A competitividade hoje é uma realidade em qualquer setor. Mesmo assim, ainda existem empresas que conseguem se manter presentes no mercado e no imaginário popular. Não à toa, elas estão entre as marcas mais valiosas do mundo.
Mais do que investir pesado em marketing, essas organizações conseguiram um espaço incrível no coração e no dia a dia dos clientes. Quer descobrir quais são, o que elas têm em comum e como elas fizeram para conseguir isso? Veja os 7 cases de sucesso que listamos para você!
1. Apple
Apontada por muitos especialistas como a empresa mais valiosa e inovadora do mundo, a Apple não alcançou esse posto de graça.
Pelo sétimo ano consecutivo, a marca figura entre as mais valiosas do mundo. Segundo a renomada e conhecida Forbes, a marca da empresa tem um valor estimado de U$ 170 bilhões. Incrível, não é mesmo?
Mundialmente conhecida por ser um verdadeiro celeiro de ideias, constantemente surge com novidades que surpreendem não apenas os consumidores, mas até os concorrentes. Some a isso propostas inteligentes de marketing e fidelização, e você terá a receita do sucesso.
Muito disso vem do espírito do seu fundador, o lendário Steve Jobs. Desde os tempos nos quais a organização funcionava numa garagem, Jobs tinha foco total no trabalho e, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, desenvolveu desde o primeiro computador pessoal do mundo até a linha de iPhones, que dominam o mercado até hoje.
2. Coca-Cola
Impossível falar das marcas mais valiosas do mundo sem citar a gigantesca Coca-Cola.
Mais do que uma empresa de refrigerantes, a Coca-Cola é uma das marcas mais valiosas e populares do mundo, estando presente nos quatro cantos do globo terrestre.
Assim como outras grandes, um dos segredos para tamanha popularidade e lucratividade da empresa é o seu maciço investimento em campanhas de marketing e na sua identidade visual, nos mais diversos níveis.
Prova disso é que os anúncios da Coca, por exemplo, estão presentes nos maiores eventos esportivos do planeta, o que ajuda a disseminar os produtos para todos os tipos de público.
Mas isso não é tudo. Entre as ações mais surpreendentes, a marca já colocou um caminhão itinerante distribuindo refrigerantes e brindes pelas favelas cariocas e implantou um chuveiro de Sprite nas praias brasileiras durante os dias de verão.
Mesmo com décadas de tradição, a ousadia ainda faz parte do seu processo e explica um pouco do êxito que essa companhia conseguiu.
3. Microsoft
A Microsoft, certamente, é outra das marcas mais valiosas do mundo e existem diversos motivos para isso.
Fundada pelo genial Bill Gates, ela é líder mundial na criação e comercialização de softwares, computadores e serviços pessoais. O sistema operacional Windows é, de longe, o mais conhecido do planeta.
Além da fascinação e do talento de Gates pela informática, outra chave do sucesso da empresa pode ser a sua postura agressiva.
A organização costuma contratar as melhores mentes do planeta e, quando se sente ameaçada ou presencia o surgimento de um empreendimento que pode concorrer com seus produtos, não hesita em fazer uma oferta para tirá-lo do mercado.
4. Walmart
O Walmart não apenas é a empresa que mais emprega pessoas no planeta, como também é a marca do varejo mais valiosa que existe.
Mais do que um simples varejista, o empreendimento aposta em novos modelos de vendas que encantam os consumidores, primando por preços baixos e um ótimo atendimento.
Seu fundador, Sam Walton, e seus associados, trabalham para oferecer a melhor experiência de compra, estimulando os clientes a voltarem naturalmente para suas lojas.
Além disso, apostam na implantação de grandes centros de compra e em estratégias de marketing que refletem a sensação de simplicidade e bem-estar dentro do negócio.
5. Samsung
É nítido com o ramo da tecnologia é uma fábrica de grandes marcas. Afinal, vivemos em um período de alta conectividade e dispositivos móveis.
Embora a Samsung não atue apenas no desenvolvimento e fabricação de aparelhos de telecomunicação, foi a partir desse nicho que a empresa acabou ganhando uma relevância ainda maior em todo o mundo.
Hoje, ela figura entre as principais concorrentes da Apple. Inclusive, essa rivalidade é um dos catalizadores para a ascensão da marca.
A coreana Samsung investe massivamente em publicidade, tal como a Apple, além de se debruçar na formulação de produtos ainda mais inovadores, dotados de funções que surpreendem.
Exemplo disso foi o lançamento do seu último smartphone, o Galaxy S8, que trouxe a funcionalidade de desbloqueio do aparelho por meio da leitura da íris.
6. Google
Poucas marcas conseguem atingir o imaginário de tantas pessoas no mundo e se fazerem presentes diariamente na vida delas, como o Google.
O Google é, de longe, uma das marcas mais famosas e mais valiosas do mundo. Sua história começa em 1996, com a formulação de um projeto chamado BackRub, que foi desenvolvido por dois rapazes que cursavam doutorado na Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin.
Mais tarde, em 1997, o BackRub — sistema que tinha a habilidade de rastrear links pela internet — foi aperfeiçoado, passando a ser chamado de Google.
Atualmente, a marca é referência quando o assunto é inovação e tecnologia. Constantemente a empresa lança produtos e serviços surpreendentes, como foi o caso do sistema Android — hoje, presente nos smartphones da grande maioria das pessoas.
O sucesso do Google segue a mesma linha das outras grandes marcas valiosas: o alto investimento em inovação e expansão de mercado.
7. Facebook
Sem dúvidas, essa é uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos.
Com uma fundação relativamente recente, o Facebook, gigante das redes sociais, é hoje dono de uma das marcas mais valiosas do mercado. A grandiosidade do Facebook se deve ao fato de ter popularizado um novo formato de interação na internet, a rede social.
A exemplo da Microsoft, o Facebook também é conhecido pela sua postura agressiva no mercado. Prova disso foram as compras de WhatsApp e Instagram pela empresa de Zuckerberg.
Como vimos, as marcas mais valiosas do mundo têm, em sua atuação, características semelhantes. O forte apelo pelo marketing e publicidade, além da intensa necessidade de desenvolver produtos e serviços cada vez mais inovadores e surpreendentes, são alguns pontos em comum que justificam todo esse valor agregado.
Afinal, por trás das marcas mais valiosas existem propostas e experiências altamente atrativas e que acabam condicionando o consumidor a acreditar em todo o potencial, qualidade e diferencial da empresa.
Se inspirou com esses cases de sucesso e quer melhorar a apresentação da sua empresa para fortalecer sua marca? Acompanhe nosso trabalho redes sociais e receba muitas dicas para fazer o seu negócio crescer! Estamos presentes no Facebook, Google+, Pinterest, Twitter, LinkedIn e YouTube.