Estreitar a relação entre o vendedor e o cliente é fundamental para fechamento de uma boa venda. Mas até que o processo chegue a esse ponto, é preciso primeiramente saber lhe dar com os consumidores assim como atraí-los para o seu tipo de negócio.
Como auxílio, empresas de sucesso buscam aplicar métodos de vendas imprescindíveis para o alcance de bons resultados. Para conquistar e fidelizar clientes, nada melhor que usar essas estratégias.
Neste post listamos 6 métodos de vendas que farão a sua empresa alavancar os negócios. Confira!
1.) Solution Selling
O objetivo desse método é encontrar a solução para os problemas do cliente buscando sempre a geração de valor. Desse modo, ele identifica as principais necessidades do consumidor e apresenta como elas podem ser supridas com o serviço ou produto correto fornecido pela sua empresa.
Benefícios
Os principais benefícios de praticar o Solution Selling nas suas vendas são:
- aumento na previsão do fechamento de vendas;
- favorece o gerenciamento do funil de vendas;
- fortalece a confiabilidade;
- diminui o ciclo de vendas;
- dilata a taxa de conversão.
2.) The Challenger Selling
Essa é a mais recente metodologia de vendas desenvolvida. Nesse caso, a transação é realizada com base na experiência do vendedor.
Nessa estratégia, o comprador busca por profissionais que realmente entendam das suas necessidades, porque já estão esgotados de responder por perguntas que não chegaram até a descoberta do seu problema. Assim, esse especialista foi definido como Challenger — desafiador.
Benefícios
Com profissionais de vendas em alta performance, é possível obter as seguintes vantagens:
- controle do processo decisório;
- total compreensão do negócio do cliente;
- oferece novas perspectivas a ele, desafiando-o a inovar com o seu produto e/ou serviço;
- personaliza a promoção de venda;
- cria diálogos e gera ideias.
3.) Vendas SPIN
Muito utilizado em vendas complexas, o SPIN tem como preferência abrir o diálogo entre a empresa e o comprador privilegiando escutar a sua real necessidade. Para isso, a técnica levanta alguns tipos de questionamento, como identificar o perfil do cliente, detectar o seu problema e analisar se realmente a empresa pode atendê-lo.
Benefícios
Vendas inspiradas na metodologia SPIN proporcionam tais benefícios:
- aproximação até o cliente de forma mais flexível e natural;
- melhor compreensão da necessidade do consumidor;
- deixa de ser uma simples venda para se tornar uma consultoria.
4.) Conceptual Selling
O método de venda Conceitual é guiado pela ideia de que o consumidor não compra um serviço ou um produto, mas sim o conceito de solução, ou seja, ele adquire um produto ou serviço capaz de acabar com o seu problema.
Benefícios
Desse modo, o Conceptual Selling, oferece as seguintes vantagens para melhoria nas vendas:
- otimiza o tempo do vendedor
- melhora a sua capacidade de ouvir;
- possibilita a construção de um relacionamento com cliente a longo prazo
5.) MEDDIC
O MEDDIC determina padrões quantitativos para qualificação de leads em vendas B2B muito complexas, principalmente em empresas de alta tecnologia. Esse método especialmente necessita do auxílio de softwares comerciais para o melhor acompanhamento das métricas.
Benefícios
Assim, ele aliado à tecnologia viabiliza qualidades como:
- melhor direcionamento do time de vendas;
- acompanhamento dos negócios fechados e daqueles em andamento;
- análise profunda da perda de oportunidades.
6.) Visual Marketing
O Visual Marketing é responsável pelo contato inicial que os consumidores tem com a marca. Ele pode ser utilizado de diversas formas e gostaria de destacar neste caso, o Letreiro da Fachada.
Benefícios
O letreiro na fachada agrega diversos benefícios ao processo de vendas, mas destaco os seguintes:
- aquisição de clientes
- posicionamento da marca
- fixação como autoridade no setor
- valorização da identidade da empresa
- facilidade de ser encontrado
- decoração externa personalizada
Todos esses métodos vendas são capazes de aumentar consideravelmente o fechamento de mais negócios.
Analise a sua empresa, faça um planejamento e veja qual se adapta melhor a sua necessidade.
Não necessariamente você deve escolher somente um, de repente você pode combiná-los chegando à formação que melhor atende o seu tipo de negócio.
Gostou de conhecer mais sobre os métodos de vendas que podem auxiliar no sucesso de sua empresa?
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