25 vezes mais! Logo, tente optar por esse material para qualquer tipo de iluminação.

Iluminação indireta

Agora, não falaremos sobre lâmpadas, e sim como utilizá-las! Sendo assim, uma ótima forma de iluminar seu letreiro é com iluminação indireta nas letras.

Não só pode economizar energia, como também melhora sua identidade visual, pois a iluminação indireta confere um ar de sofisticação ao seu letreiro!

Backlight

Enquanto a iluminação indireta usa o conceito do frontlight, isto é, de iluminação frontal, o backlight é o contrário.

Essa forma de iluminação é feita de dentro para fora, assim, a sua fachada, dependendo do tamanho, pode manter o estilo enquanto economiza energia!

Contudo, se o seu letreiro possui um tamanho muito grande, a melhor opção continua sendo a iluminação indireta!

9. Interação com demais elementos

Outros elementos, tais como vitrines, cores e outras informações relevantes, devem ser complementares para o fortalecimento na identidade visual da loja.

O desconhecimento desta necessidade é muito comum por parte de lojistas, que acabam contratando uma empresa que lhe desenvolve banners ou letreiros, por exemplo, que acabam sendo desproporcionais ou irrelevantes por não complementarem com os demais elementos.

Portanto, o empresário deve possuir um senso crítico para avaliar as possíveis combinações ou contratar uma empresa que desenvolva projetos focados na identidade visual da loja.

10. Atualização

Por fim, é possível citar o desconhecimento em manter a fachada atualizada. Desta forma, muitas empresas acabam deixando de lado a renovação de seus letreiros e demais recursos visuais, tornando o layout “apagado” com o tempo, seja pelo desgaste natural dos materiais ou até mesmo por ter se tornado insignificante aos olhos do público com o tempo.

Com base nas dicas aqui citadas, é possível conhecer alguns pontos importantes sobre fachadas de lojas que são desconhecidos pelas pessoas.

Deste modo, pode-se destacar que estes recursos visuais são de grande importância, independente do segmento em que se atue.

No geral, a maioria dos lojistas não possui conhecimentos adequados para escolha e projeção de uma fachada ideal.

Ademais, vale ressaltar o porquê de investir em letreiros. Confira:

O porquê do letreiro para a sua comunicação visual

Como o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado, é essencial investir em estratégias de modo a divulgar a sua marca para atrair novos consumidores.

Assim, dentro da sua comunicação visual, a qual é responsável por grande parte do seu contato com o consumidor, está a utilização de bons letreiros!

A identidade visual focada em letreiros possui elementos mais atraentes para quem deseja divulgar o seu negócio, produto ou marca, pois eles são ferramentas acessíveis e bastante disponíveis.

Além de possuir alto impacto, também tem um custo menor comparado com outras opções e uma maior facilidade de memorização dos potenciais clientes!

Bom, agora você entende mais sobre letreiros para fachada de loja e como eles funcionam! Gostou do nosso artigo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos semelhantes!

E você, deseja desenvolver uma fachada adequada para seu negócio? Conte com a conosco!

Fachada de Loja: Fale conosco agora mesmo!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação