A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E essa máxima vale inclusive para o ambiente comercial. Pense no número de consumidores que deixam de entrar em uma loja pelo simples fato de sua fachada não ser atrativa o suficiente. Pense em quantos consumidores o seu estabelecimento comercial pode estar perdendo pelo simples fato de sua fachada não ser coerente com seu tipo de negócio.
Os lojistas que têm preocupação com a comunicação externa de seu estabelecimento saem na frente não só por atrair mais clientes qualificados, mas também por fidelizar antigos e, principalmente, por se destacar em relação à concorrência. Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar você a melhor aproveitar a comunicação visual de sua empresa na fachada de seu negócio. Vamos conferir?
Cuidados de comunicação visual na fachada de seu negócio
Antes de mais nada, devemos lembrar que a fachada de seu estabelecimento precisa ser coerente com o segmento de seu negócio, com o perfil do seu público-alvo e com a filosofia de sua empresa. No final das contas, trata-se tudo de aplicações de merchandising, mas vamos aprofundar melhor os temas abaixo.
Logotipo e identidade visual
Parece óbvio, mas não custa lembrar: a identidade visual de seu negócio precisa estar claramente identificada e reconhecível na fachada de sua empresa. As pessoas que passam na frente de sua loja, por exemplo, precisam saber que aquela de fato é a sua loja. Elas precisam fazer a ligação de sua marca com o estabelecimento físico, e não há jeito mais eficiente de fazer isso do que deixar seu logotipo e identidade visual claramente expostos na fachada de seu estabelecimento.
Letreiros
Intimamente ligado ao ponto acima, os letreiros não só reforçam o aspecto atrativo da loja mas também contribuem para uma melhor coesão entre seu estabelecimento e sua identidade visual. É através dele que você pode tornar física seu logo e aplicá-lo corretamente em sua fachada.
Cuidados higiênicos
Eles são essenciais: sobre isso não há dúvidas. Ninguém se propõe a entrar em uma loja que se quer toma conta da higiene e boa aparência de sua fachada, não é mesmo? Por isso, sempre a mantenha limpa e visualmente agradável para continuar atraindo a atenção de novos clientes.
Anúncios
Não é porque a fachada é o primeiro contato que o cliente tem com a loja que você deve escancarar o máximo de informações possível. Na hora de colocar adesivos ou placas de liquidação ou promoções na fachada de seu negócio, por exemplo, atente sempre para o bom gosto e evite ao máximo a poluição visual. Faça com que seu público-alvo se interesse a entrar na loja e não os assuste com quantidades exageradas de informação.
Cores e iluminação
A pintura de sua fachada deve ser sempre consistente com a identidade visual de seu negócio. De nada adianta você ter uma identidade visual monocromática e deixar sua fachada parecendo um arco-íris. Você deve sempre ter em mente que a fachada é a janela para o seu negócio, portanto, ela precisa dialogar com ele. Além disso, uma atenção especial à iluminação do local também é recomendada. Faça com que as luzes de sua fachada enalteçam seu produtos expostos e sejam convidativas às pessoas que passam em frente ao estabelecimento.
Você tem outras sugestões para melhor aplicar a identidade visual na fachada de um negócio? Compartilhe conosco suas opiniões nos comentários e continue acompanhando nossos posts aqui no blog!