Psicologia das cores no marketing: qual é a importância para a sua marca?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
psicologia das cores

As cores têm um efeito psicológico direto sobre nós, causando reações sutis que são usadas estrategicamente em ações de marketing visual.

Entender a importância da psicologia das cores para a sua marca e escolher melhor a tonalidade que traduzirá tudo aquilo que ela representa faz toda a diferença no momento de se posicionar no mercado.

Se você vem buscando formas de fazer isso a fim de atingir melhores resultados, confira as informações a seguir para entender mais sobre o assunto e se beneficiar da psicologia das cores.

Psicologia das Cores: Alavanca as vendas de maneira direta

Não é de hoje que vivemos em tempos de forte apelo visual, e com a internet isso se tornou ainda mais significativo. Estamos em contato com propagandas, logotipos e recursos visuais diversos tanto dentro quanto fora das telas — que nos fazem ficar dispersos diante de tanto estímulo.

Se você escolher a cor certa combinada a um bom design gráfico, pode se destacar em meio a esse turbilhão imagético do mundo contemporâneo.

São justamente os detalhes que podem fazer a diferença em meio a tantas distrações. Esse contexto pode ser favorável se você agir estrategicamente. Pense nisso!

Aumenta o reconhecimento da marca

Conforme dissemos, já são muitas as formas de dispersar a nossa atenção no mundo atual, e é importante que você considere esse fato quando pensar no reconhecimento da marca pelo espectador. O uso de cores chamativas e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho pode ser estratégico dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferta.

Da mesma forma, cores que transmitem harmonia e tranquilidade, como o azul e o roxo, também podem ser eficientes se elas dizem respeito ao que você serve ou produz no mercado. Alternativas como as cores preto e branco transmitem seriedade e disciplina, que passam também a ser imprescindíveis para o seu negócio.

O segredo é você conhecer bem o seu próprio empreendimento e o efeito psicológico que cada cor pode gerar ao que ele representa.

Influencia na tomada de decisão na compra do produto/serviço

Em situações nas quais o consumidor até considera a possibilidade de comprar com você mas ainda se encontra indeciso, o uso da cor correta que desperte senso de urgência ou mesmo a calma ou seriedade necessária para tomada de decisão pode fazer toda a diferença.

Empresas de alimentos, por exemplo, usam bastante a cor vermelha, que é capaz de acelerar os batimentos cardíacos e atiçar o nosso apetite.

Empreendimentos do meio corporativo podem adotar tons mais sóbrios como o branco e o preto, a fim de angariar o respaldo necessário ao que desenvolvem.

Organizações que atuam no meio ambiental, que prezam pela sustentabilidade ou que vendem produtos naturais utilizam a cor verde não só para remeter à natureza, mas para transmitir a ideia de crescimento, saúde, cura ou mesmo aventura.

A cor azul, muita usada por empresas de tecnologia, ciência e comunicação, é estratégica por transmitir profissionalismo, qualidade, calma e credibilidade.

Gostou de saber mais sobre a psicologia das cores no marketing? Então aproveite também para entender como escolher a fonte de uma marca de 4 formas sem errar!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay