Como iluminar a fachada de uma loja de forma econômica

iluminar a fachada

Além de destacar o seu comércio, a tarefa de iluminar a fachada de uma loja é importante para a estratégia e estética do negócio. Nem sempre é necessário usar letreiros luminosos, mas estar por dentro da tecnologia faz a diferença para obter o resultado desejado. Um projeto de iluminação bem elaborado garante não só a beleza, mas ainda a segurança do seu estabelecimento.

[wc_box color=”secondary” text_align=”left” margin_top=”2″ margin_bottom=”2″ class=””]

Que tal ouvir este conteúdo? Utilize o player abaixo.

[/wc_box]

Outro ponto importante e que deve ser considerado também é que investir em uma boa iluminação na fachada ajuda a reforçar a marca e atrair mais clientes para o comércio. Com mais pessoas impactadas positivamente, maiores são as chances de vendas.

Veja dicas para deixar o seu comércio com a iluminação que ele precisa para fortalecer a sua marca e atrair mais clientes — e o melhor, sem gastar tanto!

ção que ele precisa e sem gastar tanto!

Tenha um projeto em mãos

Saiba o que quer e invista de forma consciente. O primeiro passo é montar um projeto da sua fachada e pesquisar a melhor maneira de construí-lo. Você com certeza encontrará profissionais de qualidade no mercado e com valores justos.

Nessa etapa de projeto é importante analisar quais materiais serão usados no trabalho e que terão influência no resultado esperado. Essa escolha pelos produtos ideais leva em conta fatores como o local onde eles serão instalados, as dimensões que serão iluminadas, o efeito esperado, entre outros.

É preciso também observar a iluminação natural do entorno durante a manhã, tarde e noite. O letreiro deve ser visível em qualquer horário e a partir de todas as direções. Você deve analisar, por exemplo, se a comunicação é visível para quem vem de lado. Se isso não acontece, é necessária também a colocação de um letreiro lateral.

Vale ressaltar que esses cuidados prévios durante o projeto podem parecer inicialmente trabalhosos, mas evitam grande parte dos erros comuns e que só são percebidos depois da aplicação na loja. Com o projeto bem pensado e uma boa dose de criatividade, você terá um resultado satisfatório na iluminação da sua fachada.

Fortaleça a imagem da sua marca

Imagine que você já tem uma boa ideia e um projeto pronto para ser colocado em prática. Nesse ponto e antes de executar o trabalho em si, pare um instante e questione: como será a percepção dos meus clientes quanto à marca?

Vá além e avalie um pouco mais. Será que as cores, formas e iluminação são as mais indicadas? E quanto à fachada como um todo? Ela é capaz de transmitir a credibilidade que minha marca precisa?

Entenda que a fachada da sua loja é como a vitrine da sua marca. Ela dialoga com público e é capaz de transmitir inúmeras mensagens, tanto positivas quanto negativas. É um item importante que influencia até mesmo o comportamento do consumidor, no momento em que o cliente decide entrar ou não em seu estabelecimento comercial.

Cuidado com a poluição visual

Trabalhar cada detalhe com atenção vai evitar gastos desnecessários. Você não precisa de fachadas iluminadas demais, muito grandes e com várias cores, pois vai resultar em uma desnecessária e negativa poluição visual.

Há alguns anos, a tendência para fachadas e letreiros vem mudando bastante e se faz necessário acompanhá-las. O estilo minimalista é uma dessas tendências em alta e chama a atenção pelo bom gosto. Ele aposta no conceito de que “menos é mais” e é marcado pelo design limpo, suave e harmônico, explorando sempre as linhas retas e as formas geométricas.

A poluição visual pode também afetar o bolso do proprietário do comércio. Alguns municípios brasileiros já estabeleceram normas para a colocação de anúncios indicativos nas fachadas dos imóveis, numa tentativa de revitalizar regiões degradadas pelo excesso de informações.

A Lei Cidade Limpa (nº 14.223/2006), em São Paulo, é um exemplo do esforço para tornar o ambiente mais harmônico e esteticamente agradável para seus moradores e turistas.

Escolha corretamente o tipo de Iluminação

Há alguns anos, eram utilizados refletores com lâmpadas alógenas. A alta potência dessas luzes, em conjunto com o ferro dos refletores, resultava em um gasto maior de energia e também de durabilidade da iluminação. Com isso, a troca era mais constante e, consequentemente, o custo para isso era mais alto.

Hoje, o mais indicado é fazer uso de refletores em LED. Além de serem menores, eles também possuem uma durabilidade maior. Outra questão resolvida com tal aparelhagem é a ausência de uma iluminação fraca e sem brilho, que acontecia na anterior quando as luzes perdiam a potência e ficavam velhas.

Essa solução apresenta também a facilidade da troca de cores, criando várias opções para iluminar e dar um novo impacto na fachada de uma loja.

Outra opção que está sendo largamente utilizada é a iluminação indireta por leds de alta luminância. Em geral são aplicados na parte de trás das letras provocando um efeito sensacional e transmitindo autoridade e elegância para as empresas que optam por esta iluminação.

Potencialize o efeito na fachada

Se você utilizar a fachada também a favor da iluminação, o gasto será consideravelmente reduzido. Do contrário, você precisará gastar muito em iluminação para ter o resultado que busca. Imagine uma fachada trabalhada sem pensar na iluminação: você pode acabar por aplicar cores e uma tipografia que não se destaca, mesmo com grande quantidade de luzes no foco.

Por outro lado, existem macetes de design que podem ser trabalhados e resolvem essa problemática com ótimo efeito. Um exemplo do que estamos falanda é largura, altura e profundidade da letra utilizada na fachada.

Estude esses aspectos na hora de criar a peça e, se possível, já trabalhe pensando na iluminação que será aplicada. Isso acontece bastante na aplicação dos módulos de LED, que comumente são utilizados em fachadas mais modernas.

Você terá um resultado bastante positivo ao aplicar esses poucos conceitos para iluminar a fachada de uma loja. Busque por um profissional que preferencialmente trabalhe em conjunto e elabore um único projeto.

Hoje, há várias saídas para se ter ótimos resultados e não gastar tanto com o trabalho. Fique por dentro das tendências! Em muitos casos, mesmo nas opções mais modernas, o custo de investimento é maior, mas mais favorável.

Se você gostou desse texto e quer ficar por dentro das novidades sobre comunicação visual, aproveite e faça agora mesmo sua inscrição gratuita em nossa newsletter!

Restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Posts Recentes

Utilizamos cookies para personalizar nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a SP Letras a coletar tais informações para estas finalidades. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.