As festas de fim de ano são uma época excelente para turbinar as vendas de um empreendimento, afinal, trata-se de um período em que os consumidores, a fim de presentear familiares e amigos, estão mais propensos a realizar compras.
Assim, as pessoas que trabalham com vendas, tanto em lojas físicas quanto na internet, devem estar capacitadas para atender a demanda. E, para tanto, pensar nas suas estratégias e estudos com antecedência é essencial.
Mas como fazer isso? Neste post, você encontrará dicas sobre o que fazer no seu marketing para o fim de ano. Continue a leitura e saiba como aumentar as suas vendas!
1. Faça um planejamento antecipado
Pode não parecer, mas as compras no fim de ano são feitas na velocidade da luz, e acontece muito de as pessoas tomarem a decisão de presentear alguém de última hora.
Nesses casos, o que não pode acontecer é você estar despreparado para atendê-las, pois bons vendedores não se deixam nessa situação.
Dessa forma, crie um plano de ação alguns meses antes dessas datas iniciarem para que consiga analisar cada passo que for dado, pensando em pontos como produtos, temas decorativos e experiência que os consumidores gostariam de ter.
2. Realize uma boa comunicação visual
Se deseja que o seu negócio seja relevante — tanto durante quanto depois da temporada de compras —, é necessário renovar o visual das suas lojas, redes sociais e de comunicações com itens temáticos dessa época.
Aqui, uma dica é que você mude as cores, sons e imagens expostas no seu PDV ou site e demonstre que está preparado para as festividades. Entre no clima das festas!
3. Deixe claro o diferencial da empresa
Esse é o momento do ano em que todas as empresas começam a desenvolver ações de propaganda e publicidade de forma mais intensa, e não é para menos.
Essas empresas sabem que o público deseja comprar, mas às vezes ficam com dúvidas em decidir onde e qual a melhor opção para isso. Assim, é preciso deixar bem claro quais são os seus diferenciais e suas vantagens para realização de compra.
Nesse sentido, evidenciar a variedade dos seus produtos, suas promoções e preços dentro e fora da sua loja, como em banners ou fachada, são ótimas práticas.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma ótima forma de divulgar a sua marca, suas campanhas e promoções. Assim, utilize as redes como mecanismo de interação com os seus potenciais clientes, fazendo com que a empresa adquira mais engajamento e seja melhor avaliada pelos usuários.
Para isso, será necessário investir uma quantia em impulsionadores de postagens, pois essa ferramenta pode acarretar em mais visibilidade para os seus conteúdos ou campanhas. Outro ponto importante é a humanização da marca. Sempre responda os comentários dos seus clientes e feedbacks, já que isso também auxilia na simpatia dos navegantes pela sua página!
5. Desenvolva ações específicas
É durante o final de ano que as pessoas se sentem mais sensíveis na hora de escolher um produto. Nesse contexto, é preciso pensar em ações que toquem o emocional dos consumidores.
Assim, estratégias como contratar um Papai Noel, distribuir frases motivacionais e criar vídeos institucionais podem ser formas excelentes para ser bem visto pelos clientes. Isso, unido a ótimos benefícios de compra, pode fazer com que as vendas sejam um sucesso.
Portanto, agora você entende algumas dicas de marketing para o fim de ano e tem em mãos o material ideal para aplicar no seu estabelecimento durante essa época de festas!
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