Atualmente, as características visuais de um ambiente de trabalho são essenciais, seja um escritório, uma loja, uma casa ou até mesmo uma empresa, independentemente do seu porte.
Saber como decorar a recepção de uma empresa é algo fundamental tanto para funcionários quanto para clientes, pois é uma forma de demonstração da sua preocupação em recebê-los bem.
Quando se trata de decoração e, principalmente, da identidade de uma empresa, estamos falando de um aglomerado de elementos que têm o papel de dar sentido para a comunicação de uma marca, construindo sua posição dentro do mercado.
Logo, é preciso ressaltar que uma identidade visual vai além de um logotipo colocado em um cartão de visitas ou de uma assinatura padronizada: ela envolve os quesitos visuais e até olfativos, a fim de passar a melhor percepção aos clientes.
Por isso, separamos 3 práticas — visual, auditiva e olfativa — que estão ganhando muito espaço dentro da comunicação visual de diversas empresas devido aos seus impactos na percepção dos consumidores. Continue a leitura do artigo e entenda como decorar a recepção de uma empresa!
Invista na comunicação visual da sua empresa
A comunicação visual serve como apoio para toda a sua marca, pois estabelece diretrizes visuais para serem aplicadas, desenvolvendo uma identidade que transmite com excelência as suas mensagens e os seus valores para o público.
A comunicação permite que a sua marca seja reconhecida até mesmo antes de ser apresentada, seja pelo nome ou pelo logo, e isso acontece pelos seus elementos padronizados.
Assim, uma ótima forma de aplicar sua comunicação é pelo seu letreiro, pois um bom letreiro pode acarretar em grandes diferenças no seu ambiente interno, impactando no desempenho da sua empresa e no reconhecimento da marca pelos potenciais consumidores.
O letreiro pode transmitir o que você mais desejar, como logo, slogans e outras informações pertinentes.
Cries sons únicos para o seu ambiente
Quando falamos da questão sonora, é impossível não lembrar de sons famosos, como o “Plim Plim” da Rede Globo ou a abertura dos filmes da 20th Century Fox — aqueles sons que você escuta e reconhece rapidamente.
É disso que se trata a identidade sonora: da criação de sons autênticos que representem a sua marca e sejam identificados pelos consumidores. Assim, aquele som ambiente em supermercados e lojas de conveniências não são coincidência.
Há grandes chances de que aqueles sons estejam ali com um propósito: fazer você reconhecer o ambiente em que está e transmitir uma sensação.
Assim como o olfato, a questão sonora pode ser poderosa para o reconhecimento da sua empresa — e uma ótima forma de decoração. Crie um som único para o seu ambiente que transmita seus valores, como leveza, elegância, conforto etc.
Trabalhe a questão olfativa no ambiente
Em geral, a questão olfativa é uma estratégia muito utilizada para que os consumidores reconheçam o seu negócio a partir do cheiro atribuído. Os aromas são identificados devido aos atributos que estão ligados à empresa, além do seu posicionamento, da personalidade, dos valores etc.
Certamente você pode ter passado pela experiência de sentir um cheiro que lhe trouxe algumas lembranças ou emoções, o que demonstra como o olfato pode ser uma ferramenta muito poderosa. Basta lembrar daquele cheirinho das roupas de lojas ou de roupa lavada: eles são ótimos para despertar sensações.
Seja o cheiro de flores ou de automóveis novos, tudo faz parte da questão olfativa, que tem o papel de fortalecer o contato com os consumidores. Assim, tente criar aromas que estejam de acordo com a alma da sua empresa, com a sua história e com o que você deseja transmitir. Em seguida, aplique-os na sua decoração e nos objetos, como brindes, produtos etc.
Agora você sabe como decorar a recepção de uma empresa e tem o material ideal para complementar a identidade da sua marca — e aumentar a percepção dos consumidores sobre ela. Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário!




