Conheça alguns métodos de vendas que sua empresa deveria implantar agora mesmo

métodos de vendas

Estreitar a relação entre o vendedor e o cliente é fundamental para fechamento de uma boa venda. Mas até que o processo chegue a esse ponto, é preciso primeiramente saber lhe dar com os consumidores assim como atraí-los para o seu tipo de negócio.

Como auxílio, empresas de sucesso buscam aplicar métodos de vendas imprescindíveis para o alcance de bons resultados. Para conquistar e fidelizar clientes, nada melhor que usar essas estratégias.

Neste post listamos 6 métodos de vendas que farão a sua empresa alavancar os negócios. Confira!

1.) Solution Selling

O objetivo desse método é encontrar a solução para os problemas do cliente buscando sempre a geração de valor. Desse modo, ele identifica as principais necessidades do consumidor e apresenta como elas podem ser supridas com o serviço ou produto correto fornecido pela sua empresa.

Benefícios

Os principais benefícios de praticar o Solution Selling nas suas vendas são:

  • aumento na previsão do fechamento de vendas;
  • favorece o gerenciamento do funil de vendas;
  • fortalece a confiabilidade;
  • diminui o ciclo de vendas;
  • dilata a taxa de conversão.

2.) The Challenger Selling

Essa é a mais recente metodologia de vendas desenvolvida. Nesse caso, a transação é realizada com base na experiência do vendedor.

Nessa estratégia, o comprador busca por profissionais que realmente entendam das suas necessidades, porque já estão esgotados de responder por perguntas que não chegaram até a descoberta do seu problema. Assim, esse especialista foi definido como Challenger — desafiador.

Benefícios

Com profissionais de vendas em alta performance, é possível obter as seguintes vantagens:

  • controle do processo decisório;
  • total compreensão do negócio do cliente;
  • oferece novas perspectivas a ele, desafiando-o a inovar com o seu produto e/ou serviço;
  • personaliza a promoção de venda;
  • cria diálogos e gera ideias.

3.) Vendas SPIN

Muito utilizado em vendas complexas, o SPIN tem como preferência abrir o diálogo entre a empresa e o comprador privilegiando escutar a sua real necessidade. Para isso, a técnica levanta alguns tipos de questionamento, como identificar o perfil do cliente, detectar o seu problema e analisar se realmente a empresa pode atendê-lo.

Benefícios

Vendas inspiradas na metodologia SPIN proporcionam tais benefícios:

  • aproximação até o cliente de forma mais flexível e natural;
  • melhor compreensão da necessidade do consumidor;
  • deixa de ser uma simples venda para se tornar uma consultoria.

4.) Conceptual Selling

O método de venda Conceitual é guiado pela ideia de que o consumidor não compra um serviço ou um produto, mas sim o conceito de solução, ou seja, ele adquire um produto ou serviço capaz de acabar com o seu problema.

Benefícios

Desse modo, o Conceptual Selling, oferece as seguintes vantagens para melhoria nas vendas:

  • otimiza o tempo do vendedor
  • melhora a sua capacidade de ouvir;
  • possibilita a construção de um relacionamento com cliente a longo prazo

5.) MEDDIC

O MEDDIC determina padrões quantitativos para qualificação de leads em vendas B2B muito complexas, principalmente em empresas de alta tecnologia. Esse método especialmente necessita do auxílio de softwares comerciais para o melhor acompanhamento das métricas.

Benefícios

Assim, ele aliado à tecnologia viabiliza qualidades como:

  • melhor direcionamento do time de vendas;
  • acompanhamento dos negócios fechados e daqueles em andamento;
  • análise profunda da perda de oportunidades.

6.) Visual Marketing

O Visual Marketing é responsável pelo contato inicial que os consumidores tem com a marca. Ele pode ser utilizado de diversas formas e gostaria de destacar neste caso, o Letreiro da Fachada.

Benefícios

O letreiro na fachada agrega diversos benefícios ao processo de vendas, mas destaco os seguintes:

  • aquisição de clientes
  • posicionamento da marca
  • fixação como autoridade no setor
  • valorização da identidade da empresa
  • facilidade de ser encontrado
  • decoração externa personalizada

Todos esses métodos vendas são capazes de aumentar consideravelmente o fechamento de mais negócios.

Analise a sua empresa, faça um planejamento e veja qual se adapta melhor a sua necessidade.

Não necessariamente você deve escolher somente um, de repente você pode combiná-los chegando à formação que melhor atende o seu tipo de negócio.

Gostou de conhecer mais sobre os métodos de vendas que podem auxiliar no sucesso de sua empresa?

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